17 de abril de 2016

Glossário

Por ser muito grande a quantidade de nomes no livro, este glossário fornece, além de referências às páginas, uma breve definição de cada pessoa e local. Essas definições não são resumos de tudo o que foi dito no texto e, no caso a maioria dos personagens mais importantes, são extremamente sintéticas. Contudo, é inevitável que um glossário dessa natureza seja volumoso, e eu reduzi seu tamanho de diversas formas.
Desses aspectos, o principal é o fato de que, com grande frequência, a tradução de um nome élfico também é usada como um nome independente. Assim, por exemplo, a morada do Rei Thingol é chamada tanto de Menegroth quanto de “Mil Cavernas” (e também os dois nomes juntos). Na maioria desses casos, combinei o nome élfico e seu significado traduzido num único verbete, com o resultado de que as referências a páginas não se limitam ao nome que aparece como título (ex.: as páginas citadas no verbete Echoriatb incluem as que se referem a “Montanhas Circundantes”). As traduções aparecem em verbetes separados, mas apenas com uma remissão ao verbete principal, e somente se houver ocorrências independentes. Palavras apresentadas entre aspas são traduções. Muitas delas ocorrem no texto (como Tol Eresséa “a Ilha Solitária”), mas acrescentei muitas outras. Informações sobre nomes que não estão traduzidos estão incluídas no Apêndice.
Fiz uma seleção com os numerosos títulos e expressões formais em inglês cujos originais em élfico não são mencionados, como por exemplo “o Rei Mais Velho” e “as Duas Famílias”, mas a grande maioria está registrada. As referências são completas em intenção (e às vezes incluem páginas em que o tópico do verbete ocorre mas não é efetivamente mencionado pelo nome), a não ser em pouquíssimos casos, em que o nome ocorre com muita frequência, como Beleríand, Valar. Nesses casos, é usado o termo passim, mas são fornecidas referências selecionadas para passagens importantes. E, nos verbetes de alguns dos príncipes noldorin, as muitas ocorrências do nome que estão relacionadas apenas a seus filhos 011 a suas casas foram eliminadas.

Referências a O Senhor dos Anéis são por título do volume, livro e capítulo.


Adanedhel “Homem-elfo”, nome dado a Túrin em Nargothrond.

Adúnakhor “Senhor do Oeste”, nome adotado pelo décimo nono Rei de Númenor, o primeiro a fazer isso no idioma adúnaico (núme— noriano); seu nome em queny a era Herunúmen.

Adurant O sexto e mais meridional dos afluentes do Gelion em Ossiriand. O nome significa “Corrente dupla”, uma referência a seu curso dividido em torno da ilha de Tol Galen.

Aeglos “Ponta-de-neve”, a lança de Gil-galad.

Aegnor Quarto filho de Finarfin, o qual com seu irmão Angrod, defendeu as encostas setentrionais de Dorthonion; morto na Dagor Bra— gollach. Seu nome significa “Fogo Cruel”.

Aelin-uial “Alagados do Crepúsculo”, onde o Aros desaguava no Sirion.

Aerandir “Errante do Mar”, um dos três marinheiros que acompanharam Eãrendil em suas viagens.
Aerin Parenta de Húrin em Dor-lómin; tomada como esposa por Brodda, o Oriental; ajudou Morwen depois da Nirnaeth Arnoe diad.

Agarwaen “Sujo de Sangue”, nome dado a si mesmo por Túrin quando chegou a Nargothrond.

Aglarond “Caverna Cintilante” do Abismo de Helm nas Ered Nimrals
Aglon “Passagem Estreita”, entre Dorthonion e as elevações a oeste de Himring.

Águias.

Ainulindalè “Música dos Ainur”, também chamada de (Grande) Música, (Grande) Canção. Também o nome do relato da criação que teria sido composto por Rúmil de Tirion, nos Dias Antigos.

Ainur “Os Sagrados” (singular Ainu); os primeiros seres criados por Ilúvatar; a “ordem” dos Valar e dos Maiar, criada antes de Ea.

Akallabêth “A Queda”, termo adunaico (númenoriano), equivalente em significado ao queny a
Atalantê. Também título do relato da Queda de Númenor.

Alagados do Crepúsculo Veja Aelin-uial.

Alcarinquê “A Gloriosa”, nome de uma estrela.

Alcarondas A enorme nau de Ar-Pharazôn, na qual ele velejou para Aman.

Aldaron “Senhor das Arvores”, um nome queny a do Vala Oromê; cf. Tauron.

Aldudéniê “Lamento pelas Duas Árvores”, composto por um elfo vany
arin chamado Elemmíré.

Almaren A primeira morada dos Valar em Arda, antes da segunda investida de Melkor: uma ilha num lago imenso no meio da Terra— média.

Alqualondê “Porto dos Cisnes”, a principal cidade e porto dos teleri nas costas de Aman. 

Alto-élfico Veja Quenya.

Altos-elfos Veja Eldar.

Altos Faroth Veja Taur-en-Faroth.

Aman “Abençoada, Livre do Mal”, o nome da terra no oeste, do outro lado do Grande Mar, na qual os Valar moraram depois de terem deixado a Ilha de Almaren. Frequentes referências a ela como o Reino Abençoado. Passim; veja especialmente.

Amandil “Amante de Aman”; o último senhor de Andúnié em Númenor, descendente de Elros e pai de Elendil; partiu em viagem a Valinor e não retornou.

Amarië Elfo vany arin, amada de Finrod Felagund, que permaneceu em Valinor.

Amigos-dos-elfos Os homens das Três Casas de Béor, Haleth e Hador, os edain. No Akallabêth e em Dos Anéis de Poder; usado para designar aqueles númenorianos que não se afastaram dos eldar; veja Elendili. A referência é sem dúvida aos homens de Gondor e aos dúnedain do norte.

Amlach Filho de Imlach, filho de Marach; líder da dissensão entre os homens de Estolad, que, arrependido, aceitou servir a Maedhros.

Amon Amarth “Montanha da Perdição”, o nome dado a Orodruin quando seu fogo voltou a despertar após o retorno de Sauron de Númenor.

Amon Ereb “Montanha Solitária” (também simplesmente Ereb), entre Ramdal e o Rio Gelion, em Beleriand Oriental.

Amon Ethir “Monte dos Espiões”, erguido por Finrod Felagund a leste dos portões de Nargothrond.

Amon Gwareth A colina sobre a qual Gondolin foi construída, no centro da planície de Tumladen.

Amon Obel Colina na Floresta de Brethil, na qual foi construída Ephel Brandir.

Amon Rûdh “Monte Calvo”, uma elevação solitária nas terras ao sul de Brethil; morada de Mîm e covil do bando de proscritos de Túrin.

Amon Sûl “Colina do Vento”, no Reino de Arnor (“Topo do Vento” em O  Senhor dos Anéis.

Amon Uilos nome sindarin de Oiolossë.

Amras Irmão gêmeo de Amrod, filho mais novo de Fëanor; morto com Amrod no ataque ao povo de Eárendil, nas Fozes do Sirion.

Amrod Veja Amras.

Anach Desfiladeiro que descia de Taur-nu-Fuin (Dorthonion) na extremidade ocidental das Ered Gorgoroth.

Anadûnê “Ponente”: nome de Númenor no idioma adûnaico (númenoriano) (Veja Númenor).

Anar Nome queny a para o Sol.

Anãrion Filho mais novo de Elendil, o qual, com o pai e o irmão, Isil— dur, escapou da Submersão de Númenor e fundou na Terra Média os reinos númenorianos no exílio; senhor de Minas Anor; morto no cerco cie Barad-dûr.

Anarríma Nome de uma constelação.

Ancalagon O maior de todos os dragões alados de Morgoth, destruído por Eãrendil.

Andor “Terra da Dádiva”: Númenor.

Andram “Longa Muralha”, nome do degrau divisório que atravessava Beleriand.

Androth Grutas nas Montanhas de Mithrim, nas quais Tuor foi criado pelos elfos-cinzentos.

Anduin “Rio Comprido”, a leste das Montanhas Nevoentas; também chamado de Grande Rio Rio.

Andúnie Cidade e porto na costa ocidental de Númenor. Para os Senhores de Andúnie, veja 3

Anéis de Poder. Um Anel, Grande Anelou Anel Governante. Três Anéis dos Elfos (veja também Narya, o Anel do Fogo, Ne— nya, o Anel de Diamante, e Vilya, o Anel de Safira). Sete Anéis dos Anões. Nove Anéis dos Homens.

Anel Vermelho Veja Narya.

Anfauglir Um nome do lobo Carcharoth, traduzido no texto como “Mandíbulas Sedentas”.

Anfauglith Nome da planície de Ard-galen depois de sua devastação por Morgoth na Batalha das Chamas Repentinas; traduzido no texto como “Poeira Sufocante”. Cf. Dor-nu-Fauglith.

Angainor A corrente forjada por Aulê, com a qual Melkor foi acorrentado duas vezes.

Angband “Prisão de Ferro, Inferno de Ferro”, a imensa fortaleza de masmorras de Morgoth no noroeste da Terra Média. Passim; veja especialmente O Cerco a Angband

Anghabar “Escavações de Ferro”, uma mina nas Montanhas Circundantes em torno da planície de Gondolin.

Anglachel A espada feita de ferro de um meteoro que Thingol recebeu de Eõl e deu a Beleg; depois de novamente forjada para Túrin, foi chamada de Gurthang Angrenost “Fortaleza de Ferro”, a fortaleza númenoriana nos limites ocidentais de Gondor, mais tarde habitada pelo Mago Curunír (Saruman); veja Isengard.

Angrirn Pai de Gorlim, o Infeliz.

Angrist “A que corta Ferro”, a faca feita por Telchar de Nogrod, tomada de Curufin por Beren e usada por ele para arrancar a Silmaril da coroa de Morgoth.

Angrod Terceiro filho de Finarfin, o qual, com seu irmão Aegnor, defendeu as encostas setentrionais de Dorthonion; morto na Dagor Bragollach.

Anguirel Espada de Eõl, feita do mesmo metal de Anglachel.

Annael Elfo-cinzento de Mithrim, pai de criação de Tuor.

Annatar “Senhor dos Presentes”, nome dado a si mesmo por Sauron na Segunda Era, época em que surgiu com bela aparência entre os eldar que permaneceram na Terra Média.

Annon-in-Gelydh “Portão dos Noldor”, entrada para um córrego subterrâneo nos montes ocidentais de Dor-lómin, que levava até a Cirith Ninniach.

Annúminas “Torre cio Oeste” (ou seja Ponente, Númenor); cidade dos Reis de Arnor ao lado do Lago Nenuial.

Ano de Lamentação O ano da Nimaeth Arnoediad.

Anos Escravos

Anões Referências aos anões— pequenos— Sete Pais dos Anões: Para o Colar dos Anões, veja Nauglamír. Para os Sete Anéis dos Anões, veja Anéis de PoderVeja também Naugrim.

Anões-pequenos Tradução de Noegyth Nibin. Veja também Anões.

Anor Veja Minas Anor.

Apanónar “Os Nascidos-depois”, nome élfico dos homens.

Aradan Nome sindarin de Malach, filho de Marach.

Aragorn Trigésimo nono herdeiro de Isildur em linha direta; Rei dos reinos reunificados de Arnor e Gondor depois da Guerra do Anel; desposou Arwen, filha de Elrontl. Chamado de Herdeiro de Isildur.

Araman Descampado árido no litoral de Aman, entre as Pelóri e o Mar, estendendo-se para o norte até o Helcaraxé.

Aranel Nome de Dior, Herdeiro de Thingol. Aranrúth “Fúria do Rei”, nome da espada de Thingol. Aranrúth sobreviveu à destruição de Doriath e pertenceu aos Reis de Númenor.

Araniwë Elfo de Gondolin, pai de Voronwë.

Aratan Segundo filho de Isildur, morto com ele nos Campos de Lis.

Aratar “Os Enaltecidos”, os oito Valar de maiores poderes. Arathorn Pai de Aragorn.

Arcoforte Tradução de Cúthalion, nome de Beleg.

Arda “Reino”, nome da Terra como Reino de Manwé. Passim;

Ard-galen A vasta pradaria ao norte de Dorthonion, chamada de Anfauglith Dor-nu-Fauglith depois de sua devastação. O nome significa “Região Verde”; cf. Calen-ardhon {Rohan}.

Aredhel “Nobre mulher élfica”, a irmã de Turgon de Gondolin, que caiu na armadilha de Eõl em Nan Elmoth e teve com ele Maeglin; também chamada de Ar-Feiniel, a Dama Branca dos Noldor, a Dama Branca de Gondolin.

Ar-Feiniel Veja Aredhel.

Ar-Gimilzôr Vigésimo segundo Rei de Númenor, perseguidor dos elendili.

Argonath “Pedras dos Reis”, os Pilares dos Reis, enormes esculturas de Isildur e Anárion no rio Anduin, na entrada para a fronteira setentrional de Gondor. Arien Maia escolhida pelos Valar para conduzir a nave do Sol.

Armenelos Cidade dos Reis em Númenor.

Arminas Veja Gelmir.

Arnor “Terra do Rei”, reino setentrional dos númenorianos na Terra— média, fundado por Elendil depois de escapar da Submersão de Númenor.

Aros O rio ao sul de Doriath.

Arossiach Os Vaus do Aros, perto do extremo nordeste de Doriath.

Ar-Pharazôn “O Dourado”, vigésimo quarto e último Rei de Númenor; chamado em queny a Tar-Calion, capturou Sauron, por quem se deixou seduzir; comandante da enorme frota que foi atacar Aman.

Ar-Sakalthôr Pai de Ar-Gimilzôr.

Arthad Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Arvernien As terras litorâneas da Terra Média a oeste das Fozes do Sirion. Cf. Canção de Bilbo em Valfenda: “Eãrendil foi um marinheiro que veio em Arvernien morar...” 311 Árvore Branca Veja Telperion, Galathilion, Nimloth. As Árvores Brancas de Minas Ithil e Minas Anor.

Ar-Zimraphel Veja Míriel.

Ascar O mais setentrional dos afluentes do Gelion em Ossiriand (mais tarde chamado de RathlórieP). O nome significa “veloz, impetuoso”.

Astaldo “O Valente”, nome do Vala Tulkas.

Atalantê “A Queda”, termo queny a equivalente em sentido a Akallabêth.

Atanamir Veja Tar-Atanamir.

Atanatãri “Pais dos Homens”; veja Atani “O Segundo Povo”, os homens (no singular, Atari). Para a origem do nome. Como em Beleriand, por muito tempo, os únicos homens conhecidos dos noldor e dos sindar eram aqueles das Três Casas dos amigos-dos-elfos, esse nome (na forma sin— darin, Adan, plural Edairi) passou a ser associado especialmente a eles; era raramente aplicado aos outros homens que chegaram mais tarde a Beleriand ou os quais se dizia que moravam do outro lado das Montanhas. Porém, na fala de Ilúvatar o significado é “Homens (em geral)”. Edain.

Aulë Um Vala, um dos Aratar, ferreiro e mestre artífice, cônjuge de Yavanna; e, para sua criação dos anões.

Avallónë Porto e cidade dos eldar em Tol Eresséa, assim chamada, segundo o relato Akallabêth, “por ser de todas as cidades a mais próxima cie Valinor”.

Avari “Os Relutantes, Os Que se Recusaram”, nome dado a todos os elfos que não quiseram se unir à marcha para o oeste a partir de Cuiviénen. Veja Eldar Elfos-escuros.

Avathar “As Sombras”, a terra abandonada no litoral de Aman ao sul da Baía de Eldamar, entre as Pelóri e o Mar, onde Melkor encontrou Ungoliant.

Azaghâl Senhor dos Anões de Belegost; feriu Glaurung na Nirnaeth Arnoediad, e foi morto por ele. Azevim Veja Eregion.

Balada de Leithian O longo poema que descreve as vidas cie Beren e Lúthien, do qual derivou o relato em prosa incluído em O Silmarillion. Leithian é traduzido como “Libertação do Cativeiro”. Balan Nome de Béor, o Velho, antes de aceitar servir a Finrod.

Balar A grande baía ao sul de Beleriand, na qual desaguava o rio Sirion. Também a ilha na baía, que teria sido a extremidade oriental de Tol Eresséa dela separada, onde Círdan e Gil— galad moraram depois da Nirnaeth Arnoediad.

Balrog “Demônio de Força”, forma sindarin (queny a Valaraukó) do nome dos espíritos de fogo que serviam a Morgoth.

Barad-dur “Torre Escura” de Sauron em Mordor.

Barad Eithel “Torre do Poço”, a fortaleza dos noldor em Eithel Sirion.

Barad Nimras “Torre do Chifre Branco”, erguida por Finrod Felagund no cabo a oeste de Eglarest.

Baragund Pai de Morwen, a mulher de Húrin; sobrinho de Barahir e um de seus doze companheiros em Dorthonion.

Barahir Pai de Beren; salvou Finrod Felagund na Dagor Bragollach e recebeu dele seu anel; morto em Dorthonion. Para a história posterior do anel de Barahir, que se tomou um bem de herança da Casa de Isildur.

Baran Primogênito de Béor, o Velho.

Baranduin “Rio Castanho” em Eriador, que deságua no Mar ao sul das Montanhas Azuis; o Brandevin do Condado, em O Senhor dos Anéis.

Bar-en-Danwedh “Casa do Resgate”, nome que Mím, o anão, deu à sua morada no Amon Rúdh, quando a cedeu a Túrin.
Batalhas de Beleriand A primeira batalha. A segunda batalha (Batalha-sob-as-estrelas): veja Dagor-nuin-Giliath. A terceira batalha (Batalha Gloriosa): veja Dagor Aglareb. A quarta batalha (Batalha das Chamas Repentinas): veja Dagor Bragollach. A quinta batalha (Lágrimas incontáveis): veja Nirnaeth Amoediad. A Grande Batalha.

Bauglir Um nome de Morgoth: “O Opressor”.

Beleg Grande arqueiro e comandante da guarda de fronteira de Doriath; chamado Cúthalion “Arcoforte”; amigo e companheiro de Túrin, por quem foi assassinado.

Belegaer “O Grande Mar” do oeste, entre a Terra Média e Aman. Chamado Belegaer 30, 102, 304; com muita frequência chamado de (Grande) Mar, também de Mar Ocidental e de Grande Água.

Belegost “Grande Fortaleza”, uma das duas cidades dos anões nas Montanhas Azuis; tradução para o sindarin de Gabilgathol na língua dos anões. Veja Grão-Forte.

Belegund Pai de Rían, mulher de Huor; sobrinho de Barahir e um dos doze  companheiros em Dorthonion.

Beleriand Dizia-se que o nome significaria “País de Balar”, tendo sido usado de início para designar as terras próximas às Fozes do Sirion que davam para a Ilha de Balar. Mais tarde, o nome passou a incluir também todo o antigo litoral do noroeste da Terra Média, ao sul do Estuário de Drengist, bem como todo o interior ao sul de Hithlum, que se estendia para o leste até os sopés das Montanhas Azuis, sendo dividido em Beleriand Oriental e Ocidental pelo rio Sirion. Beleriand foi destruída nas convulsões no final da Primeira Era e invadida pelo mar, de modo que apenas Ossiriand (Lindon) restou. Passim; veja especialmente. Belfalas Região no litoral sul de Gondor, que dá para a enorme baía do mesmo nome; Baía de Belfalas.

Belthil “Brilho Divino”, a cópia de Telperion feita porTurgon em Gondolin.

Belthronding O arco de Beleg Cúthalion, que foi enterrado com ele.

Bëor Chamado “O Velho”; chefe dos primeiros homens a entrar em Beleriand; vassalo de Finrod Felagund; progenitor da Casa de Bëor (também chamada de Casa Mais Antiga dos Homens Primeira Casa dos Edairi)-, veja Balan, Casa de, Povo de, Bèor. Bereg Neto de Baran, filho de Bëor, o Velho (isso não está declarado no texto); líder da dissensão entre os homens de Estolad; voltou pelas montanhas para o interior de Eriador.

Beren Filho de Barahir; arrancou uma Silmaril da coroa de Morgoth como pagamento pela noiva Lúthien, filha de Thingol; e foi morto por Carcharoth, o lobo de Angband; único dos homens mortais a voltar da morte, foi viver daí em diante com Lúthien em Tol Galen, em Ossiriand, e lutou com os anões no Sam Athrad. Bisavô de Elrond e Elros e antepassado dos Reis de Númenor. Também chamado de Camlost, Erchamione Maneta.

Bór Líder dos orientais; seguidor, com seus três filhos, de Maedhros e
Maglor. Filhos de Bór.

Borlach Um dos três filhos de Bór; morto com seus irmãos na Nirnaeth
Arnoediad.

Borlad Um dos três filhos de Bór; veja Borlach.

Boromir Bisneto de Béor, o Velho, avô de Barahir, pai de Beren; primeiro senhor de Ladros.

Boron Pai de Boromir.

Borthand Um dos três filhos de Bór; veja Borlach. Bragollach Veja
Dagor Bragollach.

Brandir Chamado o Manco; governante do povo de Haleth depois da morte de Handir, seu pai; apaixonado por Nienor; morto por Túrin.

Bregolas Pai de Baragund e Belegund; morto na Dagor Bragollach.

Bregor Pai de Barahir e Bregolas.

Brethil A floresta entre o Rio Teiglin e o Sirion, morada dos haladin (o povo de Haleth).

Brilthor “Torrente Cintilante”, o quarto afluente do Gelion em Ossi— riand.

Brithiach O vau do Sirion ao norte da Floresta de Brethil.

Brithombar O mais setentrional dos Portos das Falas no litoral de Beleriand.

Brithon O rio que desaguava no Grande Mar em Brithombar.

Brodda Um oriental em Hithlum, depois da Nirnaeth Arnoediad, que tomou por esposa Aerin, parente de Húrin; morto por Túrin.

Cabed Naeramarth “Salto do Destino Terrível”, nome dado a Cabed— en-Aras, depois que Nienor saltou de seus penhascos.

Cabed-en-Aras Profunda ravina no Rio Teiglin, onde Túrin matou Glau— rung e Nienor saltou para a morte; veja Cabed Naeramarth.

Calacirya “Fenda de Luz”, o desfiladeiro aberto nas montanhas das Pelóri, no qual foi erguida a colina relvada de Túna.

Calaquendi “Elfos-da-luz”, aqueles elfos que moravam ou haviam morado em Aman (os altos-elfos). Veja Moriquendi Elfos-escuros.

Calenardbon “A Província Verde”, nome de Rohan quando era a parte setentrional de Gondor; cf. Ard-galen.

Camlost “Mão-vazia”, nome adotado por Beren depois de retornar ao Rei Thingol sem a Silmaril.

Campos de Lis Tradução parcial de Loeg Ningloron; as vastas extensões de juncos e iridáceas (gladíolos) nas águas e junto às margens do Anduin, onde Isildur foi morto e o Um Anel, perdido. Caragdur O precipício na face norte do Amon Gwareth. (a colina de Gondolin), do qual Eòl foi lançado para a morte.

Caranthir Quarto filho de Fèanor, chamado o Moreno; “dos irmãos o mais agressivo e de temperamento mais irritável”; foi senhor em Thargelion; morto no ataque a Doriath.

Carcharoth O grande lobo de Angband que arrancou com uma mordida a mão de Beren que segurava a Silmaril; morto por Huan em Doriath. O nome está traduzido no texto como “Goela Vermelha”. Também chamado de Anfauglir.

Cardolan Região no sul de Eriador, parte do Reino de Arnor.

Carnil Nome de uma estrela (vermelha).

Casadelfos Veja Eldamar.

Celebom (1) “Árvore de Prata”, nome da Árvore de Tol Eresséa, uma muda de Galathilion.

Celebom (2) Elfo de Doriath, parente de Thingol; casou-se com Galadriel e com ela permaneceu na Terra Média até o fim da Primeira Era.

Celebrant “Veio de Prata”, rio que corria do Lago-espelho e cortava Lothlórien para desaguar no Anduin.

Celebrimbor”Mão de Prata”, filho de Curufin que permaneceu em Nargothrond quando seu pai foi expulso. Na Segunda Era, o maior dos artífices de Eregion; criador dos Três Anéis dos Elfos; morto por Sauron.

Celebrindal “Pé-de-prata”; veja klril.

Celebros “Espuma de Prata” ou “Chuva de Prata”, um córrego em Brethil que caía no Teiglin perto das Travessias.

Celegorm O terceiro filho de Féanor, chamado de o Louro; até a Dagor Bragollach, senhor da região de Himlad, com Curufin, seu irmão; morou em Nargothrond e aprisionou Lúthien; dono de Huan, o caçador de lobos; morto por Dior, em Menegroth.

Celon Rio que corria para o sudoeste a partir do Monte de Himring, afluente do Aros. O nome significa “rio que desce das alturas”.

Colinas do Norte Em Eriador, onde foi construída a cidade númenoriana de Fornost. Círculo da Lei Veja Máhanaxar.

Círdan “O Armador”; elfo telerin, senhor das Falas (costas de Beleriand Ocidental); com a destruição dos Portos depois da Nirnaeth Arnoediad, escapou com Gil-galad para a Ilha de Balar; durante a Segunda e a Terceira Era, guardião dos Portos Cinzentos no Golfo do Lún; com a chegada de Mithrandir, confiou-lhe Naiy a, o Anel do Fogo.

Cirith Ninniach “Fenda do Arco-íris”, pela qual Tuor chegou ao Mar Ocidental; veja Annon-in-Gelydh.

Ciritb Thoronath “Fenda das Águias”, alto desfiladeiro nas montanhas ao norte de Gondolin, onde Glorfindel lutou com um balrog e caiu no abismo.

Cirth As Runas, criadas por Daeron de Doriath.

Ciryon Terceiro filho de Isildur, morto com ele nos Campos de Lis.

Colar dos Anões Veja Nauglamír.

Conselho Branco O Conselho dos Sábios na Terceira Era, formado para se opor a Sauron.

Corollairè “O Monte Verde” das Duas Árvores em Valinor; também chamado de Ezellohar.


Crissaegrim Os picos de montanhas ao sul de Gondolin, onde ficavam os ninhos de Thorondor.

Cuiviénen “Água do Despertar”, lago na Terra Média onde os elfos despertaram pela primeira vez e foram encontrados por Oromé.

Culúrien Um nome de Laurelin.

Curufin O quinto filho de Féanor, chamado de o Habilidoso; pai de Celebrimbor. Para a origem de seu nome, veja Fêanor, e para sua história, veja Celegorm.

Curufinwë Veja Fëanor.

Curunír “O dos Ardis Inteligentes”, nome élfico de Saruman, um dos istari (Magos).

Cúthalion “Arcoforte”; veja Beleg.

Daeron Menestrel e principal guardião das tradições do Rei Thingol; criador das Cirth (Runas); apaixonado por Lúthien, duas vezes a denunciou ao Rei.

Dagnir Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Dagnir Glaurunga “A Perdição de Glaurung”, Túrin. Dagor Aglareb “Batalha Gloriosa”, a terceira das grandes batalhas nas Guerras de Beleriand.

Dagor Bragollach “Batalha das Chamas Repentinas” (também simplesmente a Bragollach), a quarta das grandes batalhas nas Guerras de Beleriand.

Dagorlad “Planície da Batalha”, ao norte de Mordor, local da grande batalha entre Sauron e a Última Aliança de Elfos e Homens no final da Segunda Era.

Dagor-nuin-Giliath “A Batalha-sob-as-estrelas”, a segunda batalha nas Guerras de Beleriand, travada em Mithrim depois da chegada de Féanor à Terra Média.

Dairuin Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.  

Deldúwath Um dos nomes posteriores de Dorthonion (Taur-nu-Fuin ), significando “Horror da Sombra da Noite”.

Denethor Filho de Lenwé; líder dos elfos nandorin, que atravessaram por último as Montanhas Azuis e moravam em Ossiriand; morto no Amon Ereb na primeira batalha de Beleriand. Dias Antigos A Primeira Era; também chamada de Tempos Mais Antigos.

Dias da Fuga

Dimbar A terra entre o rio Sirion e o Mindeb.

Dimrost As quedas do Celebros na Floresta de Brethil; traduzidas no texto como “Escada Chuvosa”. Mais tarde, chamadas de Nen Girith.

Dior Chamado Aranel também Eluchíl, “Herdeiro de Thingol”; filho de Beren e Lúthien, e pai de Elwing, mãe de Elrond; veio para Doriath de Ossiriand após a morte de Thingol, e recebeu a Sil— maril depois da morte de Beren e Lúthien; morto em Menegroth pelos filhos de Féanor.

Dol Guldur “Colina da Bruxaria”, reduto do necromante (Sauron) na região sul da Floresta das Trevas, na Terceira Era.

Dolmed “Cabeça Molhada”, grande montanha nas Ered Luin, perto das cidades dos anões de Nogrod e Belegost.

Dor Caranthir “Terra de Caranthir”; veja Tloargelion.

Dor-Cúarthol “Terra do Arco e do Elmo”, nome do território defendido por Beleg e Túrin a partir de seu esconderijo no Amon Rúdh.

Dor Daedeloth “Terra da Sombra do Horror”, a terra de Morgoth no norte.

DorDíne “Terra Silenciosa”, onde nenhuma criatura morava, entre o curso superior do Esgalduin e do Aros.

Dor Firn-i-Guinar “Terra dos Mortos que Vivem”, nome da região em Ossiriand na qual Beren e Lúthien foram morar após seu retorno.

Doriath “Terra da Cerca” (Dor Iâttí), referência ao Cinturão de Melian, anteriormente chamada de Eglador; o reino de Thingol e Melian nas florestas de Neldoreth e Region, governado a partir de Menegroth às margens do Esgalduin. Também chamado de Reino Oculto. Passim;

Dorlas Um homem dos haladin de Brethil; acompanhou Túrin e Hunthor no ataque a Glaurung, mas recuou atemorizado; morto por Brandir, o Manco, A mulher de Dorlas, cujo nome não é mencionado.

Dor-lómin Região no sul de Hithlum, o território de Fingon, concedido como feudo à Casa de Hador; lar de Húrin e Morwen. A Senhora de Dor-lómin: Morwen.

Dor-mi-Fauglith “Terra sob Cinzas Sufocantes”; veja Anfauglith.

Dorthonion “Terra dos Pinheiros”, os grandes planaltos cobertos de florestas nas fronteiras setentrionais de Beleriand, mais tarde chamados de Taur-nu-Fuin. Cf. a canção de Barbárvore: “Até os pinheiros da planície de Dorthonion galguei no Inverno...”

Dragões.

Draugluin O enorme lobisomem morto por Huan em Tol-in-Gaurhoth, e disfarce com o qual Beren entrou em Angband.

Drengist O longo estuário que entrava pelas Ered Lómin, a fronteira oeste de Hithlum.

Duas Árvores de Valinor.

Duas Famílias Elfos e homens.

Duilwen O quinto dos afluentes do Gelion em Ossiriand.

Dúnedain “Edain do Oeste”; veja Númenorianos.

Dungortheb Veja Nan Dungortheb.

Durin Senhor dos anões de Khazad-dúm (Moria).

Divarrowdelf “Escavações dos Anões”: tradução de Khazad-dúm (Hadhodrond).

Eã O Mundo, o Universo material; Eá, significando, em élfico, “É” ou “Que seja”, foi a palavra de Ilúvatar quando o Mundo começou a existir. Eãrendil Chamado “Meio-elfo”, “Abençoado”, “Luminoso” e “Marinheiro”; filho de Tuor e Idril, filha de Turgon; escapou do saque a Gondolin e desposou Elwing, filha de Dior, nas Fozes do Sirion; navegou com ela para Aman e implorou por ajuda contra Morgoth; saiu velejando pelos céus em sua nau Vingilot, portando a Silmaril que Beren e Lúthien haviam retirado de Angband. O nome significa “Amante do Mar”. Balada de Eãrendil

Eärendur (1) Senhor de Andúnié em Númenor.

Eärendur (2) Décimo Rei de Arnor.

Eämil Trigésimo segundo Rei de Gondor.

Eärnur Filho de Eárnil; último Rei de Gondor, com quem a linhagem de Anárion chegou ao fim.

Eärrámê “Asa do Mar”, o nome da embarcação de Tuor.

Eärwen Filha de Olwé de Alqualondé, irmão de Thingol; desposou Finarfin dos noldor. Através de Eãrwen, Finrod, Orodreth, Angrod, Aegnor e Galadriel tinham sangue telerin e receberam, portanto, permissão para entrar em Doriath.

Echoriath “Montanhas Circundantes”, em volta da planície de Gondolin.

Ecthelion Senhor élfico de Gondolin, que, no saque da cidade, matou Gothmog, Senhor dos balrogs, e foi morto por ele.

Edain Veja Atani.

Edrahil Líder dos elfos de Nargothrond que acompanhou Finrod e Beren em sua expedição e morreu nas masmorras de Tol-in— Gaurhoth.

Eglador Antigo nome de Doriath, antes de ser cercada pelo Cinturão de Melian; provavelmente ligado ao nome Eglath. Eglarest O mais meridional dos
Portos das Falas no litoral de Beleriand.

Eglath “Povo Abandonado”, nome dado a si mesmos pelos elfos telerin que permaneceram em Beleriand à procura de Elwê (Thingol) quando o principal grupo dos teleri partiu para Aman.

Eilinel A mulher de Gorlim, o Infeliz.

Eithel Ivrín “Poço do Ivrin”, nascente do rio Narog nos sopés das Ered Wethrin.

Eithel Sirion “Poço do Sirion”, na face oriental das Ered Wethrin, onde ficava a enorme fortaleza de Fingolfin e Fingon (veja Barad Eithel).

Ekkaia Nome élfico do Mar de Fora, que circunda Arda; também denominado Oceano de Fora Mar Circundante.

Elhereth Nome habitual de Varda em sindarin, “Rainha das Estrelas”;
cf. Elentári.

Eldalië “O povo élfico”, usado como equivalente de Eldar.
Eldainar “Casadelfos”, a região de Aman habitada pelos elfos; também a grande baía de mesmo nome.

Eldar De acordo com as lendas élficas, o nome Eldar, “Povo das Estrelas”, foi dado a todos os elfos pelo Vala Oromë. Entretanto, ele veio a ser usado em referência apenas aos elfos das Três Famílias (vany ar, noldor e teleri) que iniciaram a grande marcha para o oeste a partir de Cuiviénen (quer tivessem permanecido na Terra Média, quer não), à exceção dos Avari. Os elfos de Aman, e todos os elfos que um dia moraram em Aman, eram chamados de altos-elfos (Tareldar) e de elfos-da-luz (Calaquendi); veja Elfos-escuros, Úmanyar. Passim; veja verbete Elfos.

Eldarin 'Dos eldar”; usado em referência ao(s) idioma(s) dos eldar. As ocorrências desse termo de fato se referem ao queny a, também chamado de Alto-eldarin e de Alto-élficcr, veja Quenya.

Eledhwen Veja Moriven.

Elemmírê (1) Nome de uma estrela.

Elemmírê (2) Elfo vany arin, compositor do Aldudénië, Lamento pelas Duas Árvores.

Elendë Um nome de Eldamar.

Elendil Chamado o Alto; filho de Amandil, último senhor de Andúnié em Númenor, descendente de Eárendil e Elwing, mas não da linhagem direta dos Reis; escapou com os filhos Isildur e Anárion da Submersão de Númenor e fundou os reinos númenorianos na Terra Média; morto com Gil-galad na derrubada de Sauron no final da Segunda Era. O nome pode ser interpretado como “Amigo-dos— elfos” (cf. Elendili) ou como “Amante-das-estrelas”.  Herdeiros de Elendil.

Elendili “Amigos-dos-elfos”, nome dado àqueles númenorianos que não se afastaram dos eldar nos tempos de Tar-Ancalimon e de reis posteriores; também chamados de Fiéis. ElendurVúmogèmto de Isildur, morto com ele nos Campos de Lis.

Elenna Um nome (queny a) de Númenor, “Na direção da estrela”, decorrente de terem sido os edain orientados por Eárendil em sua viagem até Númenor no início da Segunda Era.

Elentári “Rainha das Estrelas”, um nome de Varda como criadora das estrelas. Ela é chamada por esse nome no lamento de Galadriel em Lórien, A Sociedade do Anel. Cf. Elbereth, Tintallë.

Elenwë Esposa de Turgon; pereceu na travessia do Helcaraxê.

Elerrína “Coroada de Estrelas”, um nome da Taniquetil.

Elfos veja também Filhos de Ilúvatar.;

Eldar; Elfos-escuros. Elfos-da-luz-, veja Calaquendi.

Elfos abandonados Veja Eglah.

Elfos-cinzentos Veja Sindar. Elfos-dos-bosques Veja Elfos-silvestres.

Elfos-escuros No idioma de Aman, todos os elfos que não cruzaram o Grande Mar eram elfos-escuros (Moriquendi), e o termo é às vezes usado nessa acepção, quando Caranthir chamou Thingol de elfo-escuro, sua intenção era de ofensa, ainda mais porque Thingol havia estado em Aman e “não era considerado como pertencendo aos moriquendi” No entanto, no período do Exílio dos Noldor, o termo era usado com frequência para designar os elfos da Terra Média que não fossem noldor nem sindar e é, portanto, praticamente equivalente a avari. Ainda diferente é o título elfo-escuro do elfo sindarin Eõl, mas na página Turgon sem dúvida quis dizer que Eõl pertencia aos Moriquendi.

Elfos silvestres Também chamados elfos-dos-bosques. Parecem ter sido em sua origem aqueles elfos nandorin que nunca passaram para o oeste das Montanhas Nevoentas, mas permaneceram no Vale do Anduin e na Grande Floresta Verde; veja Nandor.

Elfos-verdes Tradução de Laiquendi; os elfos nandorin de Ossiriand. Para sua origem.

Elmo-de-dragão de Dor-lómin Bem de herança da Casa de Hador, usado por Túrin; também chamado de Elmo de Hador.

Elostirion A mais alta das torres sobre as Emy n Beraid, na qual foi instalado o palantír.

Elrond Filho de Eárendil e Elwing, que no final da Primeira Era escolheu pertencer aos Primogênitos e permaneceu na Terra Média até o fim da Terceira Era; senhor de Imladris (Valfenda) e guardião de Vily a, o Anel do Ar, que havia recebido de Gil-galad. Chamado de Mestre Elrond e de Elrond Meio-elfo. O nome significa “Abóbada de Estrelas”. Filhos de Elrond.

Elros Filho de Eárendil e Elwing, que no final da Primeira Era optou pela inclusão entre os homens, e se tornou o primeiro Rei de Númenor (chamado Tar-Minyatur), tendo vivido até idade muito avançada. O nome significa “Espuma de Estrelas”.
Elu Forma sindarin de Elwë.
Eluchíl “Herdeiro de Elu (Thingol)”, nome de Dior, filho de Beren e Lúthien. Veja Dior.

Eluréd Filho primogênito de Dior; morto no ataque a Doriath pelos filhos de Féanor. O nome tem o mesmo significado de Eluchíl.

Elurín Filho mais novo de Dior; morto com seu irmão Eluréd. O nome significa “Lembrança de Elu (Thingol)”.

Elwë Recebeu o sobrenome de Singollo “Manto-cinzento”; líder com seu irmão Olwé das hostes dos teleri na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, até ficar perdido em Nan Elmoth; mais tarde, Senhor dos sindar, governando em Doriath, com Melian; recebeu a Silmaril de Beren; morto em Menegroth pelos anões. Chamado (Elu) Thingol em sindarin. Veja Elfos-escuros, Thingol.

Elwing Filha de Dior que escapou de Doriath com a Silmaril, desposou Eárendil nas Fozes do Sirion e foi com ele para Valinor; mãe de Elrond e Elros. O nome significa “Respingo de Estrelas”; veja Lanthir Lamath.

Emeldir Chamada de Coração Viril; mulher de Barahir e mãe de Beren; depois da Dagor Bragollach, levou de Dorthonion as mulheres e crianças da Casa de Béor. (Ela mesma também descendia de Bêor, o Velho, e o nome de seu pai era Beren; essa informação não está no texto.)

Emyn Beraid “Colinas das Torres” no oeste de Eriador; veja Elostirion.

Endor “Terra do Meio”, Terra Média.

Engwar “Os Enfermiços”, um dos nomes élficos para os homens.

Eöl Chamado de elfo-escuro; o famoso ferreiro que morava em Nan Elmoth e que tomou por esposa Aredhel, irmã de Turgon; amigo dos anões; forjou a espada Anglachel (Gurthang); pai de Maeglin; morto em Gondolin.

Eönwê Um dos mais poderosos dos Maiar; chamado de Arauto de Manwë; líder do exército dos Valar no ataque a Morgoth, no final da Primeira Era.  

Ephel Brandir “Cerca fechada de Brandir”, moradas dos homens de Brethil no Amon Obel; também chamada de a Ephel.

Ephel Dúath “Cerca de Sombra”, cadeia de montanhas entre Gondor e Mordor; também chamada de Montanhas Sombrias.

Erchamion “Maneta”, o nome de Beren depois de escapar de Angband.
Erech Colina no oeste de Gondor, onde estava a Pedra de Isildur (veja O Retorno do Rei).

Ered Engrin “Montanhas de Ferro”, no extremo norte.

Ered Gorgoroth “Montanhas do Terror”, ao norte de Nan Dungortheb; também chamadas de as Gorgoroth.

Ered Lindon “Montanhas de Lindon”, outro nome das Ered Luin, as Montanhas Azuis.

Ered Lómin “Montanhas Ressoantes”, que eram a fronteira ocidental de
Hithlum.

Ered Luin “Montanhas Azuis”, também chamadas de Ered Lindon. Depois da destruição no final da Primeira Era, as Ered Luin tornaram-se a cadeia costeira no noroeste da Terra Média.

Ered Nimrais “Montanhas Brancas (nimrais “chifres brancos”)”, a grande cadeia de leste a oeste ao sul das Montanhas Nevoentas. Ered Wethrin “Montanhas de Sombra”, “Montanhas Sombrias”, a enorme cadeia em curva que acompanhava a fronteira de Dor-nu— Fauglith (Ard-Galen) no oeste e formava a barreira entre Hithlum e Beleriand Ocidental.

Eregion “Terra do Azevinho” (chamada pelos homens de Azevini)-, reino noldorin na Segunda Era junto aos sopés ocidentais das Montanhas Nevoentas, onde os Anéis dos elfos foram feitos.

Ereinion “Descendente de Reis”, o filho de Fingon, sempre conhecido por seu cognome Gil-galad.

Erellont Um dos três marinheiros que acompanharam Eàrendil em suas viagens.

Eressëa Veja Tol

Eriador A terra entre as Montanhas Nevoentas e as Montanhas Azuis, na qual ficava o Reino de Arnor (e também o Condado dos Hobbits).

Eni “O Um”, “O Que é Só”: llúvatar.
*Filhos de Eru.

Esgalduin O rio de Doriath, que dividia as florestas de Neldoreth e Region, e desaguava no Sirion. O nome significa “Rio sob o véu”.

Espada Negra Veja Mormegil.

Espectros do Anel Os escravos dos Nove Anéis dos Homens e principais servos de Sauron; também chamados de nazgúl úlairi.

Espoliados, Os A Casa de Fëanor.

Estë Uma das Valier, esposa de Irmo (Lórien); seu nome significa “Descanso”.

Estolad A terra ao sul de Nan Elmoth, onde os homens das comitivas de Béor e Marach permaneceram depois de terem atravessado as Montanhas Azuis para entrar em Beleriand; traduzido no texto como “Acampamento”.

Estrada dos Anões Estrada que descia até Beleriand, vinda das cidades de Nogrod e Belegost, e que atravessava o Gelion no Vau de Sarn Athrad.

Ezellobar O Monte Verde das Duas Árvores de Valinor; também chamado de Corollairè.

Faelivrin Nome dado a Finduilas por Gwindor. 

Falas O litoral ocidental de Beleriand, ao sul de Nevrast.

Falathar Um dos três marinheiros que acompanharam Eärendil em suas viagens.

Falathrim Os elfos telerin das Falas, cujo senhor era Círdan.

Falha de Maglor A região entre os braços setentrionais do Gelion, onde não havia nenhuma colina que servisse de defesa contra o norte.

Falmari Os elfos-do-mar; nome dos teleri que partiram da Terra Média e foram para o oeste.

Fëanor Primogênito de Finwë (único filho de Finwë e Míriel), meio— irmão de Fingolfin e Finarfin; maior de todos os noldor e líder em sua rebelião; inventor da escrita fëanoriana; criador das Silmarils; morto em Mithrim na Dagor-nuin-Giliath. Seu nome era Curufinwë (curu”habilidade”), e ele deu esse nome a seu quinto filho, Curufin; mas ele próprio sempre foi conhecido pelo nome dado pela mãe, Fëanor “Espírito de Fogo”, que recebeu a forma sindarin Fëanor. Em outros trechos, seu nome ocorre principalmente em Filhos de Fëanor.

Fëanturi “Senhores dos Espíritos”, os Valar Námo (Mandos) e Irmo (Lórien).

Felagund Nome pelo qual o Rei Finrod passou a ser conhecido após o estabelecimento de Nargothrond; tinha sua origem no idioma dos anões (felak-gnndu “escavador de grutas”, mas foi traduzido no texto como “Senhor das Cavernas”). Para referências, veja Finrod.

Fiéis Veja Elendili.

Filhos de Fëanor Veja Maedhros, Maglor, Celegorm, Caranthir, Curufin, Amrod, Amras. Frequentemente designados como um grupo, especialmente após a morte do pai.

Filhos de Ilúvatar Também Filhos de Eru-, traduções de Híni Ilúvataro, Eruhíni; Os Primogênitos e Os Sucessores, elfos e homens. Também Os Filhos, Filhos da Terra, Filhos do Mundo.

Passim.

Finarfin O terceiro filho de Finwê, o mais novo dos meio-irmãos de Féanor; permaneceu em Aman após o Exílio dos Noldor e governou o remanescente de seu povo em Tirion. Entre os príncipes noldorin, somente ele e seus descendentes tinham cabelos dourados, herdados de sua mãe, Indis, que pertencia aos elfos va— ny arin (veja Vanyar). Muitas outras ocorrências do nome de Finarfin estão relacionadas a seus filhos ou a seu povo.

Finduilas Filha de Orodreth, amada por Gwindor; capturada no saque a Nargothrond e morta pelos ores nas Travessias do Teiglin.

Fingolfin O segundo filho de Finwê, mais velho dos meio-irmãos de Fëanor; Rei Supremo dos noldor em Beleriand, sediado em Hithlum; morto por Morgoth em combate homem a homem. Muitas outras ocorrências do nome de Fingolfin estão relacionadas a seus filhos ou a seu povo.

Fingon Primogênito de Fingolfin, chamado o Valente; salvou Maedhros das Thangorodrim; Rei Supremo dos noldor após a morte de seu pai; morto por Gothmog nas Nirnaeth Arnoediad.

Finrod Primogênito de Finarfin, chamado de Fiel e Amigo dos Homens. Fundador e Rei de Nargothrond, de onde veio seu nome Felagund; encontrou em Ossiriand os primeiros homens que atravessaram as Montanhas Azuis; salvo por Barahir na Dagor Bragollach; cumpriu o juramento feito a Barahir ao acompanhar Beren em sua expedição; morto em defesa de Beren nas masmorras de Tol-in-Gaurhoth. As referências que se seguem incluem as feitas ao termo Felagund isoladamente.
Finwë Líder dos noldor na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen; Rei dos Noldor em Aman; pai de Fêanor, Fingolfin e Finarfin; morto por Morgoth em Formenos. Outras referências dizem respeito a seus filhos ou a sua casa.

Fírimar “Mortais”, um dos nomes élficos dos homens.

Floresta das Trevas Veja Grande Floresta Verde.

Foice dos Valar Veja Valacirca.

Formenos “Fortaleza Setentrional”, o reduto de Fëanor e seus filhos no norte de Valinor, construída após o banimento de Fëanor de Tirion.

Fornost “Fortaleza Setentrional”, cidade númenoriana nas Colinas do Norte de Eriador.
Fratricídio A chacina dos teleri pelos noldor em Alqualondê.

Frodo O Portador do Anel.

Fronteira de Maedhros Os descampados ao norte das cabeceiras do rio Gelion, defendidos por Maedhros e seus irmãos contra ataques em Beleriand Oriental; também chamada de Fronteira Oriental.

Fuinur Renegado númenoriano que se tornou poderoso entre os hara— drim no final da Segunda Era.

Gabilgathol Veja Belegost.

Galadriel Filha de Finarfin e irmã de Finrod Felagund; estava entre os líderes da rebelião noldorin contra os Valar; desposou Celeborn de Doriath e com ele permaneceu na Terra Média após o final da Primeira Era. Guardiã de Neny a, o Anel da Água, em Lothlórien. 

Galathilion A Árvore Branca de Tirion, a cópia de Telperion feita por Yavanna para os vany ar e os noldor.

Ga/dor Chamado o Alto; filho de Hador Lórindol e senhor de Dor— lómin depois dele; pai de Húrin e Huor; morto no Eithei Sirion.

Galvorn O metal criado por Eöl.

Gandalf Entre os homens, o nome de Mithrandir, um dos istari (Magos); veja Olórin.

Gelion O grande rio de Beleriand Oriental, com nascente em Himring e no Monte Rerir, e alimentado pelos rios de Ossiriand que descem das Montanhas Azuis.

Gelmir (1) Elfo de Nargothrond, irmão de Gwindor, capturado na Dagor Bragollach, morto mais tarde diante do Eithel Sirion, como provocação a seus defensores, antes da Nirnaeth Arnoediad.

Gelmir(2) Elfo do povo de Angrod, que com Arminas veio a Nargothrond para avisar Orodreth do perigo que corria.

Gelo Atritante Veja Helcaraxë.

Gildor Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Gil-Estel “Estrela da Esperança”, nome sindarin para Eãrendil portando a Silmaril em sua nau Vingilot.

Gil-galad “Estrela Radiante”, nome pelo qual Ereinion, filho de Fingon, ficou conhecido mais tarde. Depois da morte de Turgon, foi o último Rei Supremo dos Noldor na Terra Média e permaneceu em Lindon após o final da Primeira Era; líder com Elendil da Última Aliança entre homens e elfos, e morto com ele em combate com Sauron.

Gimilkhâd Filho mais novo de Ar-Gimilzôr e Inzilbêth; pai de Ar-Pharazôn, último Rei de Númenor.

Gimilzôr Veja Ar-Gimilzôr.

Ginglith Rio em Beleriand Ocidental que deságua no Narog, a montante de Nargothrond.

Glaurung O primeiro dos dragões de Morgoth, chamado de Pai dos Dragões; na Dagor Bragollach, na Nirnaeth Arnoediad e no saque a Nargothrond; lançou seu encantamento sobre Túrin e sobre Nie— nor; morto por Túrin em Cabed-en-Aras. Também chamado de Grande Lagarto e de Lagarto de Morgoth.

Glingal “Chama Suspensa”, a cópia de Laurelin feita por Turgon em Gondolin.

Glirhuin Um menestrel de Brethil.

Glóredhel Filha de Hador Lórindol de Dor-lómin e irmã de Galdor; desposou Haldir de Brethil.

Glorfindel Elfo de Gondolin, que caiu para a morte na Cirith Thoronath em luta com um balrog depois da fuga do saque à cidade. O nome significa “Cabeleira Dourada”.

Golodhrim Os noldor; golodh era o termo sindarin para o queny a noldo, e —rim era um sufixo plural coletivo; cf. Annon-in-Gelydh, o Portão dos Noldor.

Gondolin “Rocha Oculta” (veja Ondolinde), cidade secreta do Rei Turgon, cercada pelas Montanhas Circundantes (Echoriath).

Gondolindrim O povo de Gondolin.
Gondor “Terra de Pedra”, nome do reino númenoriano meridional na Terra Média, fundado por Isildur e Anárion. Cidade de Gondor: Minas Tirith.

Gonnhirrim. “Mestres da Pedra”, nome sindarin para os anões.

Gorgoroth (1) Veja Ered

Gorgoroth (2) Um platô em Mordor, entre as cadeias convergentes das Montanhas Sombrias e das Montanhas de Cinza.
Gorlim Cognominado o Infeliz; um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion, que foi seduzido por uma aparição de sua mulher Eilinel e revelou a Sauron o esconderijo de Barahir.

Gorthaur O nome de Sauron em sindarin.

Gorthol “Elmo do Terror”, o nome que Túrin adotou como um dos Dois Capitães na terra de Dor-Cúarthol.

Gothmog Senhor dos Balrogs, principal capitão de Angband; matou Fëanor, Fingon e Ecthelion. (O mesmo nome tinha na Terceira Era o tenente de minas Morgul; O Retorno do Rei).

Grande Floresta Verde A enorme floresta a leste das Montanhas Nevoentas, mais tarde chamada de Floresta das Trevas.

Grande Gelion, O Um dos braços do Rio Gelion, no norte, com nascentes no Monte Rerir.

Grande Rio Veja Anduin.

Grandes Terras Terra Média.

Grão-ForteTradução de Belegost: “Grande Fortaleza”.

Grond A enorme clava de Morgoth, com a qual ele lutou com Fingolfin; chamada de Martelo do Mundo Subterrâneo. O aríete usado contra o portão de Minas Tirith recebeu o mesmo nome em sua homenagem (O Retorno do Rei).

Guilin Pai de Gelmir e Gwindor, elfos de Nargothrond.

Gundor Filho mais novo de Hador Lórindol, senhor de Dor-lómin; morto com o pai no Eithel Sirion na Dagor Bragollach.

Gurtbang “Ferro da Morte”, nome da espada de Beleg, Anglachel, depois de ter voltado a ser forjada para Túrin em Nargothrond, e em virtude da qual ele foi cognominado Mormegil.

Gwaith-i-Mírdain “Povo dos Joalheiros”, nome da sociedade de artífices de Eregion, o maior dos quais era Celebrimbor, filho de Curufin.

Gwindor Elfo de Nargothrond, irmão de Gelmir; escravizado em Ang— band, escapou e auxiliou Beleg a salvar Túrin; levou Túrin para Nargothrond; amava Finduilas, filha de Orodreth; morto na Batalha de Tumhalad.

Hadhodrond Nome sindarin de Khazad-dúm (Moria).

Hador Cognominado Lórindol “Cabeça-dourada”; também Hador dos Cabelos Dourados; senhor de Dor-lómin, vassalo de Fingolfin; pai de Galdor, pai de Húrin; morto no Eithel Sirion na Dagor Bragollach. A Casa de Hador era chamada de Terceira Casa dos Edain. Casa de, Povo de, HadorElmo de Hador. veja Elmo-de— dragão de Dor-lómin.

Haladin O segundo povo de homens a entrar em Beleriand; posteriormente chamados de Povo de Haletb, moradores da Floresta de Brethil, também Homens de Brethil.

Haldad Líder dos haladin em sua defesa contra o ataque feito a eles por ores em Thargelion, e ali morto; pai da Senhora Haleth. Haldan Filho de Haldar; líder dos haladin após a morte da Senhora Haleth.

Haldar Filho de Haldad dos haladin, e irmão da Senhora Haleth; morto com o pai no ataque dos orcs a Thargelion.

Haldir Filho de Halmir de Brethil; desposou Glóredhel, filha de Hador de Dor-lómin; morto nas Nirnaeth Arnoediad.

Haleth Chamada de Senhora Haleth; líder dos haladin (que em homenagem a ela passaram a ser chamados povo de Haleth), conduziu-os de Thargelion até as terras a oeste do Sirion. Casa de Povo de Haleth.

Halmir Senhor dos haladin, filho de Haldan; com Beleg de Doriath derroto os orcs que vieram ao sul, pelo Passo do Sirion, depois da Dagor Bragollach.

Handir Filho de Haldir e Glóredhel, pai de Brandir, o Manco; senhor dos haladin depois da morte de Haldir; morto em combate com os ores em Brethil.

Haradrim Os homens de Harad (o “Sul”), terras ao sul de Mordor.

Hareth Filha de Halmir de Brethil; desposou Galdor de Dor-lómin; mãe de Húrin e Huor.

Hathaldir Chamado o Jovem; um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Hathol Pai de Hador Lórindol.

Haudh-en-Arwen “Colina da Senhora”, o túmulo de Haleth na Floresta de Brethil.

Haudh-en-Elleth O túmulo no qual Finduilas foi enterrada, perto das Travessias do Teiglin.

Haudh-en-Ndengin “Colina dos Mortos” no deserto de Anfauglith, onde foram empilhados os corpos dos homens e elfos que morreram nas Nirnaeth Arnoediad.

Haudh-en-Nirnaeth “Colina das Lágrimas”, outro nome de Haudh-en— Ndengin.

Helcar O Mar Interior no nordeste da Terra Média, onde outrora ficava a montanha da lamparina de Illuin; o lago de Cuiviénen, onde os primeiros elfos despertaram, é descrito como uma baía nesse mar.

Helcaraxë O estreito entre Araman e a Terra Média; também denominado Gelo Atritante.

Helevorn “Vidro Negro”, lago no norte de Thargelion, aos sopés do Monte Rerir, onde morava Caranthir.

Helluin A estrela Sírius.

Herumor Renegado númenoriano que se tornou poderoso entre os haradrim no final da Segunda Era.

Herunúmen “Senhor do Oeste”, nome queny a de Ar-Adûnakhor.

Hildor 'Os Sucessores”, “Os Posteriores”, nome élfico dos homens, como Filhos Mais Novos de Ilúvatar.

Hildórien A terra no leste da Terra Média onde despertaram os primeiros homens {Hildor).

Himlad “Planície Fresca”, a região em que Celegorm e Curufin moravam ao sul da Passagem de Aglon.

Himring A grande colina a oeste da Falha de Maglor, no qual ficava o reduto de Maedhros; traduzido na texto como “Gelo-eterno”.

Hírilorn Em Doriath, a enorme faia de três troncos, na qual Lúthien foi presa. O nome significa “Árvore da Senhora”.

Hísilómë “Terra de Névoa”, nome queny a de Hithlum.

Hithaeglir “Linha de Picos Nebulosos”: as Montanhas Nebulosas ou Montanhas Enevoadas. (A forma Hithaiglin no mapa de O Senhor dos Anéis está errada.)

Hithlum “Terra de Névoa” a região demarcada a leste e ao sul pelas Ered Wethrin e a oeste pelas Ered Lómin; veja Hísilómë.

Homem Selvagem dos Bosques Nome adotado por Túrin quando chegou entre os homens de Brethil. (Homens)Veja também Atani, Filhos de Ilúvatar, Orientais.

Homens do Rei Númenorianos hostis aos eldar e aos elendili.

Homens Morenos Veja Orientais.

Huan O enorme cão caçador de lobos de Valinor que Orom ë deu a Celegorm; amigo de Beren e Lúthien; ajudou aos dois; matou Carcharoth e foi morto por ele. O nome significa “grande cão, cão de caça”.

Hunthor Homem dos haladin de Brethil que acompanhou Túrin em seu ataque a Glaurung em Cabed-en-Aras e ali foi morto por uma pedra que caiu.

Huor Filho de Galdor de Dor-lómin, marido de Rían e pai de Tuor; foi a Gondolin com Húrin, seu irmão; morto nas Nirnaeth Arnoediad.

Húrin Chamado Thalion “o Inabalável”, “o Forte”; filho de Galdor de Dor-lómin, marido de Morwen e pai de Túrin e Nienor; senhor de Dor-lómin, vassalo de Fingon. Foi, com Huor, seu irmão, a Gondolin; capturado por Morgoth nas Nirnaeth Arnoediad e abandonado no alto das Thangorodrim por muitos anos; depois de libertado, matou Mîm em Nargothrond e levou o Nauglamír ao Rei Thingol.

Hyarmentir A montanha mais alta nas regiões ao sul de Valinor.

Iant Iaur “Ponte Velha” sobre o Esgalduin, nas fronteiras setentrionais de Doriath; também chamada Ponte do Esgalduin.

Ibun Um dos filhos de Mim, o anão pequeno.

Idioma dos Elfos-cinzentos Veja Sindarin.
Idril Cognominada Celebrindal”Pé-de-prata”; a filha (única) de Turgon e Elenwë; mulher de Tuor, mãe de Eãrendil, com quem ela escapou de Gondolin até as Fozes do Sirion; dali partiu com Tuor para o oeste.

Ilha Solitária Veja Tol Eressëa.

Ilhas Encantadas As ilhas dispostas pelos Valar no Grande Mar a leste de Tol Eress ëa na época da Ocultação de Valinor.

Illuin Uma das lamparinas dos Valar, feita por Aulë. Illuin ficava na parte norte da Terra Média; e depois da derrubada da montanha por Melkor, formou-se ali o Mar Interior de Helcar.

Ilmarë Uma Maia, a criada de Varda.

Ilmen A região acima do ar onde se encontram as estrelas.

Ilúvatar “Pai de Todos”, Eru.

Imlach Pai de Amlach.

Imladris “Valfenda” (literalmente, “Profundo Vale da Fenda”), morada de Elrond num vale das  Montanhas Nevoentas.

Indis Mulher élfica vany arin, parenta próxima de Ingwê; segunda esposa de Finwë, mãe de Fingolfin e Finarfin.

Ingwë Líder dos vany ar, a primeira das três levas dos eldar na viagem de Cuiviénen para o oeste. Em Aman, morava na Taniquetil e era considerado rei supremo de todos os elfos.

Inziladûn Filho mais velho de Ar-Gimilzôr e de Inzilbêth; posteriormente chamado de Tar-Palantir.

Inzilhêth Rainha de Ar-Gimilzôr; da Casa dos senhores de Andúniê.

Irmo O Vala geralmente chamado de Lórien, local de sua morada.Irmo significa “O que Deseja” ou “Senhor do Desejo”.

Isengard Tradução (para representar o idioma de Rohan) do nome élfico Angrenost.

Isil Nome queny a da Lua.

Isildur Filho primogênito de Elendil, o qual, com o pai e o irmão Anárion escapou da Submersão de Númenor e fundou na Terra Média os reinos númenorianos no exílio; senhor de Minas Ithil; cortou o Anel Governante da mão de Sauron; morto por orcs no Anduin quando o Anel deslizou de seu dedo. Herdeiros de Isildur  = Aragorn.

Istari Os Magos. Veja Curunír, Saruman; Mithrandir., Gandalf, Olórin; Radagast.

Ivrin A lagoa e as cataratas nos sopés das Ered Wethrin onde nascia o Rio Narog.

Lagoas de Ivrin — Quedas de Ivrin. Veja EithelIvrin.

Kelvar Termo élfico mantido nas falas de Yavanna e Manwê: “animais, seres vivos que se movem”.

Kementãri “Rainha da Terra”, um título de Yavanna.

Khazâcl Nome dos anões em seu próprio idioma (Khuzdul).

Khazad-dûm As enormes mansões dos anões da estirpe de Durin nas Montanhas Nevoentas (Hadhodrond, Morid). Veja Kbazâd; dûm é provavelmente um plural ou coletivo, com o significado de “escavações, salões, mansões”.

Khim Filho de Mím, o anão-pequeno, morto por um integrante do bando de proscritos de Túrin.

Ladros As terras a nordeste de Dorthonion que foram concedidas pelos Reis noldorin aos homens da Casa de Bêor.

Laiquendi Os “elfos-verdes” de Ossiriand.

Lalaith “Riso”, filha de Húrin e Morwen, morta na infância.

Lammoth “Grande Eco”, região ao norte do Estuário de Drengist, cujo nome teve origem do grito de Morgoth em sua luta com Ungoliant.

Lanthir Lamath “Cascata de Vozes Ecoantes”, onde Dior tinha sua casa em Ossiriand, e que inspirou o nome de sua filha Elwing (“Respingo de Estrelas”).

Laurelin “Canção de Ouro”, a mais nova das Duas Arvores de Valinor.

Legolin O terceiro dos afluentes do Gelion em Ossiriand.

Lembas Termo sindarin para o pão de viagem dos eldar (do primitivo lenn-mbass “pão da jornada”; em queny a, coimas “pão da vida”).

Lenwë O líder dos elfos da leva dos teleri que se recusaram a atravessar as Montanhas Nevoentas na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen (os nandor); pai de Denethor.

Lûn Rio em Eriador que deságua no mar no Golfo do Lun.

Linaewen “Lago de Aves”, o grande lago em Nevrast.

Lindon Um nome de Ossiriand na Primeira Era. Depois das convulsões do final da Primeira Era, o nome Lindon foi mantido para as terras a oeste das Montanhas Azuis que permaneceram acima do nível do Mar.

Lindóriê Mãe de Inzilbêth.

Loeg Ningloron “Lagoas dos Nenúfares Dourados”; veja Campos de Lis.

Lómelindi Termo queny a que significa “cantores do crepúsculo”, os rouxinóis.

Lómion “Filho do Crepúsculo”, o nome queny a que Aredhel deu a Maeglin.

Lórellin O lago em Lórien em Valinor onde a Vala Este dorme durante o dia.

Lorgan Chefe dos orientais em Hithlum, depois das Nirnaeth Arnoediad, por quem Tuor foi escravizado.

Lórien (1) Nome dos jardins e da morada do Vala Irmo, ele mesmo geralmente chamado de Lórien.

Lórien (2) O território governado por Celeborn e Galadriel entre os Rios Celebrant e Anduin. Provavelmente o nome original dessa terra foi alterado para a forma queny a, Lórien, dos jardins do Vala Irmo em Valinor. Em Lothlórien, a palavra sindarin loth “flor” é usada como prefixo. Lórindol “Cabeça-dourada”; veja Hador.

Losgar Local da queima das embarcações dos teleri por Féanor na Foz
do Estuário de Drengist.

Lothlann “A vasta e deserta”, a grande planície ao norte da Fronteira
de Maedhros.

Lothlórien “Lórien da Flor”; veja Lórien (2).

Luinil Nome de uma estrela (que brilha com luz azul).

Lumbar Nome de uma estrela.

Lúthien A filha do Rei Thingol e de Melian, a Maia que, depois de concluída a Demanda da Silmaril e depois da morte de Beren, escolheu tornar-se mortal e compartilhar seu destino. Veja Tinúviel.

Mablung Elfo de Doriath, principal comandante de Thingol, amigo de Túrin; cognominado “Mâo-pesada” (que é o significado do nome Mablung); morto em Menegroth pelos anões.

Maedhros O filho primogênito de Fëanor, chamado o Alto; resgatado das Thangorodrim por Fingon; defendia a Colina de Himring e as terras próximas; formou a União de Maedhros, que terminou nas Nirnaeth Arnoediad; levou uma das Silmarils consigo para a morte no final da Primeira Era.

Maeglin “Olhar Penetrante”, filho de Eöl e Aredhel, irmã de Turgon, nascido em Nan Elmoth; tornou-se poderoso em Gondolin e traiu sua localização a Morgoth; morto por Tuor no saque à cidade. Veja Lómion.

Maglor O segundo filho de Fêanor, grande cantor e menestrel; defendia as terras chamadas de Falha de Maglor; no final da Primeira Era, com Maedhros, apanhou as duas Silmarils que restavam na Terra Média, e jogou ao Mar a que lhe coube.

Magor Filho de Malach Aradan; líder dos homens da comitiva de Marach que entraram em Beleriand Ocidental.

Magos Veja Istari.

Mahal O nome dado a Aulè pelos anões.

Máhanaxar Círculo da Lei, do lado de fora dos portões de Valmar, onde estavam instalados os tronos dos Valar, nos quais eles se sentavam para suas assembleias.

Mahtan Grande ferreiro dos noldor, pai de Nerdanel, esposa de Fëanor.

Maiar Ainur de linhagem inferior à dos Valar (singular Maia).

Malach Filho de Marach; recebeu o nome élfico de Aradan.

Malduin Um afluente do Teiglin; o nome provavelmente significa “rio amarelo”.

Malinalda “Árvore de Ouro”, um nome de Laurelin.

Mandos Local de morada em Aman do Vala cujo nome correto é Námo, o Juiz, embora esse nome raramente seja usado e ele costume ser chamado de Mandos. Designando o Vala: Designando o local de sua morada (incluídas referências a Palácios de Mandos-, também Palácios da Espera; Casas dos Mortos): Com referência à Condenação dos Noldor e à Maldição de Mandos.

Manto-cinzento Veja Singollo, Thingol.

Manwë O principal dentre os Valar, chamado também cie Súlimo, o Antigo Rei, o Governante de Arda. Passim;

Mar Circundante Veja Ekkaia.

Mar de Fora Veja Ekkaia.

Marach Líder da terceira leva de homens a entrar em Beleriand, antepassado de Hador Lórindol.

Mardil Chamado o Fiel; o primeiro Regente Governante de Gondor.

Mar-nu-Falmar “Terra sob as Ondas”, nome de Númenor depois da Queda.

Meio-elfo Tradução do sindarin Peredhel, plural Peredbil, termo aplicado a Elrond e Elros, e a Eärendil.

Melian Maia que deixou Valinor e veio para a Terra Média; posteriormente foi Rainha do Rei Thingol em Doriath, território em volta do qual implantou uma cerca encantada, o Cinturão de Melian; mãe de Lúthien, e antepassada de Elrond e Elros.

Melkor O nome queny a do grande Vala rebelde, o início do mal, em sua origem o mais poderoso dos Ainur; posteriormente chamado de Morgoth, Bauglir, Senhor do Escuro, Inimigo, etc. O significado de Melkor era “Aquele que se ergue em Poder”; a forma sindarin era Belegúr, mas nunca era usada, a não ser numa forma deliberadamente alterada Belegurth “Grande Morte”. Passim (após o roubo das Silmarils, geralmente chamado de Morgoth); veja especialmente.

Menegroth “Mil Cavernas”, os salões ocultos de Thingol e Melian junto ao Rio Esgalduin em Doriath;

Meneldil Filho de Anárion, Rei de Gondor.

Menelmacar “Espadachim do Céu”, a constelação de Orion.

Meneltarma “A Coluna dos Céus”, a montanha no meio de Númenor, sobre cujo topo estava o Local Sagrado de Eru Ilúvatar.

Mereth Aderthad A “Festa da Reunião” oferecida por Fingolfin perto das Lagoas de Ivrin.

Mil Cavernas Veja Menegroth.

Mim O anão-pequeno, em cuja casa (Bar-en-Danwedh), no Amon Rudh, Túrin morou com o bando de proscritos, e por quem seu esconderijo foi denunciado aos ores; morto por Húrin em Nar— gothrond.

Minas Anor “Torre do Sol” (também simplesmente Anor), posteriormente chamada Minas Tirith; a cidade de Anárion aos pés do Monte Mindolluin.

Minas Ithil “Torre da Lua”, posteriormente chamada Minas Morgul; a cidade de Isildur, construída num patamar da Ephel Dúath.

Minas Morgul “Torre da Bruxaria”, (também simplesmente Morgul), nome de Minas Ithil após sua captura pelos Espectros do Anel.

Minas Tirith (1) “Torre de Vigia”, construída por Finrod Felagund em Toi Sirion; veja Tol-in— Gaurhoth.

Minas Tirith (2) Nome posterior de Minas Anor. Chamada A Cidade de Gondor.

Minastir Veja Tar-Minastir.

Mindeb Um afluente do Sirion, entre Dimbar e a Floresta de Neldoreth.

Mindolluin “Proeminente Cabeça-azul”, a enorme montanha por trás de Minas Anor.

Mindon Eldaliéva “Altiva Torre dos Eldalië”, a torre de Ingwë na cidade de Tirion; também simplesmente a Mindon.

Míriel (1) A primeira esposa de Finwë, mãe de Fëanor; morreu após o nascimento de Fëanor; cognominada Serindë, “a Bordadeira”.

Míriel (2) Filha de Tar-Palantir, forçada ao casamento por Ar-Pharazôn e, como sua rainha, chamada Ar-Zimraphel; também chamada Tar— Miriel.

Mithlond “Portos Cinzentos”, os portos dos elfos no Golfo do Lûn; também designados como Portos.
Mithrandir “Peregrino Cinzento”, nome élfico de Gandalf (Olórin), um dos istari (Magos).

Mithrim O nome do grande lago no leste de Hithlum e da região circunvizinha e das montanhas a oeste, que separavam Mithrim de Dor— lómin. O nome era originalmente o dos elfos sindarin que ali habitavam.

Montanha Branca Veja Taniquetil.

Montanha de Fogo. Veja Orodruin.

Montanhas Azuis Veja Fred Luin Ered Lindon.

Montanhas Circundantes Veja Echoriath.

Montanhas Nevoentas Veja Hithaeglir.

Montanhas de Ferro Veja Ered Engrin.

Montanhas Ressoantes Veja Ered Lómin.

Montanhas Sombrias Veja Ered Wethrin.

Montanhas: de Aman, da Defesa, veja Pelóri, do Leste, veja Orocarni; de Ferro, veja Ered Engrin; Nevoentas, veja Hithaeglir, de Mithrim, veja Mithrim, Sombrias, veja Ered Wethrin Ephel Dúath; do Terror, veja Ered Gorgorotb.

Montanha da Perdição Veja Amon Amarth.

Morada Oca Tradução de Nogrod: “habitação oca”.

Mordor “Terra Negra”, também chamada de Terra da Sombra ; O reino de Sauron a leste das montanhas da Ephel Dúath.

Morgoth “Sinistro Inimigo”, nome de Melkor, que lhe foi atribuído pela primeira vez por Fëanor após o roubo das Silmarils, e daí em diante passim. Veja Melkor.

Morgid Veja Minas Morgul.

Moria “Abismo Negro”, nome posterior de Khazad-dum (Hadhodrond).

Moriquendi “Elfos-da-escuridão”; veja Elfos-escuros.

Mormegil “O Espada Negra”, nome dado a Túrin como capitão do exército de Nargothrond; veja Gurthang.

Morwen Filha de Baragund (sobrinho de Barahir, o pai de Beren); mulher de Húrin e mãe de Túrin e Nienor; chamada Eledhwen (traduzido no texto como “Brilho Elfico”) e Senhora de Dor-lómin.

Música dos AinurVeyà Aimdindalë.

NaharO cavalo do Vala Orom ë, assim chamado, segundo os eldar, por causa de sua voz.

Námo Um Vala, um dos Aratar; geralmente chamado Mandos, local de sua morada. Námo significa “Legislador, Juiz”.

Nan Dungortheb Também Dungortheb, traduzido no texto como “Vale da Morte Horrenda”. O vale entre os precipícios das Ered Gorgoroth e o Cinturão de Melian.

Nandor Diz-se que o significado é “Aqueles que dão Meia-volta”: os nandor eram aqueles elfos da leva dos teleri que se recusaram a transpor as Montanhas Nevoentas na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen; uma parte deles, liderada por Denethor, atravessou muito depois as Montanhas Azuis e foi morar em Ossiriand (os elfos-verdes).

Nan Elmoth A floresta a leste do rio Celon onde Elwê (Thingol) foi encantado por Melian e se perdeu; mais tarde, morada de Eôl.

Nan-tathren “Vale de Salgueiros”, traduzido como “a Terra de Salgueiros”, onde o Rio Narog desaguava no Sirion. Na canção de Barbárvore, em As Duas Torres, são usadas as formas em queny a: pelos prados de salgueiros de Tasarinan; Nan-tasarion.

Nargothrond “A enorme fortaleza subterrânea no Rio Narog”, fundada por Finrod Felagund e destruída por Glaurung; também o reino de Nargothrond, que se estendia a leste e a oeste do Narog.

Nam i Hîn Húrin “História dos Filhos de Húrin”: atribuída ao poeta Dírhavel, um homem que morava nos Portos do Sirion nos tempos de Eárendil e pereceu no ataque dos filhos de Fëanor. Nam significa uma história composta em versos, mas para ser recitada, não cantada.

Narog O principal rio de Beleriand Ocidental, que nasce em Ivrin, aos pés das Ered Wethrin, e deságua no Sirion, em Nan-tathren.

Narsil A espada de Elendil, feita por Telchar de Nogrod, que se quebrou quando Elendil morreu em combate com Sauron; dos fragmentos ela foi novamente forjada para Aragorn e recebeu o nome de Andúril.

Narsilion O Cântico do Sol e da Lua.

Narya Um dos Três Anéis dos Elfos, o Anel do Fogo ou Anel Vermelho; portado por Círdan e, mais tarde, por Mithrandir.

Nauglamír “O Colar dos Anões”, feito para Finrod Felagund pelos anões, tirado de Nargothrond por Húrin e trazido a Thingol; foi a causa de sua morte.

Naugrim “O povo nanico”, nome em sindarin para os anões.

Nazgul Veja Espectros do Anel.

Neithan Nome dado a si mesmo por Túrin, entre os proscritos, traduzido como “O Injustiçado” (literalmente, “o que é espoliado”).

Neldoreth A grande floresta de faias que compõe a região setentrional de Doriath; chamada Taur-na-Neldor na canção de Barbárvore em As Duas Torres.

Nen Girith “Águas Trêmulas”, nome dado a Dimrost, as quedas cio Celebras na Floresta de Brethil.

Nénar Nome de uma estrela.

Nenning Rio em Beleriand Ocidental que chega ao mar no porto de Eglarest.

Nenuial “Alagado do Crepúsculo”, em Eriador, onde surge o Rio Baran— cluin e ao lado do qual foi construída a cidade de Annúminas.

Nenya Um dos Três Anéis dos Elfos, o Anel da Água, portado por Galadriel; também chamado Anel de Diamante.

Nerdanel Chamada a Sábia; filha de Mahtan, o ferreiro; esposa de Fëanor.

Nessa Uma das Valier, irmã de Oromê e esposa de Tulkas.

Nevrast A região a oeste de Dor-lómin, do outro lado das Ered Lómin, onde Turgon morava antes de partir para Gondolin. O nome, que significa “Litoral de Cá”, designava originalmente toda a costa noroeste da Terra Média (sendo o oposto Haerast “Litoral Distante”, a costa de Aman).

Nienna Uma das Valier incluída entre os Aratar; Senhora da compaixão e do luto, irmã de Mandos e Lórien; veja especialmente.

Nienor “Luto”, a filha de Húrin e Morwen, irmã de Túrin; sob o encantamento de Glaurung em Nargothrond e ignorando seu passado, desposou Túrin em Brethil, usando o nome de Níniel; atirou-se no Teiglin.

Nimbrethil Bosques de bétulas em Arvernien no sul de Beleriand. Cf. canção de Bilbo em Valfenda: “Ele cortou madeira de Nimbrethil, fez um navio para viajar...” (A Sociedade do Anel).

Nimloth (1) A Arvore Branca de Númenor, cujo fruto, colhido por Isil— dur antes que fosse derrubada, cresceu e se tornou a Árvore Branca de Minas Ithil. Nimloth “Flor Branca” é a forma sindarin do queny a Ninquelótè, um dos nomes de Telperion.

Nimloth (2) Mulher élfica de Doriath que desposou Dior, Herdeiro de Thingol; mãe de Elwing; morta em Menegroth no ataque por parte dos filhos de Fêanor.

Nimphelos A enorme pérola dada por Thingol ao senhor dos anões de Belegost.

Níniel “Donzela das Lágrimas”, o nome que Túrin, ignorando seu parentesco, deu à irmã; veja Nienor. Ninquelótë “Flor Branca”, um nome de Telperion; veja Nimloth (1).

Niphredil Flor branca que abriu em Doriath à luz das estrelas quando Lúthien nasceu. Também floria em Cerin Amroth, em Lothlórien (A Sociedade do Anel).

Nirnaeth Arnoediad “Lágrimas Incontáveis” (também simplesmente as Nimaeth), nome dado à desastrosa quinta batalha nas Guerras de Beleriand.

Nivrim Aquela parte de Doriath que ficava na margem ocidental do Sirion.

Noegyth Nibin “Anões-pequenos” (veja também Anões).

Nogrod Uma das duas cidades dos anões nas Montanhas Azuis; tradução para o sindarin do termo do idioma dos anões Tumunzahar. Veja Morada Oca.

Noldolantë “A Queda dos Noldor”, um lamento composto por Maglor, filho de Fëanor.

Noldor Os elfos-profundos, a segunda leva dos eldar na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, liderados por Finwë. O nome (que— ny a noldo, sindarin golodh) significava “Sábios” (no sentido de possuidores de conhecimento, não de providos de sagacidade ou de sólido discernimento). Para a linguagem dos noldor, veja Que— nya. Passim;

 Nóm, Nômin “Sabedoria” e “Sábios”, termos que os homens da comitiva de Bèor deram a Finrod e seu povo em seu próprio idioma.

Nulukkizdîn Nome de Nargothrond no idioma dos anões.

Númenor (Na forma plena em queny a, Númenórê) “Ponente”, “Terra Ocidental”, a grande ilha preparada pelos Valar como morada para os edain após o final da Primeira Era. Também chamada Anadunê, Andor, Elenna, Terra da Estrela e, depois de sua queda, Akallabêth, AtaLantê Mar-nu-Falmar.

Númenorianos Os homens de Númenor, também chamados de dúnedain.

Nurtalë Valinóreva “A Ocultação de Valinor”.

Ohtar “Guerreiro”, escudeiro de Isildur, que levou para Imladris os fragmentos da espada de Elendil.

Oiolossë “Branco-da-neve-eterna”, o nome mais comum entre os eldar para Taniquetil, vertido para o sindarin como Amon Uilos; mas, de acordo com o Valaquenta, ela era a “Suprema torre da Taniquetil”.

Oiomúrë Região de nevoeiros próxima ao estreito de Helcaraxé.

Olórin Um Maia, um dos istari (Magos); veja Mithrandir, Gandalf, e cf. As Duas Torres: “Eu era Olórin em minha juventude no oeste que está esquecido.”

olvar Termo élfico mantido nas falas de Yavanna e Manwê no Capítulo II, com o significado de “coisas que crescem com raízes na terra”.

Olwë Junto com seu irmão Elwë (Thingol), líder das levas dos teleri na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen; senhor dos teleri de Alqualondë, em Aman.

Ondolindë “Canção de Pedra”, o nome original em queny a de Gondolin.

Orcs Criaturas de Morgoth. Passim;

Orfalch Echor O grande desfiladeiro que cortava as Montanhas Circundantes, pelo qual se chegava a Gondolin.

Orientais Também chamados de Homens Morenos, entraram em Beleriand, vindo do leste, na época seguinte à Dagor Bragollach; e lutaram dos dois lados  nas Nirnaeth Arnoediad; Morgoth deu-lhes Hithlum como território para habitar, onde eles oprimiram os que restavam do povo de Hador.

Ormal Uma das Lamparinas dos Valar, feita por Aulë. Ormal ficava no sul da Terra Média.

Orocarni As Montanhas do Leste da Terra Média (o nome significa “Montanhas Vermelhas”).

Orodreth O segundo filho de Finarfin; guardião da torre de Minas Tirith em Tol Sirion; Rei de Nargothrond após a morte de Finrod, seu irmão; pai de Finduilas; morto na Batalha de Tumhalad.

Orodruin “Montanha do Fogo Ardente” em Mordor, na qual Sauron forjou o Anel Governante; também chamada Amon Amarth, “Montanha da Perdição”.

Oromë Um Vala, um dos Aratar; o grande caçador, guia dos elfos na saída de Cuiviénen, esposo de Vána. O nome significa “Sopro de trompas” ou “Som de trompas”, cf. Valaróma-, em O Senhor dos Anéis, aparece na forma sindarin Araw.

Oromet Colina perto do porto de Andúnié, no oeste de Númenor, na qual foi construída a torre de Tar-Minastir.

Orthanc “Elevação Bifurcada”, a torre númenoriana no Círculo de Isen— gard.

Os Sucessores Os Filhos Mais Novos de Ilúvatar, os homens; tradução de Hildor.

Osgiliath “Fortaleza das Estrelas”, a principal cidade da Gondor antiga, sobre as duas margens do Rio Anduin.

Ossë Um Maia, vassalo de Ulmo, com quem entrou nas águas de Arda; amava os teleri e era seu instrutor.

Ossiriand “Terra dos Sete Rios” (sendo esses o Gelion e seus afluentes que desciam das Montanhas Azuis), a terra dos elfos-verdes. Cf. a canção de Barbárvore em As Duas Torres: “Eu vaguei no Verão pelos bosques de olmos de Ossiriand. Ah! a luz e a música no Verão ao longo dos Sete Rios de Ossir!” Veja Lindon.

Ost-in-Edhil “Fortaleza dos Eldar”, a cidade dos elfos em Eregion.

Palácios da Espera Palácios de Mandos.

Palantíri “As que vigiam de longe”, as sete Pedras-videntes levadas por Elendil e seus filhos de Númenor; feitas por Féanor em Aman (veja As Duas Torres).
Pastores das Árvores.

Pedra dos Desafortunados Pedra em memória de Túrin e Nienor junto a Cabed Naeramarth, no Rio Teiglin.

Pedras-videntes Veja Palantíri.

Pelargir “Pátio de Embarcações Reais”, o porto dos númenorianos a montante do delta do Anduin.

Pelóri “As elevações circundantes ou defensivas” também chamadas de Montanhas de Aman Montanhas da Defesa, erguidas pelos Valar depois da destruição de sua morada em Almaren; estendem— se em meia-lua do norte ao sul, nas proximidades do litoral oriental de Aman.

Pequeno Gelion Um dos dois braços afluentes do Rio Gelion no norte, cuja nascente era na Colina de Himring.

Pequenos Tradução de Periannath (hobbits). Periannath Os pequenos (hobbits).

Pharazôn Veja Ar-Pharazôn.

Planície Protegida Veja Talath Dirnen. Ponente Veja Anadúnê, Númenor. Ponte do Esgalduin Veja Iant Iaur.

Portal do Verão Grande festa em Gondolin, na véspera da qual a cidade foi atacada pelas forças de Morgoth.

Porto dos Cisnes Veja Alqualondë.

Portos Cinzentos Veja (Os) Portos, Mithlond.

Portos Brithombar e Eglarest no litoral de Beleriand: Os Portos do Sirion no final da Primeira Era. Os Portos Cinzentos (Mithlond) no Golfo do Lun. Alqualondê, o Porto dos Cisnes, é também chamado simplesmente de O Porto.

Povo de Haleth Veja Haladin Haleth.

Primogênitos Os Filhos Mais Velhos de Ilúvatar, os elfos.

Profecia do Norte A Condenação dos Noldor, pronunciada por Mandos no litoral de Araman.

Quendi Termo élfico original para elfos (de qualquer linhagem, os avari, inclusive), com o significado de “Aqueles que falam com vozes”.

Quenta Silmarillion “A História das Silmarils.”

Quenya O antigo idioma, comum a todos os elfos, na forma que adotou em Valinor; levado à Terra Média pelos exilados noldorin, mas abandonado por eles como língua diária, especialmente após o decreto de Thingol, proibindo seu uso; Neste livro não é designado dessa forma, mas há referências a ele como EldarinAlto-eldarinAlto-élfico, o idioma de Valinor, a fala dos elfos de Valinoro idioma dos noldorAlta-fala do Oeste.

Radagast Um dos istari (Magos).

Radhmin Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Ragnor Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Ramdal “Fim da Muralha” (veja Andrani), onde terminava o degrau divisório que atravessava Beleriand.

Rána “Peregrino”, um nome da Lua entre os noldor.

Rathlóriel “Leito de ouro”, nome posterior do rio Ascar, depois que o tesouro de Doriath nele afundou.

Rauros “Respingo que Ruge”, as enormes cataratas no Rio Anduin.

Region A densa floresta que forma a parte meridional de Doriath.

Rei Mais Velho Manwé.

Reino Abençoado Veja Aman.

Reino Oculto Nome dado tanto a Doriath, 138, 206, 208, 287 quanto a Gondolin, Reino Protegido Veja Valinor.

Rerir Montanha ao norte do Lago Helevorn, onde nascia o maior dos dois braços formadores do Gelion.

Rhovanion “Terras Ermas”, a vasta região a leste das Montanhas Nevoentas.

Rhudaur Região no nordeste de Eriador.

Rían Filha de Belegund (sobrinho de Barahir, pai de Beren); mulher de Huor e mãe de Tuor; depois do falecimento de Huor, morreu de tristeza na Haudh-en-Ndengin.
Ringil A espada de Fingolfin.

Ringwil O córrego que desaguava no Rio Narog, em Nargothrond.

Rio Seco O rio que no passado saía dos sopés das Montanhas Circundantes, a partir do lago primitivo que mais tarde se transformou em Tumladen, a planície de Gondolin.

Rivil Riacho que corria na direção norte a partir de Dorthonion e desaguava no Sirion, no Pântano de Serech. Poço do Rivil.

Rochallor O cavalo de Fingolfin.

Rohan “País dos cavalos”, nome posterior em Gondor para a grande pradaria anteriormente chamada Calenardhon.

Rohirrim “Senhores dos Cavalos” de Rohan.

Rómenna Porto no litoral leste de Númenor.

Rota Plana, Caminho Plano Trajeto sobre o Mar para entrar no antigo e verdadeiro oeste, pelo qual as embarcações dos elfos podiam ainda velejar depois da Queda de Númenor e da Mudança do Mundo.

Rothinzil Nome adunaico (númenoriano) da nau de Eàrendil, Vingilot, com o mesmo significado, “Flor-de-espuma”.

Rúmil Sábio noldorín de Tirion, o inventor dos caracteres escritos (cf. O Senhor dos Anéis, Apêndice E); a ele é atribuído também o Ainidindalë.

Saeros Elfo nandorin, um dos principais conselheiros de Thingol em Doriath; insultou Túrin em Menegroth e foi por ele perseguido até a morte.

Salmar Um Maia que entrou na Terra Média com Ulmo; fez as enormes trompas de Ulmo, as Ulumúri.

Sarn Athrad “Vau das Pedras”, onde a Estrada dos Anões de Nogrod e Belegost cruzava o Rio Gelion.

Saruman “Homem de Talento”, nome de Curunír (do qual é tradução) entre os homens, um dos istari (Magos).

Sauron “O Abominável” (em sindarin chamado Gorthaur); maior dos servos de Melkor, em sua origem um Maia de Aulë.

Segundos, Os Os Filhos Mais Novos de Ilúvatar, os homens.

Senhor do EscuroO termo é usado com relação a Morgoth, e a Sauron.

Senhor das Águas Veja Ulmo.

Senhores do Oeste Veja Valar.

Serech O grande pântano ao norte do Passo do Sirion, onde o Rio Rivil desaguava, vindo de Dorthonion.

seregon “Sangue de Pedra”, planta com flores de um vermelho forte que crescia no Amon Rudh.

Serindê “A Bordadeira”; veja Míriel (1).

Sete Pais dos Anões Veja Anões.

Sete Pedras Veja Palantíri.

Silmarien Filha de Tar-Elendil, o quarto Rei de Númenor; mãe do primeiro senhor de Andúnië e antepassada de Elendil e seus filhos, Isildur e Anárion.

Silmarils As três pedras preciosas criadas por Fëanor antes da destruição das Duas Árvores de Valinor, e repletas da luz dessas árvores;

Silpion Um nome de Telperion.

Sindar Os elfos-cinzentos. O nome era aplicado a todos os elfos de origem telerin que os noldor, ao retornar, encontraram em Bele— riand, ã exceção dos elfos-verdes de Ossiriand. Os noldor podem ter inventado esse nome porque os primeiros elfos dessa origem com que depararam estavam no norte, sob os céus cinzentos e as névoas em torno do Lago Mithrim (veja Mithriiri)-, ou talvez porque os elfos-cinzentos não fossem da Luz (de Valinor) nem tampouco da Escuridão (avari), mas Elfos-do-crepúsculo. Considerava-se, porém, que se tratava de uma referência ao nome de Elwê Thingol (em queny a Sindacollo, Singollo “Capa-cinzenta”), já que ele era reconhecido como rei supremo de toda a terra e seus povos. O nome que os sindar davam a si mesmos era Edhil, plural de Edhel.

Sindarin O idioma élfico de Beleriand, derivado da fala comum élfica, mas extremamente modificado em relação ao queny a de Valinor com a passagem de longas Eras; adotado pelos Exilados noldorin em Beleriand (veja 137, 159). Também chamado de o idioma élfico-cinzento, o idioma dos elfos de Beleriand etc.

Singollo “Capa-cinzenta”, “Manto-cinzento”; veja Sindar, Thingol. Sirion “O Grande Rio” que corria do norte para o sul e separava a Be— leriand Ocidental da Oriental. PassimFozes do Sirion. Pântanos do Sirion .Passo do Sirion Portões do Sirion. Portos do SirionQuedas do Sirion. Vale do Sirion.

Soronúmë Nome de uma constelação.

Sucessores Os Filhos Mais Novos de Ilúvatar, os homens; tradução de Hildor.

Súlimo Nome de Manwë, traduzido no Valaquenta como “Senhor do Alento de Arda “(literalmente “O que Respira”).

Talath Dimen”Planície Protegida”, ao norte de Nargothrond.

Talath Rhúnen “Vale Oriental”, nome primitivo de Thargelion.

Taniquetil”Alto Pico Branco”, a mais alta das montanhas das Pelóri, e a montanha mais alta de Arda, em cujo topo estão Ilmarin, os palácios de Manwë e Varda; também chamada de Montanha Branca, Montanha Sagrada Montanha de Manwé. Veja Oiolossë.

Tar-Ancalimon Décimo quarto Rei de Númenor, em cujo reinado os númenorianos se dividiram em partidos opostos.

Taras Montanha num promontório em Nevrast; aos seus pés ficava Viny amar, a morada de Turgon antes de ir para Gondolin.

Tar-Atanamir Décimo terceiro Rei de Númenor, a quem os Mensageiros dos Valar se dirigiram.

Tar-Calion Nome em queny a de Ar-Pharazôn.

Tar-Ciryatan Décimo segundo Rei de Númenor, “o Armador”.

Tar-Elendil Quarto Rei de Númenor, pai de Silmarien, de quem Elendil descendeu.

Tar-Minastir Décimo primeiro Rei de Númenor, que ajudou Gil-galad contra Sauron.

Tar-Minyatur Nome de Elros Meio-elfo como Primeiro Rei de Númenor.

Tar-Míriel Veja Míriel(2).

Tarn Aeluin O lago em Dorthonion junto ao qual Barahir e seus companheiros fizeram seu covil, e onde foram mortos.

Tar-Palantir Vigésimo terceiro Rei de Númenor, que se arrependeu dos procedimentos dos Reis, e adotou seu nome em queny a: ' Aquele que Vê Longe”. Veja Inziladûn.

Taur-en-Faroth Os planaltos cobertos de florestas a oeste do Rio Narog, acima de Nargothrond; também chamados de Altos Faroth.

Taur-im-Duinath “Floresta entre Rios”, nome das terras ermas ao sul da Andram entre o Sirion e o Gelion.

Taur-nu-Fuin Nome posterior de Dorthonion: “Floresta sob a Sombra da Noite”. Cf. Deldúwath.

Tauron “O Mateiro” (traduzido no Valaquenta como “Senhor das Florestas”), um nome de Oromë entre os sindar. Cf. Aldaron.

Teiglin Um afluente do Sirion, que nasce nas Ered Wethrin e limita a Floresta de Brethil ao sul; veja também Travessias do Teiglin.

Telchar O mais respeitado ferreiro de Nogrod, que forjou Angrist e (segundo Aragorn, em As Duas Torres) Narsil.

Telemnar Vigésimo sexto Rei de Gondor.

Teleri A terceira e mais numerosa das três levas de eldar na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, liderada por Elwë (Thingol) e Olwë. O nome que usavam para si mesmos era lindar, os Cantores; o nome teleri, Os Relutantes, Os que se Recusaram, foi-lhes dado por aqueles que estavam adiante deles na marcha. Muitos dos teleri não deixaram a Terramédia; os sindar e os nandor eram elfos telerin em sua origem.

Telperion A mais velha das Duas Árvores de Valinor. Chamada a Árvore Branca.

Telumendil Nome de uma constelação.

Terra da Estrela Númenor.

Terra da Sombra Veja Mordor.

Terra dos Monos que Vivem Veja Dor Firn-i-Guinar.

Terra Média As terras a leste do Grande Mar; também chamadas de Terras de Cá; Terras de Fora, Grandes Terras Endor.

Terra Negra Veja Mordor.

Teiras de Cá Terra Média (também chamada de Terras de Fora).

Terras de Fora Terra Média (também chamada Terras de Cá).

Terras Imortais Aman e Eressêa; também chamadas Terras sem Morte.

Terras Sem Morte Veja Terras Imortais.

Thalion “Inabalável, Forte”; veja Húrin.

Thalos O segundo dos afluentes do Gelion em Ossiriand.

Thangorodrim “Montanhas da Tirania”, erguidas por Morgoth acima de Angband; derrubadas na Grande Batalha no final da Primeira Era.

Thargelion “Terra para além do Gelion”, entre o Monte Rerir e o Rio Ascar, onde morava Caranthir; também chamada Dor Caranthir Talath Rhúnen.

Thingol “Capa-cinzenta”, “Manto-cinzento” (em queny a, Sindacollo, Singollo), nome pelo qual Elwë, líder com seu irmão Olwë da leva dos teleri que partiu de Cuiviénen e, mais tarde, Rei de Doriath, era conhecido em Beleriand; também chamado de Rei Oculto. Veja Elwë.

Thorondor “Rei das Águias”. Cf. O Retomo do Rei: “Velho Thorondor, que construíra seus ninhos nos picos inacessíveis das Montanhas Circundantes quando a Terra Média era jovem”. Veja Crissaegrim.

Thranduil Elfo sindarin, Rei dos elfos-silvestres no norte da Grande Floresta Verde (Floresta das Trevas); pai de Legolas, que pertenceu à Sociedade do Anel.

Thuringwethil “Mulher da Sombra Secreta”, a mensageira de Sauron de Tol-in-Gaurhoth, que assumia a forma de um enorme morcego, com a qual Lúthien entrou em Angband. 

Tilion Um Maia, o timoneiro da Lua.

Tintallë “A Inflamadora”, um nome de Varda como criadora das Estrelas. Ela é assim chamada no lamento de Galadriel em Lórien, A Sociedade do Anel. Cf. Elbereth, Elentãri.

Tinúviel O nome que Beren deu a Lúthien: termo poético para o rouxinol, “Filha do Crepúsculo”. Veja Lúthien.

Tirion “Grande Torre de Vigia”, a cidade dos elfos na colina de Túna em Aman.

Tol Eressëa “A Ilha Solitária” (também simplesmente Eressëa), na qual os vany ar e os noldor, bem como os teleri mais tarde, foram arrastados pelo oceano afora por Ulmo, e que afinal foi fixada na Baía de Eldamar, perto do litoral de Aman. Em Eressêa, os teleri permaneceram muito tempo antes de ir para Alqualondè; e ali moraram muitos dos noldor e dos sindar depois do final da Primeira Era.

Tol Galen “A Ilha Verde” no Rio Adurant, em Ossiriancl, onde Beren e Lúthien foram morar após seu retorno.

Tol-in-Gaurhoth “Ilha de Lobisomens”, nome de Tol Sirion após sua conquista por Sauron.

Tol Morwen Ilha no mar, após a submersão de Beleriand, na qual estava a pedra em memória a Túrin, Nienor e Morwen.

Tol Sirion Ilha fluvial no Passo do Sirion na qual Finrod construiu a torre de Minas Tirith; após ser conquistada por Sauron, chamou— se Tol-in-Gaurhoth.

Travessias do Teiglin No sudoeste da Floresta de Brethil, onde a antiga estrada para o sul, que vinha do Passo do Sirion, cruzava o Teiglin.

Tulkas Um Vala, o “maior em força e em grandes façanhas”, que chegou por último a Arda; também chamado Astaldo.

Tumhalad Vale na terra entre os Rios Ginglith e Narog, onde o exército de Nargothrond foi derrotado.

Tumladen “Amplo Vale”, o vale oculto nas Montanhas Circundantes no meio do qual ficava a cidade de Gondolin. (Tumladen foi mais tarde o nome de um vale em Gondor: O Retorno do Rei).

Tumunzahar Veja. Nogrod.

Túna A colina relvada na Calaciry a na qual foi construída Tirion, a cidade dos elfos.

Tuor Filho de Huor e Rían, criado pelos elfos-cinzentos de Mithrim; entrou em Gondolin portando a mensagem de Ulmo; desposou Idril, filha de Turgon; e com ela e seu filho Eárendil escapou da destruição da cidade; em sua embarcação Eárrámé, fez-se à vela para o oeste.

Turambar “Senhor do Destino”, o último nome adotado por Túrin, durante o tempo em que passou na Floresta de Brethil.

Turgon Chamado o Sábio; segundo filho de Fingolfin; morava em Viny amar em Nevrast antes de partir em segredo para Gondolin, que governou até a morte, no saque à cidade; pai de  Idril, a mãe de Eàrendil.

Tûr HarethaO monte fúnebre da Senhora Haleth na Floresta de Brethil (veja Haitdh-en-Arweti).

Túrin Filho de Húrin e Morwen; tema principal da balada que se chama Narn i Hm Húrin, da qual o capítulo XXI é derivado. Para seus outros nomes, veja Neithan, Gortbol, Agarwaen, Mormegil, Homem Selvagem dos Bosques, Turambar. Uinen Uma Maia, a Senhora dos Mares, esposa de Ossê.

Úlairi Veja Espectros do Anel.

Uldor Chamado o Maldito, filho de Ulfang, o Negro; morto por Maglor nas Nirnaeth Arnoediad.


Ulfang Chamado o Negro; um líder dos orientais que, com seus três filhos, acompanhou Caranthir e se revelou desleal nas Nirnaeth Arnoediad.

Ulfast Filho de Ulfang, o Negro, morto pelos filhos de Bór nas Nirnaeth Arnoediad.

Ulmo Um Vala, um dos Aratar, chamado Senhor das Águas Rei do Mar. Os eldar interpretavam o significado do nome como “O que Derrama” ou o “O que Faz Chover”.

Última Aliança A união feita no final da Segunda Era entre Elendil e Gil-galad para derrotar Sauron.

Ulumúri As grandes trompas de Ulmo feitas pelo Maia Salmar.

Ulwarth Filho de Ulfang, o Negro, morto pelos filhos de Bór nas Nirnaeth Arnoediad.

Úmanyar Nome dado àqueles elfos que partiram na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, mas não chegaram a Aman: “Aqueles não de Aman”, em comparação com Amanyar “Aqueles de Aman”.

Úmarth “Infeliz”,'nome fictício inventado para seu pai, declarado por Túrin em Nargothrond.

Umbar Enorme fortaleza e porto natural dos númenorianos ao sul da Baía de Belfalas.

Ungoliant A enorme aranha, destruidora com Melkor das Árvores de Valinor. Laracna em O Senhor dos Anéis era “a última filha de Ungoliant a importunar o mundo infeliz” (As Duas Torres).

União de Maedhros A liga formada por Maedhxos para derrotar Morgoth, que terminou nas Nirnaeth Arnoediad.

Urthel Um dos doze companheiros de Barahir em Dorthonion.

Urulóki Termo queny a que significa “serpente de fogo”, dragão.

Utumno A primeira grande fortaleza de Melkor, no norte da Terra— média, destruída pelos Valar.

Vairë “A Tecelã”, uma das Valier, esposa de Námo Mandos.

Valacirca “Foice dos Valar”, nome da constelação da Ursa Maior.

Valandil Filho mais novo de Isildur; terceiro Rei de Arnor.

Valaquenta “Relato dos Valar”, pequena obra tratada como independente de O Silmarillion.

Valar “Aqueles que têm o Poder”, “Os Poderes” (singular Vala); nome dado àqueles grandes Ainur que entraram em Eá no início dos Tempos e assumiram a função de proteger e governar Arda. Também chamados de Grandes, Governantes de Arda, Senhores do Oeste, Senhores de Valinor. Passim; e veja também Ainur, Aratar.

Valaraukar “Demônios da Força” (singular Valaraukó), forma queny a correspondente ao sindarin balrog.

Valaróma A trompa do Vala Oromë.

Valfenda Tradução de Imladris.

Valier “As Rainhas dos Valar” (singular Valié); termo usado apenas no
Valaquenta.

Valimar Veja Valmar.

Valinor A terra dos Valar em Aman, do outro lado das montanhas das Pelóri; também chamada de Reino Protegido. Passim.

Valmar A cidade dos Valar em Valinor; o nome também ocorre na forma Valimar. No lamentode Galadriel em Lórien (A Sociedade do Anel), Valimar é tornada equivalente a Valinor.

Vána Uma das Valier, irmã de Yavanna e esposa de Oromë; chamada de A Sempre-jovem.

Vanyar A primeira leva dos eldar na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, liderada por Ingwë. O nome (singular Vanyd) significa “Louros”, referindo-se aos cabelos dourados  dos vany ar; veja Finarfin.

Varda “A Enaltecida”, “A Sublime”; também chamada a Senhora das Estrelas. Mais importante das Valier, esposa de Manw ë, morando com ele na Taniquetil. Outros nomes de Varda, como criadora das Estrelas, eram Elbereth, Elentári, Tintallë.

Vása “A Consumidora”, um nome do Sol entre os noldor.

Vau das Pedras Veja Sam Athrad.

Vaus do Aros Veja Arossiach.

Vilya Um dos Três Anéis dos Elfos, o Anel do Ar, portado por Gil— galad e mais tarde por Elrond; também chamado de O Anel de Safira.

Vingilot (Na forma plena em queny a, Vingilóté). “Flor-de-espuma”, o nome da embarcação de Eárendil; veja Rothinzil.

Vinyamar A casa de Turgon em Nevrast aos pés do Monte Taras. O significado é provavelmente “nova morada”.

Voronwë “O Inabalável”, elfo de Gondolin, o único marinheiro a sobreviver das sete naus enviadas para o Oeste após as Nirnaeth Arnoediad; encontrou Tuor em Viny amar e o  conduziu a Gondolin.

Wilwarin Nome de uma constelação. A palavra significava “borboleta” em queny a, e a constelação talvez fosse a de Cassiopeia.

Yavanna “Provedora de Frutos”; uma das Valier, incluída entre os Ara— tar; esposa de Aulë; chamada também Kementári.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!