14 de maio de 2016

Capítulo 38

Depois de espirrar
Cuidar e até analisar
Pior deus? Eu mesmo

A DOENÇA SE ESPALHOU.
Este foi o preço da nossa vitória: um surto de febre do feno. A maioria dos campistas estava tonta, grogue e muito congestionada, mas fiquei satisfeito de nenhum perder a cabeça ao espirrar, porque os estoques de atadura e fita adesiva estavam no fim.
Will Solace e eu passamos a noite cuidando dos feridos. Will tomou a frente, o que achei ótimo; eu estava exausto. O que mais fiz foi imobilizar braços quebrados e distribuir remédio para resfriado e lenços de papel. Também tentei impedir Harley de roubar todos os adesivos de carinha feliz da enfermaria, que ele colou por todo o lança-chamas. Fiquei agradecido pela distração, pois me impediu de pensar muito nos eventos do dia.
Sherman Yang fez a gentileza de aceitar não matar Nico por roubar sua carruagem, nem a mim por estragá-la, mas fiquei com a sensação de que o filho de Ares estava deixando suas opções abertas para depois.
Quíron disponibilizou cataplasmas de cura para os casos mais fortes de febre do feno. Isso incluía Chiara Benvenuti, cuja sorte a deixou na mão pela primeira vez. Estranhamente, Damien White ficou doente logo depois que soube que Chiara estava doente. Os dois ficaram em camas próximas na enfermaria, o que achei meio suspeito, apesar de eles ficarem censurando um ao outro sempre que sabiam que estavam sendo observados.
Percy Jackson passou várias horas recrutando baleias e hipocampos para ajudá-lo a rebocar o Colosso. Ele decidiu que seria mais fácil puxá-lo para o fundo do mar, até o palácio de Poseidon, onde poderia ser utilizado como enfeite de jardim. Eu não sabia bem o que sentir sobre isso.
Imaginei que Poseidon fosse substituir o belo rosto da estátua pela cara barbada e feia dele. Mas eu queria o Colosso longe, e duvidava que a estátua coubesse nos cestos de lixo do acampamento.
Graças aos cuidados de Will e a um jantar quente, os semideuses que resgatei na floresta logo recuperaram as forças. (Paulo alegou que foi porque ele balançou seu lenço acima da cabeça de cada um, e eu que não ia discutir.)
Quanto ao acampamento em si, o dano poderia ter sido bem pior. O píer das canoas teria que ser reconstruído. As crateras dos passos do Colosso podiam ser transformadas em trincheiras convenientes ou lagos de carpas.
O pavilhão de refeições fora reduzido a escombros, mas Nyssa e Harley estavam confiantes que Annabeth Chase poderia recriar o ambiente quando voltasse ao acampamento. Com sorte, seria reconstruído a tempo para o próximo verão.
O único outro dano maior foi ao chalé de Deméter. Eu não percebi durante a batalha, mas o Colosso pisou nele antes de se virar para a praia. Em retrospecto, o caminho de destruição parecia quase proposital, como se o autômato tivesse subido em terra, pisado no chalé 4 e voltado para o mar.
Considerando o que aconteceu com Meg McCaffrey, tive dificuldade de não encarar isso como um mau presságio. Miranda Gardiner e Billie Ng receberam camas temporárias no chalé de Hermes, mas por bastante tempo naquela noite ficaram sentadas, completamente atordoadas em meio às ruínas enquanto margaridas surgiam ao redor das duas no chão congelado de inverno.
Apesar da exaustão, tive um sono agitado. Não me importei com os espirros constantes de Kayla e Austin, nem com o ronco suave de Will ou com os jacintos florescendo na janela, preenchendo o quarto com seu perfume melancólico. Mas não conseguia parar de pensar nas dríades lutando contra as chamas na floresta, ou em Nero e Meg. A Flecha de Dodona estava quieta, ainda na minha aljava, mas eu desconfiava que receberia mais conselhos shakespearianos irritantes em breve. Eu não ansiava pelo que teria a me dizer sobre meu futuro.
Ao nascer do sol, eu me levantei em silêncio, peguei meu arco, a aljava e o ukulele de combate e caminhei até o cume da Colina Meio-Sangue. O dragão guardião, Peleu, não me reconheceu. Quando me aproximei demais do Velocino de Ouro, ele sibilou, então tive que me sentar um pouco mais afastado, aos pés da Atena Partenos.
Não me importei de não ser reconhecido. No momento, não queria ser Apolo. Toda a destruição que eu via no acampamento... era minha culpa. Eu fui cego e complacente. Permiti que os imperadores de Roma, inclusive um de meus próprios descendentes, ganhassem poder nas sombras. Deixei que minha antiga rede grandiosa de oráculos ruísse ao ponto de até Delfos estar perdido.
Quase provoquei o fim do próprio Acampamento Meio-Sangue.
E Meg McCaffrey... Ah, Meg, onde você estava?
Faça o que tiver que fazer, ela me dissera. É minha última ordem.
Aquela ordem tinha sido vaga o bastante para me permitir ir atrás dela. Afinal, estávamos unidos agora. O que eu tinha que fazer era encontrá-la. Eu me perguntei se Meg havia elaborado a ordem daquele jeito de propósito ou se isso era só no que eu queria acreditar.
Olhei para o rosto sereno de alabastro de Atena. Na vida real, ela não era tão pálida nem parecia tão indiferente... Bem, ao menos na maior parte do tempo. Eu me perguntei por que o escultor, Fídias, escolheu fazer com que ela parecesse tão inalcançável, e se Atena aprovava. Nós, deuses, costumávamos debater quanto os humanos podiam mudar nossa própria natureza só pela forma como nos retratavam ou nos imaginavam. Durante o século XVIII, por exemplo, eu não consegui escapar da peruca branca, por mais que tentasse. Dentre os imortais, o assunto sobre quanto os humanos nos influenciavam era tabu.
Talvez eu merecesse minha forma atual. Depois do meu descuido e da minha tolice, talvez a humanidade devesse me ver como nada além de Lester Papadopoulos.
Suspirei.
— Atena, o que você faria no meu lugar? Alguma coisa inteligente e prática, imagino.
Atena não me respondeu. Só observou calmamente o horizonte, como sempre.
Eu não precisava que a deusa da sabedoria me dissesse o que fazer. Eu sabia que devia ir embora do Acampamento Meio-Sangue imediatamente, antes que os campistas acordassem. Eles me acolheram para me proteger, e quase levei todos à morte. Eu não conseguia suportar a ideia de colocá-los em um perigo ainda maior.
Mas, ah, como eu queria ficar com Will, Kayla, Austin... meus filhos mortais. Eu queria ajudar Harley a colar carinhas sorridentes no lança-chamas. Queria conquistar Chiara e roubá-la de Damien... ou talvez roubar Damien de Chiara, eu ainda não tinha certeza. Queria melhorar minha música e arqueria por meio daquela atividade estranha conhecida como treino. Eu queria ter um lar.
Vá embora, eu disse a mim mesmo. Agora.
Como eu era um covarde, esperei demais. Abaixo de mim, as luzes dos chalés começaram a se acender. Campistas saíram pelas portas. Sherman Yang começou seu alongamento matinal. Harley correu pelo gramado, levantando o sinalizador para Leo Valdez, esperando que finalmente funcionasse.
Por fim, duas figuras familiares me viram. Elas se aproximaram vindas de direções diferentes, da Casa Grande e do chalé 3, subindo a colina ao meu encontro: Rachel Dare e Percy Jackson.

* * *

— Eu sei no que você está pensando — disse Rachel. — Não faça isso.
Fingi surpresa.
— Você consegue ler minha mente, srta. Dare?
— Não preciso. Eu conheço você, lorde Apolo.
Uma semana antes, a ideia teria me feito dar gargalhadas. Uma mortal não podia me conhecer. Eu tinha vivido quatro milênios. Olhar para a minha verdadeira forma vaporizaria qualquer humano.
Mas, agora, as palavras de Rachel pareciam perfeitamente razoáveis. Com Lester Papadopoulos, tudo estava exposto. E não havia muito a conhecer.
— Não me chame de lorde. — Soltei um suspiro. — Sou só um adolescente mortal. Não pertenço a este acampamento.
Percy se sentou ao meu lado. Apertou os olhos contra o sol nascente, a brisa do mar bagunçando seu cabelo.
— É, eu também achava que aqui não era o meu lugar.
— Não é a mesma coisa — falei. — Vocês, humanos, mudam, crescem e amadurecem. Deuses, não.
Percy me olhou.
— Tem certeza? Você parece bem diferente.
Acho que ele pretendia fazer um elogio, mas não achei as palavras reconfortantes. Se eu estava ficando mais humano, isso não era motivo de comemoração. Era verdade que consegui usar alguns dos meus poderes divinos quando mais importava (uma explosão de força divina contra os germânicos, uma flecha com febre do feno contra o Colosso), mas eu não podia contar com essas habilidades. Eu nem sabia como as tinha conjurado. O fato de ter limites e de não poder ter certeza de quais eram esses limites... Bem, isso fazia com que eu me sentisse bem mais Lester Papadopoulos do que Apolo.
— Os outros oráculos precisam ser encontrados e protegidos — falei. — Não posso fazer isso se não sair do Acampamento Meio-Sangue. E não quero colocar a vida de mais ninguém em risco.
Rachel se sentou do meu outro lado.
— Você parece resoluto. Recebeu uma profecia no bosque?
Estremeci.
— Temo que sim.
Ela colocou as mãos nos joelhos.
— Kayla disse que você estava falando com uma flecha ontem. Ela é feita da madeira do Bosque de Dodona?
— Espere aí — interrompeu Percy. — Você encontrou uma flecha falante que revelou uma profecia?
— Não seja bobo — falei. — A flecha fala, mas quem me deu a profecia foi o próprio bosque. A Flecha de Dodona só dá conselhos aleatórios. É bem irritante.
A flecha tremeu na minha aljava.
— De qualquer modo — continuei —, preciso ir embora do acampamento. A Triunvirato S.A. quer dominar todos os oráculos antigos. Eu tenho que impedi-los. Quando tiver derrotado os antigos imperadores... só então vou poder enfrentar meu amigo Píton e libertar o Oráculo de Delfos. Depois disso... se eu sobreviver... pode ser que Zeus me deixe voltar ao Olimpo.
Rachel puxou uma mecha de cabelo.
— Você sabe que fazer isso sozinho é perigoso, certo?
— Escute o que ela diz — pediu Percy. — Quíron me contou sobre Nero e essa empresa maluca.
— Eu agradeço a oferta, mas...
— Calma lá. — Percy levantou as mãos. — Só para deixar claro, não estou me oferecendo para ir com você. Ainda tenho que terminar meu último ano no colégio, passar no APIS e no exame de admissão da faculdade e evitar que minha namorada me mate. Mas tenho certeza de que podemos conseguir outros ajudantes.
— Eu vou — ofereceu Rachel.
Eu balancei a cabeça.
— Meus inimigos adorariam capturar alguém tão querido para mim quanto a sacerdotisa de Delfos. Além do mais, preciso que você e Miranda Gardiner fiquem aqui e estudem o Bosque de Dodona. Por enquanto, é nossa única fonte de profecias. E como nossos problemas de comunicação não desapareceram, aprender a usar seu poder é de suma importância.
Rachel tentou esconder, mas consegui ver decepção nas rugas ao redor de sua boca.
— E Meg? — perguntou ela. — Você vai tentar encontrá-la, não vai?
Daria no mesmo se ela tivesse enfiado a Flecha de Dodona no meu peito. Olhei para a floresta, aquela área enevoada e verde que tinha engolido a jovem McCaffrey. Por um breve momento, me senti como Nero: tinha vontade de queimar tudo aquilo.
— Vou tentar — falei —, mas Meg não quer ser encontrada. Ela está sob a influência do padrasto.
Percy passou as mãos pelo dedão da Atena Partenos.
— Eu já perdi gente demais para péssimas influências: Ethan Nakamura, Luke Castellan... Nós quase perdemos Nico... — Ele balançou a cabeça. — Não. Não mais. Você não pode desistir de Meg. Vocês estão unidos. Além do mais, ela é do grupo dos mocinhos.
— Eu já conheci muita gente do grupo dos mocinhos — falei. — A maioria foi transformada em bestas, estátuas ou... ou árvores... — Minha voz falhou.
Rachel colocou a mão na minha.
— As coisas nem sempre precisam terminar da mesma maneira, Apolo. Essa é a parte boa de ser humano. Nós só temos uma vida, mas podemos escolher que tipo de história queremos ter.
Isso me pareceu otimista demais. Eu havia passado séculos vendo os mesmos padrões de comportamento se repetindo sem parar em humanos que se achavam terrivelmente inteligentes e que estavam fazendo uma coisa que nunca havia sido feita antes. Eles achavam estar criando as próprias histórias, mas só percorriam as mesmas velhas narrativas, geração após geração.
Ainda assim... talvez a persistência fosse a maior virtude dos mortais, no fim das contas. Eles nunca pareciam perder as esperanças. De tempos em tempos, conseguiam me surpreender. Eu nunca previ Alexandre, o Grande, Robin Hood ou Billie Holiday. Para falar a verdade, nunca previ Percy Jackson e Rachel Elizabeth Dare.
— Eu... eu espero que vocês estejam certos.
Rachel deu um tapinha na minha mão.
— Nos conte a profecia que ouviu no bosque.
Minha respiração saiu trêmula. Não queria falar as palavras. Tive medo de elas despertarem o bosque e nos mergulharem em uma cacofonia de profecias, piadas ruins e musiquinhas de propaganda. Mas recitei os versos.

Houve um deus, Apolo era chamado
Entrou em uma caverna azul acompanhado
Ele e mais dois montados
No cuspidor de fogo alado
A morte e loucura forçado

Rachel cobriu a boca.
— Um limerique?
— Pois é! — choraminguei. — Estou condenado!
— Esperem aí. — Os olhos de Percy brilharam. — Esses versos... Eles significam o que eu penso?
— Bem — falei. — Acredito que a caverna azul se refira ao Oráculo de Trofônio. Era... um oráculo antigo muito perigoso.
— Não — disse Percy. — Os outros versos. Dois no lombo, cuspidor de fogo, blá-blá-blá.
— Ah. Não tenho ideia do que isso significa.
— O sinalizador de Harley. — Percy riu, mas eu não conseguia entender por que parecia tão satisfeito. — Ele disse que você fez um ajuste na sintonia. Acho que funcionou.
Rachel estreitou os olhos para ele.
— Percy, o que você... — A expressão dela se suavizou. — Ah. Ah.
— Houve outros versos? — perguntou Percy. — Além do limerique?
— Vários — admiti. — Trechos que não entendo. A descida do sol, o verso final. Hum... Indiana, banana. A felicidade se aproxima. Alguma coisa sobre páginas queimando.
Percy bateu no joelho.
— Pronto. A felicidade se aproxima. Em latim, Feliz é um nome... Bem, ao menos uma versão dele. — Ele se levantou e observou o horizonte. Seus olhos se fixaram em uma silhueta ao longe. Um sorriso se abriu em seu rosto. — Apolo, sua escolta está a caminho.
Eu segui seu olhar. Uma criatura alada enorme feita de bronze celestial descia das nuvens, cintilando ao sol. Nas costas dela estavam duas figuras humanas.
A descida foi silenciosa, mas na minha mente a melodia alegre do Valdezinator proclamava as boas notícias.
Leo estava de volta.

40 comentários:

  1. Laura do Bom Senso 42 #Zueira15 de maio de 2016 17:31

    EU TÔ DE VOLTA PESSOAAAAAAALLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!! E o Leo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De verdade, acho que foi a única vez que prendi a respiração lendo um livro. LEO! Meu amor 💓!!!! #TeamLeo #BadBoyValdez

      Excluir
    2. Caçadora de sombras20 de setembro de 2016 15:40

      Nem preciso dizer q contt amando seus comentários <3

      Excluir
  2. Haha Sabia q Era com o Festus q ele iria..

    ResponderExcluir
  3. AI MEUS DEUSES!!!!!!
    CALEO!!!!
    EU TO MORRENDO AKI MEU DEUS!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PAULO SEU TROXA
    APOLO SEU TROXA
    LEO SEU LINDO

    ResponderExcluir
  5. Já pensou se o Tio Rick n especifica q o Percy e a Rachel vieram de direções opostas? um povo ja ia pensar merda kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Olá. vocês tem algum livro ou conto do Phillip K. Dick????

    ResponderExcluir
  7. Tô de volta com o TEAM LEOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  8. EU SABIA!!!!! TÔ MUITO FELIZ!!!! O LEO GOSTOSO PRA DEDEU VOLTOU!!!!!! 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉

    ResponderExcluir
  9. LEEEEEEEEEO SOCCORRRRO ESTOU MORRENDO

    ResponderExcluir
  10. Puta que pariu.
    Leo voltou, me abana Zeus, socorro, vou infartar.
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LEO DELÍCIA TA DE VOLTA BRASEL <3

    ResponderExcluir
  11. Leo!!!! Como controlar a empolgação em plena madrugada?!?! Ai...ai meu Zeus, é só um personagem...ai meu coração!!!! Juro pelo Estige que por um momento meu coração falhou um pouco aqui.

    ResponderExcluir
  12. Eu não to bem, leeeoooo não sei se te mato, ou te beijo caraaaaa, mdsssss leooo eu vou desmaia, manoooo vo da uma de jason, ai meu pâncreas.

    ResponderExcluir
  13. Eu sabia no momento em q li a profecia, tava tao na cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto q ate o percy entendeu kkkkkkk

      Excluir
  14. Marina Atlântida.29 de maio de 2016 16:35

    LEOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    SEU LINDO ZUERO! MUITAS VIVAS PARA LEOOOO VALDEEEEEEEEZ!
    TRAGAM BURRITOS E QUEIJO!
    🌟🌟🌟🌈🌈🌈🎆🎇🎆🎇🎍🎆🎍🎉🎉🎉🎈✨✨🎉🎉🎑🎉🎈🎉🎉🎐🎇🎇🎆🎇🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎋🎋
    ASS:Caçadora de Ártemis/Filha de Poseidon.

    ResponderExcluir
  15. AAAAAHHHHHHHHHHH!!!!!
    SOCORRROO!!!
    LLLLLLEEEEEEEEOOOOOOO
    ELE TA DE VOLTA!!!

    ResponderExcluir
  16. OMG! Leo está de volta! Meu lindoooo! Sabia que o Tio Rick não ia conseguir deixar ele de fora... ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  17. MEU ZEUS, ME SEGURA Q EU VOU DESMAIAR!!!!!!!! ELE TÁ DE VOLTA, VALDEZ GOSTOSÃO DONO DO MEU CORAÇÃO!!!!! E TÁ COM CALIPSO ♥♥♥♥♥♥ Eu quase gritei aqui no quarto rs


    #TeamLeo #TeamLeo #TeamLeo #TeamLeo #TeamLeo #TeamLeo #TeamLeo # TeamLeo

    ResponderExcluir
  18. Rata de Biblioteca14 de junho de 2016 18:12

    LEOOOOOOOOOO SEU GAAATOO VC VOLTOU KCT PERA EU N TO RESPIRANDO DIREITO SOCORROOOOOO ZEUS MEU LEO SO MEU LINDO S2 TE AMOOOO

    ResponderExcluir
  19. llleeeeeeeeooooooo ta de volta VAI TIME LEO quem torce pro time leo levanta a mão \o

    ResponderExcluir
  20. gabs filha de afrodite1 de julho de 2016 19:58

    O NOSSO BAD BOY SUPREMO VOLTOOOOOOOOOOOO, DEUSES, EU VOU INFARTAR!
    <3

    ResponderExcluir
  21. PUT* MERD* DESCULPA OS PALAVRÕES MAS CADE A OPÇÃO "BERREI" EU NÃO TO CRENDO Q O LEO TA DE VOLTA KKKKKKKKK 3 DA MANHÃ AMANHÃ TENHO AULA E EU TO AQUI PULANDO NO MEU QUARTO AAAAAAH

    ResponderExcluir
  22. Serio Karina tá faltando essa opção e a opção tá tenso também... Karina você arrasa trazendo esses livros maravilhosíssimos pra nós, Brigadão por isso... kiss kiss kiss

    ResponderExcluir
  23. Deuses... estava morrendo de sdds do magricela gostoso pr dedéu. Meu Valdez ♡

    ~FdP~

    ResponderExcluir
  24. TOMBEEEEEEEEEEEEEEEIIIIII!!!!!!! LÉO TÁ DE VOLTA!!!!

    ResponderExcluir
  25. Caçadora de sombras20 de setembro de 2016 15:42

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PORRA! DEPOIS DE UMAS QUINHENTAS ILUSÕES FINALMENTE MEU LINDO E PFTO ESTÁ DE VOLTA!!!!!!!!!! AGORA SIM ESSE NEGÓCIO PEGA FOGO!!!!!!!!!! <3 <3
    EU TO GRITANDO MUITO E MINHA IRMÃ ME MANDOU PRA PUTA Q PARIU, MAS DANE-SE EU MT FELIZ <3 LEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  26. filha de Poseidon e afrodite5 de outubro de 2016 08:53

    LEOOOO AI NAOFAZ ISSO NAO ACABA ISSO ASSIM NAO OOOOO LEO TE AMO

    ResponderExcluir
  27. MEUUU DEUSSS!! ADOROOO😃😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  28. AAAAAH EU TO GRITANDO!!! ❤️❤️❤️❤️
    Leeeeeo!!!! 💕💕

    ResponderExcluir

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!