22 de outubro de 2018

Capítulo 12

Rosie: Tudo bem, foi a coisa mais constrangedora que já me aconteceu, sem dúvida, SEM comparação!!!
Ruby: E aquela vez que você usou aquele vestido branco, sem calcinha por baixo, pra ir a uma danceteria e alguém derramou água em você e de repente ficou tudo transparente?
Rosie: Tá, aquilo foi muito constrangedor também.
Ruby: E aquela vez que você estava no supermercado e por engano agarrou a mão de uma garotinha e começou a arrastá-la até o carro enquanto Katie estava lá dentro, desesperada?
Rosie: A mãe da garotinha disse que ficou tudo bem e até retirou as acusações contra mim.
Ruby: E aquela vez que...
Rosie: Tá, já chega. Obrigada! Talvez não tenha sido a coisa mais constrangedora que me aconteceu, mas está quase empatada com todas as gafes clássicas. Digamos que seja a segunda situação mais constrangedora desde que beijei Alex.
Ruby: Hahahahahahaha
Rosie: Ah, fala sério, você deveria me fazer sentir melhor.
Ruby: Hahahahahahhahaha
Rosie: Como é ótimo ter amigos compreensivos. Preciso ir agora. Randy Andy está me lançando um olhar fulminante de professor por cima daqueles óculos marrons incrivelmente sexies.
Ruby: Talvez ele queira que você aja como uma garotinha perversa.
Rosie: Bem, ele está alguns anos atrasado pra isso. Acho que o que ele quer mesmo é me matar. Suas narinas estão se alargando e ele está respirando feito um touro.
Ruby: As mãos dele estão em cima da escrivaninha?
Rosie: Urrrrrgh, Ruby! Para!
Ruby: O que foi? Você não acha que chamam ele de Randy2 Andy à toa, não é?
Rosie: Odeio esse negócio de baia nos escritórios. Ele consegue me ver de todos os cantos da sala e consegue ver as minhas pernas também. Ah, meu Deus, agora ele está olhando para as minhas pernas.
Ruby: Rosie, você precisa mesmo sair desse escritório. Não é nada saudável.
Rosie: Eu sei e estou correndo atrás disso, mas não posso sair até conseguir outro emprego, o que está sendo bastante difícil. Ao que parece, ninguém dá muita importância à experiência como secretária de uma fábrica de clipes.
Ruby: Que estranho... E isso parece tão glamouroso...
Rosie: Ah, meu Deus, agora ele mexeu a cadeira pra poder ver melhor. Aguenta um pouco aí, vou mandar uma mensagem pra ele. Já chega disso!
Ruby: Não!
Rosie: Por que não? Só vou mandar uma mensagem bastante polida pedindo pra ele parar de olhar pra mim porque isso me dispersa enquanto estou tentando me concentrar no trabalho.

VOCÊ RECEBEU UMA MENSAGEM DE: ROSIE.
Rosie: Para de olhar para os meus peitos, seu tarado.

Rosie: Tudo bem, Ruby, enviada.
Ruby: Ah, então você está demitida. Randy Andy não costuma levar numa boa as moças que se defendem.
Rosie: Que se foda! Ele não pode me demitir por isso!

SRTA. ROSIE DUNNE,
A Andy Sheedy Paperclip & Co. não necessitará mais de seus serviços, o que significa que o seu contrato não será renovado para o mês seguinte, como havia sido acordado.
Contudo, a senhorita poderá permanecer como funcionária da Andy Sheedy Paperclip & Co. até o final do mês, ou seja, 30 de junho.
A supracitada companhia a agradece pelos serviços prestados ao longo desses anos e lhe deseja sorte para o futuro.
Atenciosamente,
Andy Sheedy
Proprietário da Andy Sheedy Paperclip & Co.

VOCÊ RECEBEU UMA MENSAGEM DE: ROSIE.
Rosie: Mandei a carta por fax, você viu?
Ruby: Hahahahahaha
Rosie: Ah, quer saber? Quanto mais eu leio, mais me sinto feliz por estar saindo daqui. O próprio nome Andy Sheedy Paperclip & Co. já diz tudo, né? Fico me perguntando quem escreveu essa carta pra ele, já que sou sua secretária e essa seria uma tarefa minha. Acho que eu mesma devo ter escrito e nem me dei conta. Bom, mas e aí, o que você acha?
Ruby: Essa é a melhor maneira de sair. Rosie Dunne, você vai atravessar a saída desse prédio como a mulher que mandou Randy Andy se foder. Vou espalhar isso por aqui, Rosie. Sua demissão não será em vão. Vou sentir sua falta! Pra onde vai?
Rosie: Não faço a menor ideia.
Ruby: Por que não tenta uma vaga num hotel? Desde que te conheci você sempre fala que queria trabalhar em hotel...
Rosie: Eu sei. Tenho uma ligeira obsessão por isso. Antes de a Katie nascer, tudo o que eu queria fazer era administrar um hotel. Agora penso que isso jamais vai acontecer, mas todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos alcançar algo além do que já temos. Talvez sejam aquelas mobílias enormes dos hotéis que me façam sentir segura, que nem aqueles vasos enormes que chegam a ter o tamanho de uma pessoa, os sofás que não caberiam na minha sala de estar nem na minha cozinha, ainda que juntássemos as duas. Quando estou no saguão de um hotel, me sinto como a Alice no País das Maravilhas. Pelo menos tenho um mês pra encontrar um trabalho. Não deve ser assim tão difícil. É melhor eu começar a atualizar o meu currículo.
Ruby: O que não deve levar muito tempo.

De: Rosie
Para: Alex
Assunto: Meu currículo está bom?
Anexo: CV.doc
Por favor, por favor, por favor, me ajude com o meu CV ou minha pobre filha e eu morreremos de fome. Como faço pra que todas essas minhas experiências profissionais repugnantes pareçam impressionantes? Socorro! Socorro! Socorro!

De: Alex
Para: Rosie
Assunto: Re: Meu currículo está bom?
Como pode ver (no documento anexo), mexi no seu currículo. O que você me mandou estava quase perfeito, é claro, só mexi em alguns errinhos de gramática e de ortografia... Você sabi como sou bom em ortografia!
Por falar nisso, não vi nada de “repugnante” como você enfatizou. Acho que você não compreende o nível de dificuldade das coisas que tem feito. Você é uma mãe solteira em tempo integral, que trabalha como secretária pessoal de um empresário muito bem-sucedido. Eu só precisei mudar as palavras que você usou; não precisei escrever nenhuma mentira nem omitir nada. O que você tem feito dia após dia é incrível. Quando chego em casa depois do trabalho me sinto tão destroçado que simplesmente desmorono; mal consigo cuidar de mim mesmo, imagine de outra pessoa.
Não se subestime, Rosie; não menospreze o que você faz. Quando for para as suas entrevistas, mantenha a cabeça erguida e tenha plena convicção de que você é uma profissional dedicada (quando quer ser). Tem capacidade de trabalhar com as outras pessoas e sempre foi muito querida (exceto naquela vez em que tivemos de fazer um trabalho em grupo na escola sobre os planetas, e você bateu o pé dizendo que queria desenhar uns homenzinhos em Marte e umas mulherzinhas em Vênus bem no desenho que a Susie Corrigan tinha levado semanas pra fazer na aula de arte. Isso acabou gerando reclamação de todo mundo do grupo e aí nós dois tivemos de começar outro trabalho, sozinhos. Meu Deus, o que há de errado quando a gente está junto que sempre faz com que as pessoas nos odeiem?). Você é maravilhosa, bonita, inteligente e, se tivesse algum conhecimento de doenças coronárias, eu mesmo a contrataria.
Não podemos esquecer que você foi aceita pela Universidade de Boston, o que é incrível, então fique tranquila, porque tudo vai ficar bem. Basta ser você mesma e todos vão amá-la.
Ah, só mais uma coisa. Sugiro, aliás recomendo, que desta vez você se candidate a uma vaga de que realmente goste. Você vai se surpreender ao ver o quanto é fácil pular da cama de manhã quando se faz algo que não te dá vontade de pular do último andar do ônibus (fiquei um pouco preocupado quando recebi aquele e-mail). E que tal tentar uma vaga em um hotel desta vez? Você quer fazer isso desde que se hospedou no Holiday Inn em Londres, quando tinha 7 anos, lembra?
Siga em frente e não deixe de me contar os seus progressos.

2 Randy significa “tarado”. (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta no Google e quiser comentar, utilize a opção Nome/URL e preencha seu nome/apelido/nick; o URL pode deixar em branco.

Boa leitura, E SEM SPOILER!