24 de abril de 2016

Apêndice B - O conto dos anos

(Cronologia das Terras do Oeste)

A Primeira Era terminou com a Grande Batalha, na qual o Exército de Valínor destruiu Thangorodrim e derrotou Morgoth. Então a maior parte dos noldor retornou para o Extremo Oeste e passou a morar em Eressêa, perto de Valínor, e muitos dos sindar também atravessaram o Mar.
A Segunda Era terminou com a primeira derrota de Sauron, servidor de Morgoth, e com a tomada do Um Anel.
A Terceira Era chegou ao fim com a Guerra do Anel; entretanto, só se considera que a Quarta Era teve início com a partida de Mestre Elrond, quando chegou a época do domínio dos homens e do declínio de todos os outros “povos falantes” na Terra Média.
Na Quarta Era, todas as eras anteriores eram frequentemente chamadas de Dias Antigos, mas esse nome fica mais adequado se for aplicado somente aos dias anteriores ao banímento de Morgoth. As histórias dessa época não estão registradas aqui.

A Segunda Era
Estes foram os tempos sombrios para os homens da Terra Média mas os anos de glória de Númenor. Sobre eventos na Terra Média os registros são raros e breves, e as datas são frequentemente duvidosas.
No início dessa era, muitos dos altos elfos ainda permaneciam. A maioria deles morava em Lindon, a oeste das Ered Luín; mas antes da construção de Baraddor muitos dos sindar foram para o leste, e alguns estabeleceram reinos nas florestas distantes, onde a maior parte do povo se compunha de elfos da Floresta. Thranduil, rei no norte da Grande Floresta Verde, era um destes. Em Lindon, a norte de Lún, morava Gil-galad, o último herdeiro dos reis dos noldor no exílio. Era reconhecido como alto rei dos elfos do oeste.
Em Lindon, ao sul de Lún, morou por um tempo Celeborn, parente de Thíngol; sua mulher era Galadriel, a maior das mulheres élficas.
Ela era irmã de Finrod Felagund, Amigo-dos-Homens, outrora rei de Nargothrond, que deu sua vida para salvar Beren, filho de Barahir.
Posteriormente, alguns dos noldor foram para Eregion, no lado ocidental das Montanhas Sombrias, próximo ao Portão Oeste de Moria. Fizeram isto porque souberara que se descobrira mithril em Mona. Os noldor eram grandes artesãos e menos hostis aos anôes do que os sindar; mas a amizade que cresceu entre o povo de Durio e os ferreiros élficos de Eregion foi a mais estreita que já houve entre as duas raças. Celebrimbor era Senhor de Eregion e o maior dos artesàos; era descendente de Fêanor.

Ano
1 Fundação dos Portos Cinzentos e de Lindon.
32 Os edain chegam a Númenor.
c. 40 Muitos anões, deixando suas antigas cidades nas Ered Luin, vão para Moria aumentando a população local.
442 Morte de Elros Tar-Minyatur.
c. 500 Sauron começa outra vez a agitar-se na Terra Média.
548 Nasce Silmariên em Númenor.
600 Os primeiros navios dos númenorianos aparecem próximos ao litoral.
750 Fundação de Eregion, pelos noldor.
c. 1000 Sauron, alarmado com o crescimento do poder dos númenorianos, escolhe Mordor como o local para transformar numa fortaleza. Começa a construção de Baraddúr.
1075 Tar-Ancalimê torna-se a primeira rainha governante de Númenor.
1200 Sauron tenta seduzir os eldar. Gil-galad se recusa a fazer acordo com ele, mas os ferreiros de Eregion passam para o seu lado. Os númenorianos começam a construir portos permanentes.
c. 1500 Os ferreiros élficos, orientados por Sauron, alcançam o apogeu de sua habilidade. Começam a forja dos Anéis de Poder.
c. 1590 São completados os Três Anéis em Eregion.
c. 1600 Sauron forja o Um Anel em Orodruin. Finaliza a construção de Baraddúr. Celebrimbor percebe as intenções de Sauron.
1693 Começa a guerra entre os elfos e Sauron. Os Três Anéis são escondidos.
1695 As forças de Sauron invadem Eriador. Gil-galad envia Elrond para Eregion.
1697 Eregion é devastada. Morte de Celebrimbor. Os portões de Moria são fechados. Elrond retira-se com os remanescentes dos noldor e funda o refúgio de Imíadris.
1699 Sauron invade Eriador.
1700 Tar-Minastir envia uma grande esquadra de Númenor para Lindon. Sauron é derrotado.
1701 Sauron é expulso de Eriador. As Terras do Oeste têm paz por um longo tempo.
c. 1800 Por volta dessa época os númenorianos começam a estabelecer domínios nas costas. Sauron estende seu poder na direção do leste. A sombra cai sobre Númenor.
2251 Tar-Atanamir toma o cetro. Começa a rebelião e a divisão dos númenorianos. Por volta dessa época os nazgúl ou Espectros do Anel, escravos dos Nove Anéis, aparecem pela primeira vez.
2280 Umbar se transforma numa grande fortaleza de Númenor.
2350 Pelargir é construído. Torna-se o principal porto dos númenorianos Fiéis.
2899 Ar-Adûnakhôr toma o cetro.
3175 Arrependimento de Tar-Palantir. Guerra civil em Númenor.
3255 Ar-Pharazôn, o Dourado, toma o cetro.
3261 Ar-Pharazôn zarpa e aporta em Umbar.
3262 Sauron é levado para Númenor como prisioneiro; 3262-
3310 Sauron seduz o rei e corrompe os númenorianos.
3310 Ar-Pharazôn inicia a construção do Grande Armamento.
3319 Ar-Pharazõn ataca Valinor. Queda de Númenor. Elendil e seus filhos escapam.
3320 Fundação dos Reinos no Exílio: Arnor e Gondor. As Pedras são divididas. Sauron retorna a Mordor.
3429 Sauron ataca Gondor, toma Minas Ithil e queima a Árvore Branca. Isildur escapa pelo Anduin e vai ao encontro de Elendil no norte. Anárion defen de Minas Anor e Osgiliath.
3430 Forma-se a Última Aliança entre elfos e homens.
3431 Gil-galad e Elendil marcham para o leste na direção de Imíadris.
3434 O exército da Aliança atravessa as Montanhas Sombrias. Batalha de Dagorlad e derrota de Sauron. Começa o cerco de Barad-dúr.
3440 Anárion é assassinado.
3441 Sauron derrubado por Elendil e Gil-galad, que morrem. Isildur toma o Um Anel. Sauron desaparece e os Espectros do Anel entram nas sombras.
Termina a Segunda Era.

A Terceira Era
Estes foram os últimos anos dos eldar. Viveram em paz por um longo tempo, controlando os Três Anéis, enquanto Sauron dormia e o Um Anel estava perdido; mas não tentaram nada de novo, vivendo de recordações do passado. Os anões se esconderam em lugares profundos, guardando seus tesouros; mas, quando o mal começou a se manifestar de novo e os dragões reapareceram, seus antigos tesouros foram saqueados um a um, e eles se transformaram num povo errante. Por muito tempo Moria permaneceu um lugar seguro, mas a população diminuía até que muitos de seus vastos salões se tornaram escuros e vazios. A sabedoria e a longevidade dos númenorianos também foram minguando, à medida que eles se miscigenaram com homens inferiores.
Quando cerca de mil anos haviam passado, e a primeira sombra cobriu a Grande Floresta Verde, os istari ou magos apareceram na Terra Média. Posteriormente comentou-se que eles tinham vindo do Extremo Oeste e eram mensageiros enviados para fazer frente ao poder de Sauron, e para unir todos aqueles que tinham vontade de resistir a ele; mas os magos estavam proibidos de enfrentar o poder dele com o seu poder, ou de procurar dominar os elfos ou os homens usando de força ou medo.
Portanto vieram na forma de homens, embora nunca fossem jovens e envelhecessem vagarosamente, e detinham muitos poderes na mente e nas mãos. Revelavam seus verdadeiros nomes a poucos, mas usavam os nomes que lhes eram dados. Os dois maiores dessa ordem (da qual se diz que era composta de cinco) eram chamados pelos eldar de Curunir, “o Homem Habilidoso”, e Mithrandir, “o Peregrino Cinzento”, mas os homens do norte chamavam-nos respectivamente de Saruman e Gandalf. Curunir viajava frequentemente para o leste, mas por fim passou a morar em Isengard. Mithrandir tinha uma amizade mais estreita com os eldar, e vagava principalmente no oeste, nunca fixando uma residência permanente.
Ao longo de toda a Terceira Era, a guarda dos Três Anéis só era conhecida daqueles que os possuiam. Mas finalmente se ficou sabendo que no início eles estiveram sob a posse dos três maiores entre os eldar: Gil-galad, Galadriel e Círdan. Gil-galad, antes de morrer, entregou seu anel a Elrond; Cirdan mais tarde entregou o seu a Mithrandir.
Cirdan enxergava mais longe e mais fundo que qualquer outro na Terra Média, e assim recebeu Mithrandir nos Portos Cinzentos, sabendo de onde ele viera e para onde retornaria.
— Tome este anel, Mestre — disse ele —, pois seus trabalhos serão árduos; mas ele irá ajudá-lo na cansativa missão que você tomou para si. Pois este é o Anel de Fogo, e com ele você poderá reacender corações num mundo que se esfria. Mas, quanto a mim, meu coração está com o Mar, e vou morar nas praias cinzentas até que zarpe o último navio. Vou aguardar você.

Ano
1 Fundação dos Portos Cinzentos e de Lindon.
2 Isildur planta uma muda da Árvore Branca em Minas Anor. Entrega o Reino do Sul para Meneldil. Desastre dos Campos de Lis; Isildur e seus três filhos mais velhos são mortos.
3 Ohtar traz os fragmentos de Narsil a Imíadris.
10 Valandil torna-se rei de Arnor.
109 Elrond casa-se com Celebrían, filha de Celeborn.
130 Nascem Elladan e Elrobir, filhos de Elrond.
241 Nasce Arwen Undómiel.
420 O rei Ostoher reconstrói Minas Anor.
490 Primeira invasão dos orientais.
500 Rómendacil 1 derrota os orientais.
541 Rómendacil é morto em batalha.
830 Falastur começa a linhagem dos reis navegantes de Gondor.
861 Morte de Eãrendur e divisão de Arnor.
933 O rei Eärnil 1 conquista Umbar, que se transforma numa fortaleza de Gondor.
936 Eärnil se perde no mar.
1015 O rei Ciryandil é morto no cerco de Umbar.
1050 Hyarmendacíl conquista Harad. Gondor alcança o apogeu de seu poder. Por volta dessa época uma sombra cai sobre a Floresta Verde, e os homens começam a chamá-la de Floresta das Trevas. Os Periannath são mencionados pela primeira vez nos registros, com a chegada dos Péspeludos a Eriador.
c. 1100 Os sábios (os istari e os principais eldar) descobrem que um poder maligno construiu uma fortaleza em Doí Guldur. Há desconfiança de que se trata de um dos nazgúl.
1149 Começa o Reinado de Atanatar Alcarin.
c. 1150 Os Cascalvas chegam a Eriador. Os Grados chegam pelo Passo do Chifre Vermelho e mudam-se para o Ângulo, ou para a Terra Parda.
c. 1300 Seres malignos começam a se multiplicar outra vez. Os orcs proliferam nas Montanhas Sombrias e atacam os anões. Os nazgúl reaparecem. O chefe deles vem ao norte para Angmar. Os Periannath migram para o oeste; muitos se fixam em Bri.
1356 Orei Argeleb í é morto em batalha contra Rhudaur. Por volta dessa época os Grados deixam o Angulo e alguns deles retornam para as Terras Ermas.
1409 O Rei dos Bruxos de Angmar invade Arnor. O rei Arveleg I é morto. Fornost e Tyrn Gorthad são defendidos. A Torre de Amon Súl é destruida.
1432 Morre o rei Valacar de Gondor e começa a guerra civil e a Contenda das Famílias.
1437 Incêndio de Osgiliath e extravio dopalantír. Eldacar foge para Rhovanion; seu filho Omendil é assassinado.
1447 Eldacar retorna e expulsa o usurpador Castamir. Batalha das Travessias de Frui. Cerco de Pelargir.
1448 Rebeldes escapam e sitiam Umbar.
1540 Rei Aldamir morto na guerra contra Harad e os Corsários de Umbar.
1551 Hyarmendacil II derrota os homens de Harad.
1601 Muitos Periannath migram de Bri, e Argeleb II lhes doa terras além do Baranduin.
c. 1630 Juntam-se a eles os Grados, vindos da Terra Parda.
1634 Os Corsários assolam Pelargir e matam o rei Minardil.
1636 A Grande Peste devasta Gondor. Morte do rei Telemnar e de seus filhos. A Árvore Branca morre em Minas Anor. A peste se alastra para o norte e para o oeste, e muitas partes de Eríador ficam desoladas. Além do Baranduin os Periannath sobrevivem, mas sofrem grandes perdas.
1640 Orei Tarondor remove a Casa Real para Minas Anor e planta uma muda da Árvore Branca. Osgiliath começa a cair em ruínas. Mordor fica desguarnecida.
1810 O rei Telumehtar Umbardacil reconquista Umbar e expulsa os Corsários.
1851 Começam os ataques dos Carroceiros contra Gondor.
1856 Gondor perde seus territórios orientais e Narmacil II cai em batalha.
1899 O rei Calimehtar derrota os Carroceiros em Dagorlad.
1900 Calimehtar constrói a Torre Branca em Minas Anor.
1940 Gondor e Arnor renovam suas relações e formam uma aliança. Arvedui casase com Firiel, filha de Ondoher de Gondor.
1944 Ondoher cai em batalha. Eärnil derrota o inimigo em Ithilicn do Sul. Vence então a Batalha do Acampamento e expulsa os Carroceiros para os Pântanos Mortos. Arveduí reivindica a coroa de Gondor.
1945 Fárnil II recebe a coroa.
1974 Fim do Reino do Norte. O Rei dos Bruxos invade Arthedain e toma Fornost.
1975 Arvedui morre afogado na Baía de Forochel. Ospalantiri de Annúminas e de Amon Súl são perdidos. Farnur traz uma frota para Lindon. O Rei dos Bruxos é derrotado na Batalha de Fornost e perseguido até a Charneca Etten. Desaparece do norte.
1976 Aranarth recebe o titulo de Líder dos Dúnedain. As heranças de Arnor são confiadas à custódia de Elrond.
1977 Frumgar conduz os éothéod para o norte.
1979 Bucca do Pântano torna-se o primeiro Thain do Condado.
1980 O Rei dos Bruxos vem para Mordor e ali reúne os nazgúl. Um balrog aparece em Moria e mata Durin VI.
1981 Assassinado Náin 1. Os anões fogem de Moria. Muitos dos elfos da Floresta de Lórien fogem para o sul. Desaparecem Amroth e Nimrodel.
1999 Thráín 1 vem para Erebor e funda um Reino de Anões “sob-a-Montanha”.
2000 Os nazgúl saem de Mordor e sitiam Minas Ithil.
2002 Queda de Minas Ithil, posteriormente conhecida como Minas Morgul. O palantir é capturado.
2043 Eärnur torna-se rei de Gondor. É desafiado pelo Rei dos Bruxos.
2050 O desafio é repetido. Eärnur cavalga para Minas Morgul e desaparece. Mardil torna-se o primeiro regente governante.
2060 Cresce o poder de Doí Guldur. Os sábios temem que possa ser Sauron manifestando-se de novo.
2063 Gandalf vai para Doí Guldur. Sauron se retira e se esconde no leste. Começa a Paz Vigilante. Os nazgúl permanecem quietos em Minas Morgul.
2210 Thorin 1 deixa Erebor e vai para o norte rumo às Montanhas Cinzenta, onde a maior parte dos remanescentes do Povo de Durin está agora reunida.
2340 Isumbras 1 toma-se o décimo terceiro Thain, e o primeiro da linhagem dos Túks. Os Velhobuques ocupam a Terra dos Buques.
2460 Termina a Paz Vigilante. Sauron retorna a Doí Guldur com maior força.
2463 Forma-se o Conselho Branco. Por volta dessa época, Déagol, o Grado, encontra o Um Anel e é morto por Sméagol.
2470 Por volta dessa época, Sméagol-Gollum se esconde nas Montanhas Sombrias.
2475 Renova-se o ataque a Gondor. Osgiliath finalmente é arruinada e sua ponte pedra destruída.
c. 2480 Orcs começam a construir fortalezas secretas nas Montanhas Sombrias, com o intuito de barrar todas as passagens para Eriador. Sauron começa a povoar Moria com suas criaturas.
2509 Celebrian, viajando para Lónien, é vitima de uma emboscada no Passo do Chifre Vermelho e sofre um ferimento envenenado.
2510 Celebrian parte para além-Mar. Orcs e orientais assolam Calenardhon. Eorl, o Jovem, obtém a vitória do Campo de Celebrant. Os rohirrím se estabelecem em Calenardhon.
2545 Eorl cai em batalha no Descampado.
2569 Brego, filho de Eorl, termina o Palácio Dourado.
2570 Baldor, filho de Brego, entra pela Porta Proibida e desaparece. Por volta dessa época, dragões voltam a aparecer no extremo norte e começam a atormentar os anões.
2589 Dáin I é morto por um dragão.
2590 Thrór retorna para Erebor. Grór, seu irmão, vai para as Colinas de Ferro.
c. 2670 Tobold planta “erva-de-fumo” na Quarta Sul.
2683 Isengrim II toma-se o décimo Thain e começa a escavação dos Grandes Smlals.
2698 Ecthelion II reconstrói a Torre Branca em Minas Tirith.
2740 Orcs voltam a invadir Eriador.
2747 Bandobras Túk derrota um bando de orcs na Quarta Norte.
2758 Rohan atacada pelo leste e pelo oeste é invadida. Gondor atacada por
esquadras dos Corsários. Heim de Rohan refugia-se no Abismo de Heim. Wulf sitia Edoras.
2758-9 Segue-se o Inverno Longo. Grande sofrimen-to e perdas de vidas em Eriador e em Rohan. Gandalf vem em socorro do povo do Condado.
2759 Morte de Heim. Fréaláf expulsa Wulf e começa a segunda linhagem de reis da Terra dos Cavaleiros. Saruman fixa residência em Isengard.
2770 Smaug, o dragão, desce sobre Erebor. Vaile é destruída. Thrór escapa com Thráin II e Thonin II.
2790 Thrór morto por um orc em Moria. Os anões se reúnem para uma guerra de vingança. Nascimento de Gerontius, mais tarde conhecido como Velho Túk.
2793 Começa a Guerra entre orcs e anoes.
2799 Batalha de Nanduhinion diante do Portão Leste de Moria. Dáin Pé-de-Ferro retorna para as Colinas de Ferro. Thráin II e seu filho Thonin vagam na direção do oeste. Assentam-se no sul das Ered Luin, além do Condado (2802).
2800-64 Orcs do norte perturbam Rohan. Rei Walda morto por eles (2861).
2841 Thráín II parte para revisitar Erebor, mas é perseguido pelos servidores de Sauron.2845 Thráin, o anão, é aprisionado em Doí Guldur; o último dos Sete Anéis lhe é tomado.
2850 Gandalf entra mais uma vez em Doí Guldur, e descobre que o mestre ali é realmente Sauron, que está reunindo todos os Anéis e procurando notícias do Um e do Herdeiro de Isildur. Gandalf encontra Thráin e recebe a chave de Erebor. Thráin morre em Doí Guldur.
2851 O Conselho Branco se reúne. Gandalf insiste num ataque contra Dol Guldur. Saruman prevalece. Saruman começa a vasculhar perto dos Campos de Lis.
2852 Morre Belecthor II, de Gondor. A Árvore Branca morre e não se encontra mais nenhuma muda. A Árvore Morta é deixada de pé.
2885 Insuflados por emissários de Sauron, os haradrim atravessam o Poros e atacam Gondor. Os filhos de Folcwine de Rohan são mortos a serviço de Gondor.
2890 Nasce Bilbo, no Condado.
2901 A maior parte dos habitantes que restam em Ithilien a abandonam devido aos ataques os uruks de Mordor. E construído o refúgio secreto de Henneth Annún.
2907 Nasce Gilraen, mãe de Aragorn II.
2911 O Inverno Mortal. O Baranduin e outros rios ficam congelados. Lobos brancos invadem Eriador pelo norte.
2912 Grandes enchentes devastam Enedwaith e Minhiriath. Tharbad fica arruinada e deserta.
2920 Morre o Velho Túk.
2929 Arathorn, filho de Arador dos dúnedaín, casa-se com Gilraen.
2930 Arador morto por trolls. Nasce Denethor II, filho de Ecthelion II, em Minas Tirith.
2931 Aragorn II, filho de Arathorn, nasce no dia primeiro de março.
2933 Arathorn II é morto. Gilraen leva Aragorn para Imíadris. Elrond o recebe como um filho adotivo e lhe dá o nome de Estel (Esperança); seus antepassados não lhe são revelados.
2939 Saruman descobre que os servidores de Sauron estão vasculhando o Andum, perto dos Campos de Lis, e que Sauron, portanto, já sabe do fim de Isildur. Saruman fica alarmado, mas não conta nada ao Conselho.
2941 Thonn Escudo de Carvalho e Gandalf visitam Bilbo no Condado. Bilbo encontra Sméagol-Gollum e acha o Anel. O Conselho Branco se reúne; Saruman concorda em atacar Doí Guldur,já que agora quer impedir que Sauron vasculhe o Rio. Sauron, já tendo feito seus planos, abandona Dol Guldur. Batalha dos Cinco Exércitos em Valle. Morte de Thorin II. Bard de Esgaroth mata Smaug. Dáin, das Colinas de Ferro, torna-se Rei-sob-a-Montanha (Dáin II).
2942 Bilbo retorna para o Condado com o Anel. Sauron retorna em segredo para Mordor.
2944 Bard reconstrói Vaíle e torna-se rei. Gollum deixa as Montanhas e começa sua procura pelo “ladrão” do Anel.
2948 Nasce Théoden, filho de Thengel, rei de Rohan.
2949 Gandalf e Balin visitam Bilbo no Condado.
2950 Nasce Finduilas, filha de Adrabil de Doí Amroth.
2951 Sauron declara-se abertamente e concentra seu poder em Mordor. Começa a reconstrução de Barad-dúr. Gollum volta-se na direção de Mordor. Sauron envia três dos nazgúl para que reocuperem Dol Guldur. Elrond revela a “Estel” seu verdadeiro nome e linhagem, e lhe entrega os fragmentos de Narsil. Arwen, recém-chegada de Lórien, encontra Aragorn na floresta de Imíadris. Aragorn parte para as Terras Ermas.
2953 Última reunião do Conselho Branco. Debatem sobre os Anéis. Saruman finge que descobriu que o Um Anel desceu pelo Anduin na direção do Mar. Saruman se retira para Isengard, que toma como sua e fortifica. Sentindo ciúme e medo de Gandalf, coloca espiões para vigiar todos os seus movimentos, e percebe o seu interesse pelo Condado. Logo começa a manter agentes em Bri e na Quarta Sul.
2954 A Montanha da Perdição volta a explodir em chamas. Os últimos habitantes de Ithilien fogem pelo Anduín.
2956 Aragorn encontra Gandalf e começa a amizade entre os dois.
2957-80 Aragorn empreende as longas jornadas de sua vida errante. Sob o disfarce de Thorongil, serve tanto a Thengel de Rohan como a Ecthelíon II de Gondor.
2968 Nasce Frodo.
2976 Denethor casa-se com Finduilas, de Doí Amroth.
2977 Bain, filho de Bard, torna-se rei de Vaíle.
2978 Nasce Boromir, filho de Denethor II.
2980 Aragorn entra em Lórien e lá encontra outra vez Arwen Undómiel. Aragorn lhe dá o Anel de Barahir e eles se comprometem sobre a colina de Cem Amroth. Por volta dessa época Gollum chega aos confins de Mordor e trava conhecimento com Laracna. Théoden torna-se rei de Rohan.
2983 Nasce Faramir, filho de Denethor. Nasce Samwíse.
2984 Morre Ecthelion II. Denethor II torna-se regente de Gondor.
2988 Morre precocemente Finduilas.
2989 Balin deixa Erebor e entra em Moria.
2991 Nasce Éomer, filho de Éomund, em Rohan.
2994 Balin morre e a colónia dos anões é destruida.
2995 Nasce Éowyn, irmã de Eomer.
c. 3000 A sombra de Mordor se expande. Saruman se arrisca a usar o palantir de Orthanc, mas é iludido por Sauron, que tem a Pedra de Ithíl. Saruman trai o Conselho. Seus espiões reportam que o Condado está sendo fortemente protegido pelos guardiões.
3001 Festa de Despedida de Bilbo. Gandalf suspeita que o anel dele é o Um Anel. A vigilância do Condado é redobrada. Gandalf procura notícias de Gollum e pede a ajuda de Aragorn.
3002 Bílbo torna-se um hóspede de Elrond, e passa a morar em Valfenda.
3004 Gandalf visita Frodo no Condado, e continua fazendo o mesmo em intervalos durante os quatro anos seguintes.
3007 Brand, filho de Bain, torna-se rei de Vaíle. Morre Gilraen.
3008 No outono, Gandalf faz sua última visita a Frodo.
3009 Gandalf e Aragorn retomam, de tempo em tempo, sua caça a Gollum durante os oito anos seguintes, procurando nos vales do Anduin, na Floresta das Trevas, em Rhovanion e indo até os confins de Mordor. Em algum período durante esses anos o próprio Gollum se aventurou a entrar em Mordor e foi capturado por Sauron. Elrond manda buscar Arwen e ela retorna para Imíadris; as Montanhas e toda a região oriental estão ficando perigosas.
3017 Gollum é libertado em Mordor. É capturado por Aragorn nos Pântanos Mortos e trazido para Thranduil, na Floresta das Trevas. Gandalf visita Minas Tirith e lê o pergaminho de Isíldur.

Os Grandes Anos

3018
Abril
12 Gandalf chega à Vila dos Hobbits.
Junho
20 Sauron ataca Osgiliath. Por volta da mesma época, Thranduil é atacado e Gollum escapa.
Julho
4 Boromir parte de Minas Tirith.
10 Gandalf aprisionado em Orthanc.
Agosto
Desaparecem todos os rastros de Gollum. Considera-se que, por volta dessa época, sendo caçado tanto pelos elfos quanto pelos servidores de Sauron, ele se tenha refugiado em Moria, mas, quando finalmente descobriu o caminho para o Portão Oeste, ele não conseguiu sair.
Setembro
18 Gandalf escapa de Orthanc nas primeiras horas do dia. Os Cavaleiros Negros atravessam os Vaus do Isen.
19 Gandalf vai para Edoras como um mendigo, e sua entrada não é permitida.
20 Gandalf consegue entrar em Edoras. Théoden ordena que parta: “Escolha qualquer cavalo, mas parta antes do fim do dia de amanhã!”
21 Gandalf encontra Scadufax, mas o cavalo não permite que ele se aproxime. Gandalf persegue Scadufax por um longo trecho através dos campos.
22 Os Cavaleiros Negros chegam ao Vau Saro ao cair da noite e afugentam os guardiões. Gandalf alcança Scadufax.
23 Quatro Cavaleiros entram no Condado antes da aurora. Os outros perseguem os guardiões na direção do leste e depois retornam para vigiar o Caminho Verde. Um Cavaleiro Negro chega à Vila dos Hobbits ao cair da noite. Frodo deixa Bolsão. Gandalf tendo domado Scadufax, parte de Rohan.
24 Gandalf atravessa o Isen.
26 A Floresta Velha. Frodo encontra Bombadíl.
27 Gandalf atravessa o rio Cinzento. Segunda noite com Bombadil.
28 Os hobbits são capturados por uma Criatura Tumular. Gandalf chega ao Vau Sam.
29 Frodo chega a Bri de noite. Gandalf visita o Feitor.
30 Cricôncavo e a Estalagem em Bri são atacadas nas primeiras horas do dia. Frodo deixa Bri. Gandalf dirige-se para Cricôncavo e chega a Bri ao anoitecer.
Outubro
1 Gandalf deixa Bri.
3 Gandalf é atacado durante a noite no Topo do Vento.
6 O acampamento sob o Topo do Vento é atacado durante a noite. Frodo é ferido.
9 Glorfindel deixa Valfenda.
11 Glorfindel expulsa os Cavaleiros da Ponte de Mitheithel.
13 Frodo atravessa a ponte.
18 Glorfindel encontra Frodo ao cair da tarde. Gandalf chega a Valfenda.
20 Fuga através do Vau do Bruinen.
24 Frodo recupera-se e acorda. Boromir chega a Valfenda de noite.
25 Conselho de Elrond.
Dezembro
25 A Comitiva do Anel deixa Valfenda ao cair da noite.

3019
Janeiro
8 A Comitiva chega a Azevim.
11,12 Neve sobre Caradhras.
13 Ataque de lobos nas primeiras horas do dia. A Comitiva atinge o Portão Leste de Moria ao cair da noite. Gollum começa a seguir os rastros do Portador do Anel.
14 Noite no Salão Vinte e Um.
15 A Ponte de Khazad-dúm e queda de Gandalf. A Comitiva chega a Nimrodel tarde da noite.
17 A Comitiva chega a Caras Galadhon no início da noite
23 Gandalf persegue o balrog até o pico de Zirak-zigil.
25 Gandalf derruba o balrog e morre. Seu corpo jaz no pico.
Fevereiro
14 O Espelho de Galadriel. Gandalf volta à vida e jaz em um transe.
16 Adeus a Lórien. Gollum, escondido na margem ocidental, observa a partida.
17 Gwaihir transporta Gandalf até Lórien.
23 Os barcos são atacados de noite perto do Saro Gebir.
25 A Comitiva passa pelos Argonath e acampa no Parth Galen. Primeira Batalha dos Vaus do Isen; Théodred, filho de Théoden, é morto.
26 Rompimento da Sociedade do Anel. Morte de Boromir; sua corneta é ouvida em Minas Tirith. Meriadoc e Peregrin são capturados. Frodo e Samwise penetram a parte leste das Emyn Muil. Aragorn parte em perseguição aos orcs no início da noite. Éomer fica sabendo da descida do bando de orcs das Emyn Muil.
27 Aragorn atinge o penhasco oeste ao nascer do dia. Éomer, contra as ordens de Théoden, parte do Folde Oriental por volta da meia-noite em perseguição aos orcs.
28 Éomer alcança os orcs nas bordas da Floresta de Fangorn.
29 Meriadoc e Pippin escapam e encontram Barbárvore. Os rohirrim atacam ao nascer do dia e destroem os orcs. Frodo desce das Emyn Muil e encontra Gollum. Faramir vê o barco funerário de Boromir.
30 Começa o Entebate. Éomer, retornando de Edoras, encontra Aragorn.
Março
1 Frodo começa a atravessar os Pântanos Mortos ao nascer do dia. Continua o Entebate. Aragorn encontra Gandalf, o Branco. Eles partem para Edoras. Faramir deixa Minas Tirith e vai para Ithilien numa missão.
2 Frodo chega ao fim dos Pântanos. Gandalf chega a Edoras e cura Théoden. Os rohirrim cavalgam para o oeste e avançam contra Saruman. Segunda Batalha dos Vaus do Isen. Erkenbrand derrotado. Termina o Entebate durante a tarde. Os ents marcham na direção de Isengard, chegando lá de noite.
3 Théoden se retira para o Abismo de Helm. Começa a Batalha do Forte da Trombeta. Os ents completam a destruição de Isengard.
4 Théoden e Gandalf partem do Abismo de Helm na direção de Isengard. Frodo atinge os morros de lava nas fronteiras da Desolação do Morannon.
5 Théoden chega a Isengard ao meio-dia. Parlamentação com Saruman em Orthanc. Um nazgúl alado sobrevoa o acampamento em Doí Baran. Gandalf parte com Peregrin para Minas Tirith. Frodo se esconde perto do Morannon, e parte na hora do crepúsculo.
6 Aragorn alcançado pelos dúnedain nas primeiras horas do dia. Théoden parte do Forte da Trombeta para o Vale Harg. Aragorn parte mais tarde.
7 Frodo é levado por Faramir para Henneth Annún. Aragorn chega ao Templo da Colina ao cair da noite.
8 Aragorn toma as “Sendas dos Mortos” ao nascer do dia; chega a Erech à meianoite. Frodo parte de Henneth Annún.
9 Gandalf chega a Minas Tirith. Faramir parte de Henneth Annún. Aragorn parte de Erech e chega a Calembel. No crepúsculo Frodo atinge a Estrada de Morgul. Théoden chega ao Templo da Colina. A Escuridâo de Mordor começa a se espalhar.
10 O Dia sem Aurora. A Concentração das Tropas de Rohan: os rohirrim partem do Templo da Colina. Faramir resgatado por Gandalf do lado de fora dos Portões da Cidade. Aragorn atravessa o Ringló. Um exército do Morannon toma Cair Andros e invade Anórien. Frodo atravessa a Encruzilhada e assiste à partida do Exército de Morgul.
11 Gollum visita Laracna, mas, vendo Frodo adormecido, quase se arrepende. Denethor manda Faramir para Osgiliath. Aragorn chega a Linhir e entra em Lebennin. Rohan Oriental é invadida pelo norte. Primeiro ataque contra Lórien.
12 Gollum leva Frodo para a Toca de Laracna. Faramir se retira para os Fortes do Passadiço. Théoden acampa sob Minrimmon. Aragorn acossa os inimigos na direção de Pelargir. Os ents derrotam os invasores de Rohan.
13 Frodo capturado pelos orcs de Cirith Ungol. Os Campos de Pelennor são invadidos. Faramir é ferido. Aragorn chega a Pelargir e captura a esquadra. Théoden na Floresta Drúadan.
14 Samwise encontra Frodo na Torre. Minas Tirith é cercada. Os rohirrim, conduzidos pelos homens selvagens, chegam à Floresta Cinzenta.
15 Nas primeiras horas do dia, o Rei dos Bruxos destrói os Portões da Cidade. Denethor crema-se numa pira. As cornetas dos rohirrim são ouvidas ao cantar do galo. Batalha dos Campos de Peleonor. Théoden é morto. Aragorn levanta o estandarte de Arwen. Frodo e Samwise escapam e começam sua viagem para o norte ao longo do Morgul. Batalha sob as árvores da Floresta das Trevas; Thranduil repele as forças de Doí Guldur. Segundo ataque contra Lórien.
16 Debate dos comandantes. Frodo, do Morgul, observa a Montanha da Perdição por sobre o acampamento.
17 Batalha de Vaíle. Caem o rei Brand corei Dáin Pé-de-Ferro. Muitos anões e homens refugiam-se em Erebor e são cercados. Shagrat leva a capa, a cota de malha e a espada de Frodo para Barad-dúr.
18 O Exército do Oeste parte em marcha de Minas Tirith. Frodo se aproxima da Boca Ferrada; é alcançado por orcs na estrada que vai de Durthang para Udún.
19 O Exército chega ao Vale Morgul. Frodo e Samwise escapam e começam sua jomada ao longo da estrada que conduz a Barad-dúr.
22 O crepúsculo terrível. Frodo e Samwise abandonam a estrada e dirigem-se para a Montanha da Perdição pelo sul. Terceiro ataque contra Lórien.
23 O Exército deixa Ithilien. Aragorn dispensa os covardes. Frodo e Samwise livram-se de suas armas e indumentárias.
24 Frodo e Samwise fazem sua última jornada para os pés da Montanha da Perdição. O Exército acampa na Desolação do Morannon.
25 O Exército é cercado nas Colinas de Lava. Frodo e Samwise chegam ás Sammath Naur. Gollum agarra o Anel e cai nas Fendas da Perdição. Queda de Barad-dúr e desaparecimento de Sauron.

Depois da queda da Torre Escura e do desaparecimento de Sauron, a Sombra foi retirada de todos os corações dos que se opunham a ele, mas o medo e o desespero tomaram seus servidores e aliados. Três vezes Lórien fora atacada por Dol Guldur, mas, além da coragem dos elfos daquela região, o poder que lá morava era forte demais para ser derrotado por quem quer que fosse, a não ser que o próprio Sauron atacasse Lórien.
Embora as orlas da bela floresta tenham sido seriamente danificadas, os ataques foram repelidos; quando Sauron desapareceu, Celebom avançou e conduziu o exército de Lórien pelo Anduin em muitos barcos. Tomaram Dol Guldur, e Galadriel derrubou suas muralhas e pôs a descoberto suas cavidades; a floresta foi purificada.
No norte também houvera guerra e maldade. O reino de Thranduil foi invadido, e houve uma longa batalha sob as árvores e uma grande devastação causada pelo fogo; mas no fim Thranduil conquistou a vitória. E, no dia do Ano Novo dos elfos, Celebom e Thranduil encontraram-se no meio da floresta; deram então um novo nome à Floresta das Trevas, Eryn Las galen , A Floresta das Folhas Verdes.
Thranduil tomou toda a região norte até as montanhas que nascem na floresta como seu reino; Celebom tomou toda a floresta do sul abaixo dos Estreitos, dando-lhe o nome de Lórien Oriental; toda a ampla floresta intermediária foi doada aos beornings e aos homens da Floresta. Mas, após a passagem de Galadriel, dentro de alguns anos Celeborn ficou cansado de seu reino e foi para Imíadris morar com os filhos de Elrond.
Na Floresta Verde os elfos da Floresta não foram mais molestados, mas em Lórien melancolicamente sobreviveram apenas alguns do antigo povo, e já não havia mais luz ou música em Caras Galadon.
Ao mesmo tempo em que grandes exércitos cercavam Minas Tirith, um exército dos aliados de Sauron, que por muito tempo ameaçara as fronteiras do rei Brand, atravessou o rio Camen, e Brand foi expulso de volta para Vaíle. Ali teve o auxílio dos anões de Erebor, e houve uma grande batalha aos pés da Montanha. Durou três dias, e no final o rei Brand e o rei Dáin Pé-de-Ferro foram ambos mortos, ficando a vitória para os orientais. Mas eles não puderam tomar o Portão, e muitos, tanto homens quanto anões, refugiraram-se em Erebor, onde resistiram a um cerco.
Quando chegou a notícia das grandes vitórias no sul, o exército do norte de Sauron se encheu de desânimo; os sitiados irromperam e os expulsaram, e uma parte deles fugiu para o leste e deixou de molestar Vaíle. Então Bard II, filho de Brand, tornou-se rei de Vaíle; Thorin III, Elmo de Pedra, filho de Dáin, tornou-se rei-sob-amontanha.
Ambos enviaram embaixadores para a cerimônia de coroação do rei Elessar, e seus reinos permaneceram, enquanto duraram, amigos de Gondor, ficando sob a coroa e sob a proteção do Rei do Oeste.

Os dias mais importantes da queda de Barad-Dúr até o final da Terceira Era*
3019 1419 R.C.
27 de março. Bard III e Thorin II, Elmo de Pedra, expulsam o inimigo de Vaíle.
28 Celebom atravessa o Anduin; começa a destruição de Doí Guldur.
6 de abril. Encontro de Celebom e Thranduil.
8 Os Portadores do Anel são homenageados no Campo de Cormallen.
1 de maio. Coroação do rei Elessar. Elrond e Arwen partem de Valfenda.
8 Éomer e Éowyn partem de Rohan com os filhos de Elrond.
20 Elrond e Arwen chegam a Lórien.
27 A Comitiva de Arwen deixa Lórien.
14 de junho. Os filhos de Elrond encontram a comitiva e levam Arwen a Edoras.
16 Eles partem para Gondor.
25 O rei Elessar encontra a muda da Árvore Branca.
1 Lite. Arwen chega à Cidade.
Dia do Meio do Ano. Casamento de Elessar e Arwen.
18 de julho. Eomer retorna a Minas Tirith.
19 Parte a comitiva do funeral do rei Théoden.
7 de agosto. A comitiva chega a Edoras.
10 Funeral do rei Théoden.
14 Os hóspedes se despedem do rei Éomer.
18 Chegam ao Abismo de HeIm.
22 Chegam a Isengard; despedem-se do Rei do Oeste ao pôr-do-sol.
28 Alcançam Saruman; Saruman dirige-se para o Condado.
6 de setembro. Eles param ao avistarem as Montanhas de Moria.
13 Celeborn e Galadriel partem, os outros vão para Valfenda.
21 Retorno a Valfenda.
22 Centésimo vigésimo novo aniversário de Bilbo. Saruman chega ao Condado.
5 de outubro. Gandalf e os hobbits partem de Valfenda.
6 Atravessam o Vau do Bruinen; Frodo sente pela primeira vez a dor retornar.
28 Chegam a Bri ao cair da noite.
30 Deixam Bri. Os “Viajantes” atingem a Ponte do Brandevin durante a noite.
10 de novembro. São presos em Sapántano.
2 Chegam a Beirágua e sublevam o povo do Condado.
3 Batalha de Beirágua, e Desaparecimento de Saruman. Fim da Guerra do Anel.

3020 1420 R.C.: O Grande Ano de Fartura
13 de março. Frodo adoece (no aniversário de seu envenenamento por Laracna).
6 de abril. O pé de mallorn floresce no Campo da Festa.
1? de maio. Samwise casa-se com Rosa.
Dia do Meio do Ano. Frodo demite-se do cargo de prefeito, e Will Pealvo reassume.
22 de setembro. Centésimo trigésimo aniversário de Bilbo.
6 de outubro. Frodo adoece outra vez.

3021 1421 R.C.: O Íltimo Ano da Terceira Era
13 de março. Frodo adoece de novo.
25 Nascimento de Elanor, a Bela**, filha de Samwise. Neste dia começou a Quarta Era, segundo o Registro de Gondor.
21 de setembro. Frodo e Samwise partem da Vila dos Hobbits.
22 Encontram a Última Cavalgada dos Guardiões dos Anéis em Ponta do Bosque.
29 Chegam aos Portos Cinzentos. Frodo e Bilbo partem através do Mar com os Três Guardiões. Fim da Terceira Era.
6 de outubro. Samwise retorna a Bolsão.

* Os dias e meses são dados de acordo com o Calendário do Condado.
** Ela ficou conhecida como “a Bela” por causa de sua beleza; muitos diziam que ela mais parecia uma donzela élfica que uma hobbit. Tinha cabelos dourados, o que outrora era raro no Condado; mas duas outras filhas de Samwise também eram loiras, assim como muitas outras crianças nascidas nessa época.

Acontecimentos ulteriores relacionados aos membros da Sociedade do Anel
R.C. 1422
Com o início deste ano começa a Quarta Era na contagem de anos do Condado; mas se deu continuidade à numeração dos anos do Registro do Condado.
1427 Will Pealvo demite-se. Samwise é eleito Prefeito do Condado. Peregrin Túk casa-se com Diamantina, de Frincha Longa. O rei Elessar promulga um eédito proibindo que os homens entrem no Condado, o qual se torna uma Terra Livre sob a proteção do Cetro do Norte.
1430 Nasce Faramir, filho de Peregrin.
1431 Nasce Cachinhos Dourados, filha de Samwise.
1432 Meriadoc, chamado de O Magnífico, torna-se Senhor da Terra dos Buques. Grandes presentes lhe são enviados pelo rei Éomer e pela senhora Éowyn de Ithilien.
1434 Peregrin se torna “O Túk” e Thain. Orei Elessar nomeia o Thain, o Senhor e o Prefeito como Conselheiros do Reino do Norte. Mestre Samwise é eleito prefeito pela segunda vez.
1436 O rei Elessar viaja para o norte e mora por um tempo ao lado do lago Vesperturvo. Chega à Ponte do Brandevin, e ali saúda seus amigos. Outorga a Estrela dos Dúnedain ao Mestre Samwise, e Elanor torna-se dama-de-honra da senhora Arwen.
1441 Mestre Samwise torna-se prefeito pela terceira vez.
1442 Mestre Samwise, sua mulher e Elanor vão para Gondor e lá passam um ano. Mestre Tolman Villa atua como prefeito interino.
1448 Mestre Samwise torna-se prefeito pela quarta vez.
1451 Elanor, a Bela, casa-se com Fastred de Ilhaverde, nas Colinas Distantes.
1452 O Marco Ocidental, das Colinas Distantes até as Colinas das Torres (Emyn Beraid), é anexado ao Condado mediante uma doação do rei. Muitos hobbits mudam-se para lá.
1454 Nasce Elfostan Lindofilho, filho de Fastred e Elanor
1455 Mestre Samwise torna-se prefeito pela quinta vez. Mediante um pedido seu, o Thain nomeia Fastred Diretor do Marco Ocidental. Fastred e Elanor passam a morar em Sob-as-Torres, nas Colinas das Torres, onde seus descendentes, os Lindofilhos das Torres, moraram por muitas gerações.
1463 Faramir Túk casa-se com Cachinhos Dourados, filha de Samwise.
1469 Mestre Samwise torna-se prefeito pela sétima e última vez, estando em 1476, no final de seu mandato, com noventa e seis anos de idade.
1482 Morte da senhora Rosa, mulher de Mestre Samwise, no Dia do Meio do Ano. Em 22 de setembro, Mestre Samwise parte de Bolsão. Vai para as Colinas das Torres e é visto pela última vez por Elanor, a quem dá o Livro Vermelho, que posteriormente foi guardado pelos Lindofilhos. Entre eles mantém-se a crença, que se iniciou com Elanor, segundo a qual Samwise passou pelas Torres, chegou aos Portos Cinzentos e atravessou o Mar, sendo o último dos Portadores do Anel.
1484 Na primavera deste ano chegou à Terra dos Buques uma mensagem de Rohan dizendo que o rei Éomer desejava ver Mestre Holdwine mais uma vez. Meriadoc estava então velho (102), mais ainda forte. Aconselhou-se com seu amigo, o Thain, e logo em seguida ambos transmitiram bens e oficios aos seus filhos e partiram através do Vau Sam, e não foram mais vistos no Condado. Conta-se que Mestre Meriadoc foi a Edoras e esteve com o rei Éomer antes da morte deste, no outono. Então ele e o Thain Peregrin foram para Gondor, onde passaram os poucos anos que lhes restavam, até morrerem e serem enterrados na Rath Dinen, entre os grandes de Gondor.
1541 Neste ano, em primeiro de março, finalmente se deu o Passamento do rei Elessar. Conta-se que os leitos de Meriadoc e Peregrin foram colocados junto ao leito do grande rei. Então Legolas construiu um navio cinzento em Ithilien, desceu navegando pelo Anduin, e depois através do Mar; com ele, conta-se, foi Gimli, o anão. E, quando aquele navio desapareceu, terminou a Sociedade do Anel na Terra Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!