22 de outubro de 2018

Capítulo 45


VOCÊ RECEBEU UMA MENSAGEM DE: TOBY.
Toby: Aposto que você comeu um sanduíche vegetariano no almoço de novo.
Katie: Eu não cei como você consegue adivinhar isso.
Toby: É SEI, não CEI. Estou vendo a alface presa no seu aparelho de novo. Estou surpreso por você não estar mais comendo comida amassada, ou pelo menos algo que você consiga engolir por meio de um canudo. Comida sólida não é algo recomendável, você sabe.
Katie: Na semana que vem, neste mesmo horário, você não vai mais poder me zoar desse jeito. Vou tirar esse aparelho. Depois de três anos atrás das grades, meus dentes, que agora estão retos, diga-se de passagem, vão estar livres.
Toby: Bom, já passou da hora. Mal posso esperar para ver como o dentista vai fazer para tirar o seu aparelho. Eu preciso ver como ele será tirado.
Katie: Você não precisa realmente estudar tudo isso antes de ir para a faculdade, Toby. Pelo que eu cei, a ideia é aprender por lá.
Toby: Bem, mas eu ainda não fui aceito, não é? Talvez eu vá mal nas provas e não consiga alcançar a nota mínima para o curso.
Katie: Você vai conseguir, Toby.
Toby: Veremos. Você já escolheu que curso vai fazer? É melhor escolher logo, porque precisamos preencher os formulários de inscrição.
Katie: Isso é um estresse do cão. Como as pessoas esperam que alguém com 16 anos (ou 17, no seu caso) seja capaz de decidir o que quer fazer pelo resto da vida? Neste momento, tudo que eu quero é sair da escola, não começar a planejar o momento em que vou entrar em outra. Você tem sorte. Sempre soube o que queria fazer.
Toby: Tudo graças a você e os seus dentes tortos. Mesmo assim, você sabe o que quer fazer há muito mais tempo do que eu. Ser DJ.
Katie: Não existe curso de DJ na faculdade, não é?
Toby: Quem disse que você precisa ir para a faculdade?
Katie: Todo mundo. O professor de orientação vocacional. Minha mãe. Meu pai. Todos os professores. Deus, Rupert, e até mesmo o Sanjay do restaurante indiano disse que eu preciso ir, e que ele vai cuidar da minha mãe para mim.
Toby: Bem, eu não daria ouvidos a Sanjay, porque ele tem segundas (e horríveis) intenções. Também não prestaria atenção ao professor de orientação vocacional, porque o trabalho dele é receber você na sala dele durante meia hora, toda semana, e passar esse tempo todo discutindo carreiras a seguir, até ele cansar. Você acha que ele se importa mesmo com o que você vai fazer? Quem se importa com o que Rupert pensa? Seu pai só está concordando com a sua mãe, e sua mãe só está dizendo que você tem que ir para a faculdade porque ela acha que você quer. E nem se preocupe com Deus. Como sua mãe diz, tudo o que Deus faz é rir das coisas que aprontamos por aqui.
Katie: Mas minha mãe está se esforçando demais para finalmente conseguir estudar o que quer, e tem sido uma luta para ela. Ela queria muito ter essa oportunidade quando tinha a minha idade, e eu meio que acabei atrapalhando os planos dela, e agora é a minha vez e eu não tenho nada que me impeça. Acho que a minha mãe pensa que eu devia estar dando pulos de alegria com essa ideia, mas a sensação que eu tenho é de que a faculdade é meio que uma sentença de prisão. Meu pai disse que posso voltar para Ibiza no verão e trabalhar no balcão do bar durante algumas noites da semana. Sugar vai me treinar nas outras noites. Ele disse que, se eu quiser ser DJ de verdade, preciso começar a levar isso a sério.
Toby: Ele tem razão.
Katie: Bom, pelo jeito que você está falando, parece que não vai sentir muito a minha falta!
Toby: É claro que não. Se você não for, então serei eu quem vai ter que escutar o seu chororô pelo resto da vida. Olhe, se a sua mãe soubesse que você quer mesmo ser DJ, ela ia dizer para você correr atrás disso.
Katie: Nunca pensei desse jeito. Quem imaginava que chegaríamos ao último ano da escola, Toby? Depois de passar todos aqueles dias na detenção, tendo que ficar depois do horário, até que enfim eu nunca mais terei que usar uma gravata de novo. Para você, querido Toby, seus dias de usar gravata estão apenas começando.
Toby: Chega de aulas de computação nas manhãs de segunda-feira, e eu posso garantir que, quando entrar na faculdade, não vou mais usar gravata.
Katie: Sandálias marrons e cabelo comprido, então, e você vai poder passar o dia inteiro ouvindo Bob Dylan deitado no gramado, cara. Na verdade, estou começando a pensar que uma aula dupla de computação na manhã de segunda-feira pode ser mais fácil comparada a me mudar para algum lugar distante da minha mãe e da minha avó. Meu Deus, e o que vai acontecer com John?
Toby: John tem pernas. Ele vai poder entrar num avião, sentar na poltrona, voar para Ibiza ou seja lá onde você estiver, descer do avião e encontrar você. E percebi que você não me incluiu nessa lista. A vida vai ser tão fácil assim sem mim?
Katie: Sim, claro que vai. Não, mas, honestamente, não há nenhuma faculdade de odonto em Ibiza?
Toby: Não no lugar onde você vai morar, a menos que você inclua arrancar os dentes das pessoas usando os punhos.
Katie: Bom, então acho que Ibiza será apenas para meu pai e para mim, então.

Para Katie e Rosie,
Boa sorte a vocês duas nas provas finais.
Estou rezando pelo sucesso das minhas meninas.
Com amor,
Mãe/Vovó

Para Rosie e Katie
Boa sorte!
Beijos,
Steph, Pierre, Jean-Louis e Sophia

Para Rosie e Katie
Minha melhor amiga e minha afilhada, desejo-lhes toda a sorte do mundo nas suas provas finais.
Vocês duas vão ter resultados excelentes, como sempre.
Mandem mensagem assim que sair o resultado da primeira.
Com carinho,
Alex

PARA ROSIE,
Depois das suas provas, será que podemos voltar a sair? Você está ficando muito chata, e uma chata inteligente, o que é ainda pior. A qualidade das conversas com Teddy e Gary está piorando a cada semana, e outro dia eu fui forçada a ouvir horas e horas de “discussão” sobre se o Aston Martin DB7 é tão bom ou tão rápido quanto uma Ferrari 575. Ah, claro, minha família adora se munir de argumentos sólidos e discutir as coisas importantes da vida.
Sei que fui eu que estimulei você a conseguir esse diploma, mas se você for reprovada nas provas e tiver que repetir o ano vou avisá-la oficialmente de que tenho a firme intenção de ir procurar uma nova amiga. Uma que não seja tão ambiciosa.
Por isso, lembre-se: sem pressão. Boa sorte!
Ruby

Para: mãe
Lá vamos nós. Daqui a duas semanas, nós duas estaremos livres.
Boa sorte,
Katie

Para: Katie
Boa sorte, querida. Obrigada por ser minha parceira de estudos. Não importa o resultado que você tirar, estou orgulhosa de você.
Com amor,
Mãe

Resultados dos exames: Rosie Dunne
Aluna número: 4553901-L
Curso: Diploma em Administração Hoteleira, reconhecido pelo Irish Hotel & Catering Institute (MIMCI) e Catering Managers Association of Ireland (MCMA)

Matéria
Nota
Contabilidade
B
Aplicações em Informática e Processamento de Dados
B
Economia
B
Ética Hoteleira e Estudos Jurídicos
B
Controle Financeiro e Marketing
B
Administração de Recursos Humanos
A
Desenvolvimento Corporativo
A
Idiomas (Irlandês)
A
Estudos sobre Turismo e a Indústria da Hospitalidade
A

Os graduados se qualificam para um período de estágio profissional na indústria da hospitalidade.

PASSEI! PASSEI! PASSEI! PASSEI! PASSSEEEEEEEEEIIIIII!!! ALEX, EU CONSEGUI!! EU FINALMENTE CONSEGUI!!!

Rosie, fico muito feliz por vc! Parabéns!

De: Rosie
Para: Ruby
Assunto: Vamos comemorar
Agora, sem dúvida nós podemos sair! Ah, por falar nisso, Katie virá conosco, então aproveite para calçar seus sapatos de dança (é claro que, no seu caso, não estou falando isso de maneira literal. Ninguém vai querer ver aqueles sapatos esquisitos de dança em uma danceteria). Ela passou com boas notas nas provas e foi aceita em alguns cursos de administração em faculdades, mas disse que pretende continuar com o plano de tentar ser DJ. Toby conseguiu alcançar os pontos para entrar em odonto no Trinity College, o que é uma notícia maravilhosa. Por isso, todo mundo está feliz, feliz, feliz!
Sabe de uma coisa? Quando eu tinha 18 anos, perdi a chance de ir para Boston e achei que a vida não fazia mais sentido. Enquanto todos os meus amigos estavam se esbaldando em festas e estudando, eu estava trocando fraldas sujas. Achei que o meu sonho estava perdido. Nunca, nem em um milhão de anos, eu achei que iria conseguir compartilhar este momento com a minha filha adolescente.
Parece que as coisas têm algum motivo real para acontecer. A única coisa que vai me deixar triste é ver a minha menininha ir embora. O dia para o qual eu venho me preparando afinal chegou. Katie vai abrir as asas e começar a viver sua vida, e eu preciso fazer o mesmo. Talvez eu já esteja perto de conseguir juntar algum dinheiro para comprar a passagem de trem que vai me levar para longe daqui.
Rosie Dunne vai sair da estação e continuar a levar sua vida. Finalmente.

PREZADA ROSIE,
Em nome de todos os funcionários da Escola Primária St. Patrick, quero parabenizá-la pelos resultados recentes das suas provas finais. Você provou que é uma batalhadora e deveria sentir orgulho disso.
Mantendo a promessa que fiz, fico muito contente em informar-lhe que seus serviços não serão mais necessários. Seu contrato conosco não será renovado em agosto.
É uma pena vê-la ir embora, mas é para o seu bem. Minha aposentadoria chegou um ano depois do que o planejado, mas valeu a pena ficar por aqui para testemunhar o seu sucesso.
Rosie Dunne, você foi o projeto mais longo da minha vida, a minha aluna mais velha e a que passou mais tempo comigo. Embora nosso começo não tenha sido dos melhores e o meio tenha sido ainda mais tumultuado, eu fico muito contente por ver o seu sucesso no final. O seu esforço e a sua dedicação são uma inspiração para todos nós, e eu desejo tudo de melhor para você no futuro. Eu espero de fato que você mantenha contato e adoraria que você pudesse vir à minha festa em comemoração à aposentadoria, para a qual você logo receberá um convite. Peço também que estenda o convite ao Alex.
Depois de passar tantos anos separando vocês dois, seria ótimo vê-los na mesma sala outra vez. Eu realmente espero que ele consiga vir.
Mais uma vez, parabéns.
E mantenha contato.
Julie (Narigão Bafo de Onça) Casey

KATIE,
A minha menininha está saindo de casa! Estou muito orgulhosa de você, meu bem. É preciso muita coragem para fazer isso. Certifique-se de que o seu pai não vai esquecer de lhe comprar comida e roupas.
Vou sentir muitas saudades. Adorei ter você comigo, mas espero que eu seja bem recebida para te visitar várias vezes!
Se precisar de mim, é só ligar e eu vou correndo.
Com muito amor,
Mãe

QUERIDO BRIAN,
Você está com uma responsabilidade enorme nas mãos. Por favor, cuide de Katie e não deixe que ela saia por aí fazendo qualquer idiotice. Você sabe como são os homens de 18 anos — você mesmo já foi um. Faça tudo o que for possível para mantê-la longe deles. Ela está aí para aprender, não para sair para baladinhas e fazer filhos.
Vou querer saber de tudo que está acontecendo com ela. Até mesmo as coisas que ela tem medo de me contar. Uma mãe precisa saber dessas coisas. Preste atenção nas coisas que ela tem a dizer e dê apoio o tempo todo. Se você chegar a ter a sensação de que tem alguma coisa errada com ela e Katie não lhe contar o que é, basta me dizer e eu darei um jeito de descobrir.
E, por fim, mas nem por isso menos importante: muito obrigada por dar à minha filha, à nossa filha, a oportunidade de realizar seu sonho.
Sucesso,
Rosie

PREZADA ROSIE DUNNE,
Parabéns pela conclusão do curso de Administração Hoteleira.
É com satisfação que gostaríamos de informá-la de que o seu estágio profissional na indústria da hospitalidade ocorrerá no início de agosto. O estágio de cada um dos graduados foi selecionado aleatoriamente por um computador, sem qualquer tipo de discriminação ou pré-julgamento. Quando o local do estágio for selecionado, o graduado não poderá mudá-lo.
O contrato de doze meses define o cargo de gerente-assistente no Grand Tower Hotel, localizado no centro da cidade de Dublin. A data de início é segunda-feira, 01 de agosto, às 9h00. Para mais informações sobre o estágio e o local de trabalho, favor entrar em contato com Cronin Ui Cheallaigh, gerente e proprietário do Grand Tower Hotel. O telefone de contato, detalhes e mapa com a localização do hotel estão anexados.
Desejamos sucesso na sua nova carreira e esperamos que ela lhe traga sucesso no futuro.
Atenciosamente,
Keith Richards
Diretor do Curso de Administração Hoteleira, Cursos Profissionalizantes Noturnos da Escola Primária St. Patrick

Alex: Impressionante, Rosie. Logo no Grand Tower Hotel? Parece maravilhoso.
Rosie: Ahhhh, e eu não sei? Achei a mesma coisa! Mas não conheço muito bem o hotel. Você conhece?
Alex: Ah, você está perguntando para a pessoa errada. Toda vez que eu volto para Dublin algum prédio residencial ou comercial surgiu onde antes não havia nada. Não cei mais onde as coisas ficam. Seria melhor você ir até lá para dar uma olhada.
Rosie: Talvez. Depois que desligamos o telefone naquela noite eu comecei a pensar. Você percebeu que está perdendo o seu sotaque?
Alex: Rosie, estou aqui há vinte anos. Passei mais tempo aqui do que na Irlanda. Meus filhos são americanos, e eu tenho que acompanhar os novos tempos. É claro que vou perder o meu sotaque.
Rosie: Bem, na verdade você não está perdendo um sotaque; está ganhando outro. Mas vinte anos... Como foi que isso aconteceu?
Alex: Eu cei, o tempo voa quando a gente está se divertindo.
Rosie: Se você acha que os últimos vinte anos foram divertidos, então eu não quero nem saber o quanto o tempo passa rápido quando você está realmente se divertindo.
Alex: Não foi tão ruim assim para você, não é mesmo?
Rosie: Defina “ruim”.
Alex: Ah, o que é isso?
Rosie: Não, não foi, mas eu não reclamaria se as coisas melhorassem bastante.
Alex: Bem, ninguém reclamaria. Você deve estar bem empolgada com o trabalho.
Rosie: Estou mesmo, estou, sim. Estou me sentindo como uma criança na véspera do Natal. Sei que o trabalho é temporário e que estou apenas fazendo um estágio, mas eu esperei muito tempo por essa oportunidade.
Alex: Você esperou tempo demais. Eu cei melhor do que ninguém o quanto você queria algo assim. Eu odiava quando você me fazia brincar de hotelzinho.
Rosie: Haha, eu me lembro disso! Eu sempre era a funcionária do hotel e você tinha que ser o hóspede!
Alex: Eu odiava ser o hóspede, porque você nunca me deixava em paz. Você vivia afofando os meus travesseiros e colocando os meus pés em cima daquele banquinho “para o conforto do cliente”.
Rosie: Meu Deus, eu já tinha esquecido isso! Eu gostava de fazer igual ao cara daquele seriado Ilha da Fantasia, que cuidava tão bem de cada um dos seus hóspedes que usava até mesmo magia para fazer com que eles realizassem seus sonhos.
Alex: Não acho que me forçar a ir para a cama às duas da tarde, me cobrir e apertar os lençóis com tanta força que eu mal conseguia respirar seja um serviço de hospitalidade e conforto! Não cei que tipo de gerente você estava tentando ser, mas, se você se comportar daquele jeito com os seus verdadeiros clientes, tenho certeza de que alguns deles conseguirão mandados judiciais para você não se aproximar.
Rosie: Bom, pelo menos era melhor do que brincar de hospitalzinho. Aquela brincadeira sempre envolvia você me empurrar no concreto e depois cuidar dos meus machucados. Meu pai e minha mãe sempre ficavam se perguntando de onde vinham os meus cortes e hematomas.
Alex: Era divertido, não era?
Rosie: Olha, eu acho que você tem uma ideia distorcida do que significa diversão. Como os últimos vinte anos, por exemplo.
Alex: Obviamente não foi só diversão para nenhum de nós.
Rosie: Não...
Alex: Hotéis e hospitais. Parece algum tipo de filme pornô de quinta categoria.
Rosie: Vai sonhando...
Alex: Às vezes eu sonho com isso mesmo. Tenho um filho de 3 anos que adora dormir entre mim e Beth.
Rosie: Bem, eu podia entrar num convento, e duvido que ficaria incomodada com a situação.
Alex: Ah, duvido que você consiga.
Rosie: É sério, Alex. Depois dos homens com quem estive, o celibato seria uma dádiva.
Alex: Não estou falando do celibato. O que iria acabar te matando é o voto de silêncio.
Rosie: Engraçadinho. Bom, pode acreditar em mim, Alex, há certos tipos de silêncio que são capazes de fazer alguém flutuar pelos ares. E é com esse pensamento que eu vou deixar você.
Rosie fez logoff.
Alex: Cei bem como são esses silêncios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta no Google e quiser comentar, utilize a opção Nome/URL e preencha seu nome/apelido/nick; o URL pode deixar em branco.

Boa leitura, E SEM SPOILER!