17 de abril de 2016

Nota sobre a pronúncia

A seguinte nota destina-se simplesmente a esclarecer algumas características importantes na pronúncia de nomes nos idiomas élficos e não é de modo algum exaustiva. Para informações completas sobre o assunto, veja O Senhor dos Anéis, Apêndice E.


CONSOANTES
C sempre tem o valor de k, jamais o de s; portanto, Celebom é 'Keleborri, não 'Seleborrí. Em alguns casos, como em Tulkas, Kementãri, um k foi usado na ortografia neste livro.

CH sempre tem o valor do ch no termo escocês loch ou no alemão Puch, nunca o som do ch em inglês church. Exemplos: Carcharoth, Erchamion.

DH sempre usado para representar o som de um th sonoro em inglês, ou seja o th em then, não o th em thin. Exemplos: Maedhros, Aredhel, Haudh-en— Arwen.

G sempre tem o som do g inglês em get. Assim, Region, Eregion não se pronunciam como o inglês region; e a primeira sílaba de Ginglith é como o inglês begin, não como em gin. Consoantes repetidas têm a pronúncia longa. Assim, Ya— vanna tem o n longo ouvido no inglês em unnamed, penknife, não o n curto de unaimed, penny.


VOGAIS
AI tem o som do inglês eye\ assim, a segunda sílaba de Edain rima com o inglês dine, não com Dane.

AU tem o valor do inglês ow em town; portanto, a primeira sílaba de Aule é como o inglês ou>l, e a primeira sílaba de Sauron é semelhante ao inglês sour; não sore.

EI como em Teiglin tem o som do inglês grey.

IE não deveria ser pronunciado como piece em inglês, mas com as duas vogais ie esoando unidas. Assim, Ni-enna, não 'Neena'.

UI corno em Uinen tem o som do inglês ruin.

AE como em Aegnor, Nimaetb e OE, como em Noegyth, Loeg são combinações das vogais individuais, a-e, o-e, mas ae pode ser pronunciada da mesma forma que ai, e oe, como no inglês toy.

EA e EO não são unidos, mas constituem duas sílabas. Essas combinações  são escritas éae êo (ou, quando estão no início de nomes, e Eõ: Eãrendil, Eumvê).

U em nomes como Húrin, Túrin, Túna, deveria ser pronunciado oo. Portanto, 'Toorin', não 'Tyoorin'.

ER, IR, UR antes de uma consoante (como em Nerdanel, Círdan, Gurthang) ou no final de uma palavra (como em Ainur) não deveriam ser pronunciados como no inglês fem,flr, fur; mas como no inglês air, eer, oor.

E no final das palavras é sempre pronunciado como uma vogal distinta; e nessa posição é escrito ê. Da mesma forma, é sempre pronunciado no meio de palavras como Ce— lebom, Menegroth. Um acento circunflexo em monossílabos tônicos em sin darin denota a vogal especialmente longa ouvida nessas palavras (assim Hin Húrin)-, no entanto, em nomes em adúnaico (númenoriano) e khuzdul (idioma dos anões), o circunflexo é usado simplesmente para denotar vogais longas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!