22 de outubro de 2018

Capítulo 17

QUERIDA ROSIE,
Então você foi em frente. Se casou com o Qual-é-mesmo-o-nome-dele? Você estava linda, Rosie, senti orgulho de ficar ao seu lado no altar, de estar lá com você nesse dia tão especial. Fiquei orgulhoso por ser o seu padrinho, mas, como você disse no meu casamento, o homem mais importante pra você naquele dia não fui eu, mas sim Qual-é-mesmo-o-nome-dele. Vocês dois pareciam ótimos juntos.
Tive a sensação mais estranha da minha vida quando você se virou para seguir adiante com o Greg até o altar. Será que foi uma pontadinha de ciúme? É normal? Você também sentiu isso no dia do meu casamento, ou será que estou ficando maluco? Não parei de pensar nisso: tudo vai ser diferente agora, tudo vai ser diferente. Greg é o homem da sua vida agora, agora é ele quem vai ouvir todos os seus segredos, e onde é que eu fico nessa? Foi um sentimento estranho, Rosie, embora, por fim, tenha passado.
Nem me atrevi a conversar sobre isso com ninguém, muito menos com a Sally, porque se o fizesse ela simplesmente se sentiria satisfeita pensando que a sua teoriazinha de que homem e mulher não podem ser “apenas amigos” está correta. E não que eu tenha sentido ciúmes porque queria ser o seu marido... Foi só um... Ah, não cei explicar. Acho que só me senti sendo deixado de lado, só isso.
Estou feliz porque o Josh afinal colocou os pés sobre terras irlandesas — bom, na verdade ele colocou mais o bumbum do que os pés, mas está quase lá. Queria ter trazido ele pra casa muito tempo atrás, mas o trabalho entrou no meio do caminho. Engraçado... Estou me referindo à Irlanda como minha casa; há muito tempo não faço isso. Na semana passada, me senti em casa. Enfim, foi bom para o Josh estar aí e acho que a Katie ficou bastante feliz também, porque se preocupou com ele a semana toda.
Ela é igualzinha a você, Rosie. A garotinha de cabelos negros e pele branca é a mesma menina com quem estudei no colégio. Foi incrível. Até enquanto conversava com ela me senti como se fosse aquele Alex jovem de novo. Mas o Toby não tirou o olho de mim; acho que ele estava com medo de que eu roubasse a amiga dele. Senti como se estivesse de olho nele também, porque ele estava roubando a minha amiga. Precisei lembrar a mim mesmo o tempo todo de que ela não era você.
Não sei muito bem como se saiu o seu plano de unir Sally, Josh e eu. Como você já deve imaginar, Sally não estava lá nos seus melhores dias. Achei que a folga nos ajudaria, mas parece que não funcionou. Só nos deu ainda mais oportunidade de falar demais um do outro. E isso não é uma coisa nada boa quando não se tem nada de bom pra dizer. Acho que posso dizer com toda a segurança que o período da lua de mel acabou. Faz nove meses que estamos juntos já.
Enfim, espero que você e o Greg estejam curtindo a lua de mel e tenho certeza de que essa carta vai ficar em cima do tapete de entrada, esperando vocês chegarem. Sempre pensei que você queria passar a sua lua de mel em alguma praia exótica, não sabia que tinha interesse em conhecer todos os pontos turísticos de Roma. Embora saiba que tem coisas lindas por aí, pensei que você fosse relapsa demais pra se importar com isso (calma, é brincadeira! rs). Entre em contato comigo quando voltar e me prove que pelo menos algumas coisas nunca mudam.
Beijo,
Alex

SAUDAÇÕES DE ROMA!
Oi, Alex. Clima quente, prédios maravilhosos. E o mais importante: hotéis incríveis!
Beijo,
Rosie

De: Rosie
Para: Alex
Assunto: Vol-teeeei!
Acabei de chegar da lua de mel e li a sua carta. Parece que você tá meio pra baixo, então te liguei e adivinhe? Surpresa! Você não estava. Então estou enviando e-mail de novo.
Nunca gostei muito da Sally, mas espero que vocês dois superem seja lá o que estiver acontecendo. As coisas mudam muito quando vem um bebê — sei muito bem disso — e posso compreender o quanto é difícil para duas pessoas como vocês (que trabalham mais do que qualquer outra pessoa que conheço) lidar com essa nova presença em suas vidas. Talvez vocês só precisem de tempo para se adaptar, mas talvez devessem procurar a ajuda de um terapeuta ou algo do tipo. Deus sabe quanto tempo levei pra aceitar que Katie veio pra ficar, por mais que eu a amasse. Foi, e ainda é, muito duro. Então, façam o melhor que puderem e se empenhem bastante nisso.
Claro que não vou bancar aqui “a sabe tudo”, mas pare de conversar comigo sobre o que sente e comece a falar para a Sally. Estou sempre aqui para o que precisar, Alex, casada ou não.

QUERIDO ALEX,
Espero que você esteja bem. Foi bom te ver no casamento. Josh está ótimo. A mamãe estava linda e você também. Eu e o Toby brigamos. Ele vai fazer 10 na semana que vem e pensa que é o melhor só porque é mais velho do que eu. Nem me convidou pra festa de aniversário dele e eu nem fiz nada de errado. A gente teve uma briga na semana passada pra saber de quem era a vez de usar o computador primeiro, mas eu me lembrei que fui eu que usei primeiro da última vez, só que acho que ele não se lembrava, então ele não deve estar bravo comigo por causa disso, mas não fiz mais nada de errado.
A mamãe ligou pra mãe do Toby pra saber, mas ela também não sabe de nada. Toby não fala mais comigo. Odeio ele. Vou arranjar outro melhor amigo. A mamãe falou pra eu te escrever porque você é meu padrinho e sabe dessas coisas.
A mamãe acha que o Toby está sendo muito mau, muito mau mesmo, e que eu vou ficar traumatisada quando crescer porque não fui convidada para uma festa de aniversário. Ela disse que você sabi o que ela quer dizer.
Amor,
Katie

MINHA QUERIDA KATIE,
Sua mãe sensata e extremamente inteligente está certa, como sempre. Concordo que Toby está sendo muito frio e calculista. Isso é uma coisa terrível de se fazer com alguém, imagine, deixar de convidar a sua melhor amiga para o aniversário de 10 anos. Acho, de verdade, que isso deveria ser um crime. Ele é um egoísta e essa é uma atitude imperdoável que com certeza vai assombrá-lo durante anos e anos — talvez até que ele esteja quase com 30 anos, pra ser sincero.
Acho que não há um castigo grave o bastante para ele e ele não deve escapar dessa. Toby não demonstrou a menor consideração, foi imaturo e muito, muito... Insolente. Então, diga pra sua mamãe e para o Toby que farei o meu melhor para assegurar que eu e ele vamos nos redimir e assim poderemos andar na rua de cabeça erguida.
Com carinho,
Alex

QUERIDO ALEX,
Que carta estranha. Não sei o que significa, mas a mamãe disse que o Toby é pior do que todas as coisas que você disse. Mas ela deu risada quando estava lendo a carta, então não cei se ela estava falando sério. Não acho que Toby seja tão mau assim.
Vocês dois são esquisitos
Com carinho, bj
Katie

QUERIDO TOBY,
Aqui é o Alex (o amigo da mãe da Katie que mora nos Estados Unidos).
Fiquei sabendo que você vai fazer 10 anos na semana que vem. Feliz aniversário! Cei que provavelmente você deve estar achando estranho que eu te escreva, mas ouvi dizer que você não convidou a Katie pra sua festa de aniversário e não consegui acreditar no que ouvi.
Katie é a sua melhor amiga! Posso dizer com toda certeza que a sua festa não vai ser tão legal se a Katie não estiver lá. Isso já aconteceu comigo uma vez. Você vai ficar olhando pra porta feito um gavião, só esperando que ela entre pra você começar a se divertir. E daí que o seu melhor amigo seja uma menina? E daí se os outros meninos derem risada? Pelo menos você tem uma amiga, acredite em mim, é muito difícil viver sem ter uma amiga, ainda mais se você estiver estudando numa escola chata com uma tal de srta. Casey Narigão Bafo de Onça pegando no seu pé o dia inteiro. Se não convidar a Katie, vai magoá-la demais e isso não é nada legal.
A melhor coisa do mundo é ter um melhor amigo — mesmo que ele seja uma menina.
Depois me conte como se saiu.
Alex
PS: Espero que consiga comprar uma coisa legal com esse presente...

De: Toby
Para: Katie
Assunto: SEI e não CEI
O amigo da sua mãe escreve “sei” errado, igualzinho a você. Ele escreve CEI em vez de SEI. Por falar nisso, quer vir pra minha festa semana que vem?

De: Rosie
Para: Alex
Assunto: Mulheres Dunne
Muito espertinho, sr. Stewart, mas você ainda não se redimiu completamente. As mulheres da família Dunne são muito difíceis de agradar, você sabe...

De: Alex
Para: Rosie
Assunto: Re: Mulheres Dunne
É, estou vendo... Você é uma Dunne, tá certo. Tenho uma teoria que gostaria de compartilhar com você. Posso?

De: Rosie
Para: Alex
Assunto: Teoria vergonhosa
Se acha que deve... Se eu tiver tempo, vou ler.

De: Alex
Para: Rosie
Assunto: Minha teoria
Sim, eu devo, e você vai ler. Tudo bem, se eu tivesse te convidado para o meu aniversário de 10 anos aí o Brian Chorão não teria sido convidado. Se o Brian não tivesse ido, ele não teria jogado pizza no saco de dormir do James, e, se ele não tivesse feito isso e estragado a minha festa completamente, aí eu e você não o odiaríamos tanto. Se você e eu não o odiássemos tanto, você não teria enchido a cara pra poder conseguir ir ao baile de formatura com ele. Se você não tivesse feito isso... Bem... Talvez não tivesse ficado tão bêbada e a sua linda e amada Katie não teria nascido. Portanto, te fiz um favor!
E essa, Rosie Dunne, é a minha teoria.

De: Rosie
Para: Alex
Assunto: Minha teoria
Genial, Alex. Muito, muito, muito genial. Mas você não precisava ter voltado tanto no tempo pra aceitar a responsabilidade pela Katie. Aí vai a minha teoria:
Se eu não tivesse ficado plantada no baile de formatura te esperando, eu não teria precisado ir ao baile com o Brian Chorão de nenhuma forma. Se você tivesse aparecido no aeroporto naquele dia, nossas vidas poderiam ter seguido um rumo completamente diferente.

De: Alex
Para: Rosie
Assunto: Vida
É. Taí uma coisa que estou começando a me perguntar.

Ruby: Eles O QUÊ? Eles se separaram???
Rosie: Sim, se separaram. Triste, não?
Ruby: Bem, não de verdade. E por que se separaram?
Rosie: Diferenças irreconciliáveis. Não é isso que as pessoas dizem sempre?
Ruby: Não no meu caso. O meu marido era um safado, preguiçoso e traidor. E quem vai ficar com o Josh?
Rosie: A Sally levou ele pra ficar com os pais dela.
Ruby: Ah, coitadinho do Alex. Agora anda, desembucha.
Rosie: Ah, não sei de tudo...
Ruby: Mentirosa. Alex conta tudo pra você, que deve ser inclusive o motivo da separação deles.
Rosie: Com licença. Não me acuse de ser o motivo do fracasso do casamento dele. Isso chega a ser um insulto. Foram milhões de coisinhas que por fim explodiram na cara deles.
Ruby: E aí, quando é que você vai encontrar com ele?
Rosie: Semana que vem.
Ruby: Tem planos de voltar pra cá?
Rosie: RUBY! PARA COM ISSO!
Ruby: Tá, tudo bem. Triste, não?
Rosie: Sim, é. Alex está arrasado.
Ruby: Não, eu não quis dizer isso. A ironia de toda essa situação me deixa triste; não consigo nem imaginar como você deve estar se sentindo.
Rosie: Qual ironia?
Ruby: Ah, você sabe... Você espera, espera e espera anos e anos por ele, até que resolve desistir e seguir adiante. Por fim, decide se casar com o Greg e semanas depois Alex se separa da Sally. Sabe, vocês dois têm a pior sincronia do mundo! Quando é que vão aprender a caminhar no mesmo passo?

2 comentários:

  1. minha bipolaridade ta a mil com esse livro to rindo e chorando toda hora akakkakaa

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no Google e quiser comentar, utilize a opção Nome/URL e preencha seu nome/apelido/nick; o URL pode deixar em branco.

Boa leitura, E SEM SPOILER!