29 de maio de 2018

Capítulo 13

MINHA TURMA DE SCRAPBOOK para idosos começou oficialmente. Eu não vou negar que estou decepcionada com os frequentadores das aulas. Até agora é somente Stormy, Alicia Ito – que é enérgica e está a todo vapor: shorts, unhas polidas, corte pixie – e o astuto sr. Morales, que eu acredito ter uma queda por Stormy. Ou Alicia. É difícil saber definitivamente, porque ele flerta com todo mundo, mas ambas têm páginas inteiras no scrapbook em que ele está trabalhando. Ele está decidido com o título de “Os Velhos Bons Tempos”. Ele está decorando a página de Stormy com notas musicais, teclas de piano e uma foto do dois dançando na noite disco no ano passado. A página de Alicia ele ainda está trabalhando, mas o seu ponto de foco é uma foto dela sentada em um banco no pátio, olhando para o espaço, e ele está colando alguns adesivos de flores em torno. Muito romântico.
Não tenho exatamente um orçamento, então eu trouxe os meus próprios suprimentos. Também instrui os três a coletarem restos de revistas e outros pequenos objetos e botões. Stormy é uma ratazana como eu, então tem todos os tipos de tesouros. Renda dos vestidos de batizado de seus filhos, uma caixa de fósforos do motel onde conheceu seu marido (“Não pergunte”, disse ela), canhotos de ingressos antigos para um cabaré que a ela foi em Paris. (Eu saltei, “Paris em 1920? Você já encontrou a Hemingway?”, E ela me fuzilou com os olhos e disse que ela obviamente não era tão velha e eu precisava de uma lição de história). O estilo de Alicia é mais minimalista e limpo. Com a minha caneta preta de caligrafia de ponta fina, ela escreve descrições em japonês abaixo de cada imagem.
— O que diz aqui? — pergunto, apontando para uma descrição abaixo uma foto de Alicia e seu marido, Phil, nas Cataratas do Niágara, segurando as mãos e vestindo capas de plástico amarelo.
Alicia sorri.
— Diz “O momento em que fomos pegos na chuva”.
Então, Alicia é uma romântica também.
— Você sente muitas saudades dele.
Phil morreu há um ano. Eu só o encontrei algumas vezes, quando vim ajudar Margot com o coquetel de sexta. Phil tinha demência, e não falava muito. Ele ficava sentado em sua cadeira de rodas na sala comum e apenas sorria para as pessoas. Alicia nunca saía de seu lado.
— Sinto falta dele todos os dias — concorda ela, lágrimas surgindo em seus olhos.
Stormy abre seu caminho entre nós, caneta verde brilhante colocada atrás da sua orelha, e diz:
— Alicia, você precisa enfeitar mais as suas páginas.
Ela passa rapidamente uma folha de adesivos de guarda-chuva para Alicia.
— Não, obrigada — Alicia diz rigidamente, sacudindo a folha de volta para Stormy. — Você e eu temos estilos diferentes.
Os olhos de Storm se estreitam a isso. Vou rapidamente para o rádio e aumento o volume para aliviar o clima. Stormy dança para mim e canta:
— Johnny Angel, Johnny Angel. You’re na angel to me — nós juntamos nossas cabeças juntas e cantamos o refrão: — I dream of him and me and how it’s gonna be...
Quando Alicia vai ao banheiro, Stormy diz:
— Ugh, que tédio.
— Não acho que ela seja um tédio — respondo.
Stormy aponta para mim com a unha bem cuidada rosa pink.
— Não se atreva a gostar mais dela do que mim só porque vocês são asiáticas.
Estando pela casa de repouso, eu me acostumei com as coisas vagamente racistas que os idosos dizem. Pelo menos Stormy não usa mais a palavra “oriental”.
— Eu gosto de vocês duas igualmente.
— Isso não existe — ela funga. — Ninguém pode gostar de duas pessoas igualmente.
— Você não ama os seus filhos igualmente?
— Claro que não.
— Pensei que os pais não tivessem favoritos.
— Claro que têm. Meu favorito é o caçula, Kent, porque ele é um filhinho da mamãe. Ele me visita todos os domingos.
Lealmente eu digo:
— Bem, não acho que os meus pais tenham favoritos.
Eu digo isso porque parece que ser a coisa certa a se dizer, mas será verdade? Quero dizer, se alguém colocar uma arma na minha cabeça e dissesse que eu teria que escolher, quem eu diria que era a favorita do papai? Margot, provavelmente. Eles são mais parecidos. Ela assiste genuinamente documentários e observação de aves, assim como ele. Kitty é o bebê, o que lhe dá automaticamente uma margem. Onde é que isso me deixa, a irmã Song do meio? Talvez eu fosse a favorita da mamãe. Eu gostaria de poder saber com certeza. Eu perguntaria a papai, mas duvido que ele falaria a verdade. Margot poderia.
Eu nunca seria capaz de escolher entre Margot e Kitty. Mas se as duas estivessem se afogando e eu só pudesse jogar um salva-vidas, provavelmente teria que ser Kitty. Margot nunca me perdoaria do contrário. De Kitty, nós duas temos que cuidar.

* * *

O pensamento de não perder Kitty me deixa em uma espécie de humor mais contemplativo, então naquela noite, depois que ela está dormindo, asso uma bandeja de biscoitos amanteigados de canela, seu biscoito favorito. Eu tenho sacos desse biscoito no freezer, congelados em cilindros perfeitos para que quando um de nós ficar com vontade, podermos comê-los em 20 minutos. Ela terá uma agradável surpresa quando abrir a sacola do almoço amanhã.
Deixo que Jamie coma um cookie também, embora eu saiba que não deveria. Mas ele fica olhando para mim com olhos tristes de filhotinho e eu não consigo resistir.

8 comentários:

  1. Dá até vontade de cozinhar agr 😗😳
    Ela é faz várias coisas gostosas e eu fico com preguiça de fazer comida e faço miojo.. Q vergonha 😫

    ResponderExcluir
  2. isso não é nada, uma vez eu fui fazer miojo pg tava com fome mas estava com preguiça de levantar do sofa pq estava frio e o filme estava bom mas mesmo assim levantei e coloquei na panela mas estva distraida pela tv e nao percebi que havia esquecido de colocar agua.Esse e meu nivel de saber cozinhar

    ResponderExcluir
  3. Somos três😹😹kkk

    ResponderExcluir
  4. Será que o neto da idosa jovem Cris é o John

    ResponderExcluir
  5. Mylena Dos Santos13 de julho de 2018 22:56

    O neto deve ser o que ela falou apenas "oi" e saiu correndo, no primeiro livro

    ResponderExcluir

Se você não tem conta no Google e quiser comentar, utilize a opção Nome/URL e preencha seu nome/apelido/nick; o URL pode deixar em branco.

Boa leitura, E SEM SPOILER!