12 de março de 2016

Epílogo

OS MÉDICOS DISSERAM QUE FOI UM MILAGRE. Dia após dia, a doença de Akinli deixava seu corpo. Cedia lugar a um entusiasmo pela vida e a um desejo de recuperar o tempo perdido.
Ainda que ninguém tivesse feito meu diagnóstico, eu sabia que estava me recuperando de alguma coisa também. Meu caminho até a cura era mais curto do que o dele, mas não menos fascinante.
Akinli se tornou a única história que eu tinha. Ele me contou que uma vez dançamos embaixo de uma árvore enquanto os outros assistiam com inveja. Me contou uma história impressionante sobre um vestido lindo que eu tinha e que se desmanchou em pó no quarto de hóspedes, deixando uma mancha branca no assoalho. E me contou sobre nosso primeiro beijo, que foi lindo e desastroso ao mesmo tempo, e como todos os outros depois desse tinham a mesma magia estranha.
Eu ouvia tudo, gravando as palavras no coração. Por mais que repassasse as histórias, nunca entendi como nossos caminhos haviam se cruzado daquele jeito.
Só podia concluir que era o destino.
Assim que nos recuperamos dos acontecimentos daquela noite, Julie encontrou uma mala na varanda, que supomos ter sido deixada pelas mesmas três garotas que me levaram até lá. Só me deixaram dois bens materiais. O primeiro era uma pilha de dinheiro que entreguei de imediato a Ben e Julie como compensação por terem me acolhido. A maior parte serviu para pagar as despesas médicas de Akinli, o que não era problema para mim. Não conhecia nenhuma expressão mais forte que “alma gêmea”, que desse a entender a sensação de estar tão unido a alguém que é difícil dizer onde termina essa pessoa e onde você começa. Se essa expressão existisse, pertencia a Akinli e a mim.
O segundo item que me deixaram era uma garrafa de água. Era uma água tão exótica, de um azul escuro e brilhante ao mesmo tempo, espessa demais para ser transparente, mas translúcida mesmo assim. Não importava a estação, estava sempre fria, e havia pequenas conchas dentro que nunca ficavam no fundo da garrafa.
Às vezes eu dormia com a garrafa, embora ela fosse fria o suficiente para me acordar se encostasse nela sem querer. Era a única pista que eu tinha sobre a minha identidade antes da noite em que fui deixada na varanda daquela casa, e amava a garrafa só um pouquinho menos do que amava Akinli.
Por algum motivo, sabia que esse amor era importante, como se cuidar daquela água com carinho significasse cuidar de mim mesma. E foi o que fiz.
Amava meu corpo em recuperação. Amava minha alma gêmea de olhos azuis.
E amava minha família adotiva.
Apertei a garrafa de água contra o peito e amei a sensação.

84 comentários:

  1. Ok... achei o final bizarro. Ela aceitou tudo ok, estar sem memórias, desde que Akinli estivesse com ela? Provavelmente era para ser romântico... mas sinceramente achei ligeiramente exagerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei a mesma coisa. O final é tipo eu quando começo a escrever uma história e termino com preguiça escrevendo qualquer coisa pra terminar.

      Excluir
    2. Pois é! Achei meio falso, provavelmente pq eh o primeiro livro dela, porém achei pouco plausível, e pessoalmente não gostei tanto, tipo ela esqueceu todas aquelas coisas MARAVILHOSAS? Sacanagem...

      Excluir
    3. Também achei!,fiquei surpresa com o final foi romântico mas,não ao ponto que eu esperava *-* e esperava que ela se lembrasse de algo !!

      Excluir
  2. Nossa esse livro é deprimente, do inicio ao fim, quando pensei que aconteceria algo feliz e alegre a Kahlen foi meio que sem sentido.

    ResponderExcluir
  3. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
    Q gracinha
    Queria mais
    ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. Eu OFICIALMENTE não aceito esse fim. Não pode ser. Karina, você não esqueceu nenhuma parte? KKKK COMO ASSIIIIIIIIM. Eu quero mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk não, tá inteirinho aqui. E qual o problema, este parece perfeitamente um final de livro! ehuaheuaheuaheu

      Excluir
  5. eu fiquei com preguiça de ler
    eu li o capitulo 1 e o final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente eu kkkkkk Obs: Nem li a primeiro capitulo inteiro.

      Excluir
  6. eu ate gostei mas se tivesse imagens pra indentificar eu acharia que ia ser muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S2 Amai o livro do começo ao fim, mas queria ler mais :( Verdade também gostaria que tivesse imagens.

      Excluir
  7. Foi legalzinho mas imaginava algo melhor. Acho que ficou sem sentido a garota amar o rapaz sem ter nenhuma lembrança e só conhecer o nome dele. Eu já deveria ter esperado esse final, visto que A Seleção também terminou sem ter surpreendido muita gente.

    ResponderExcluir
  8. Também achei esse livro um pouco perdido em seu significado. Botou fantasia e romance mas não deu certo. Se eu tivesse que comparar com outra leitura seria com um dos livros da série crepúsculo, aquele que a Bella fica deprimida basicamente nele todo. Não dá aquela vontade de ler sem parar, porque as cenas/capítulos acabam sendo repetidas e massantes. Para mim A sereia faltou mais história, daria para ter contado a mesma coisa em menos páginas. Muito diferente do clima de A seleção...

    ResponderExcluir
  9. Não gostei '-' Prefiro A Seleção u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb bem melhor ler sobre América maxon e eadlyn

      Excluir
  10. só n gostei da Água com ela no final e gostaria de mais capitulos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu estava esperando mais, porém gostei. Agora bateu uma saudade de Seleção, quero logo ler a Coro!
    Ass: Bina.

    ResponderExcluir
  12. q???????? não,amei o livro inteiro mas não aceito esse final! tinha que ser maior,mais detalhado,ela podia pelo menos ser amiga das meninas msm sem lembrar,e tinha q ter beijo af

    ResponderExcluir
  13. Não aceito esse final..Sérioo que final é esse ??????
    T-T faltou explicar algumas partes...Não gostei.. esperava mais ..MAISSSSS ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... mentira gostei sim kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. QUERO MAIIIIS ;)

    ResponderExcluir
  15. Plmdssssss. Só eu acho que a Água é uma nojenta sem coracao? Detestei essa historia de amar a garrafa. Foi muito sofrimento pra ter só um pouco de felicidade no final

    ResponderExcluir
  16. Esse final seria quase a mesma coisa se ela tivesse escrito "E foram felizes para sempre" fim cabo. Mais nada?!?! Amei o livro até chegar nesse final, nem um pouco surpreendente. Tirando isso o livro é muuito bom! Ela poderia ter explorado mais a historia, mas quem sabe a Kiera faz um segundo livro sobre Kahlen e Akinli!!! =]

    Ass: Alu!!!

    ResponderExcluir
  17. Esperava bem mais desse final, na verdade esperava mais da história depois de ter lido A Seleção, que digo com certeza que foi a minha inspiração para ler esse livro. Esse final me decepcionou, ficou meio sem nexo por falta de detalhes. Não se tem mais amor como o de América e Maxon

    ResponderExcluir
  18. Nossa...Uau...Ke fort...Avhei o livro Bacana mas nada comparado com A Seleção...Queria mais beijos!O final foi meio forçado e sem graça... Queria mais aventuras e tals... Mas Ta tranquilo...So n td favoravel

    ResponderExcluir
  19. bom pra comecar como leitora,fiquei surpresa com o livro.epra quem achou ou nao gostou do livro otiMo...!!! sao criticas construtivas pra autora karina,
    de coraçao eu embarquei no livro e ele nao sai da minha cabeça,,
    concluindo esses sao os livros bons,os que mexem com a mente dA GENTE COM A IMAGINAÇAO,COM O PSICOLOGICO.. PARABENS KARINA PELO EXCELENTE LIVRO,POR TER ME LEVADO AO MUNDO IMAGINARIO DAS SEREIAS E POR ME FAZER ACREDITAR QUE EXISTE A POSSIBILIDADES DE EXISTIR ALMAS GEMEAS E QUE POR AMOR ATE OS MAIS CRUIS,SEDEM..

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus, que amor!
    Tipo, é claro que a Água foi egoísta e cometeu alguns erros, mas até que entendo ela.
    E nossa, estou apaixonada pelo Akinli, ele é muito fofinho! ❤
    Claro que no final podia ter mais uns negócio locão que ia deixar a gente tipo "MAS QUE COISA MAIS FOFÍSSIMAA" mas continua bonitinho, muito bonitinho.
    Só posso dizer, que amei!

    ResponderExcluir
  21. Só eu me pergunto de ond vem tanta grana?

    ResponderExcluir
  22. O amor deles só mostra que ela não precisa saber de nada, ele simplesmente sente q ele e sua alma gêmea e a conexão entre eles e maravilhosa 😍😍

    ResponderExcluir
  23. É de imaginar o final, até porque ela prometeu a Água que iria levá-la para sempre.. muito lindo ^^

    ResponderExcluir
  24. é um final confuso
    quer dizer
    ela perde a memoria e vive normalmente
    e oq aconteceu com as irmãs dela
    e tudo mais, acho que ta faltando bastante conteúdo mais achei o livro muito bom ( terminei ele em 1 dia pq nn consegui para de ler)
    queria mais ^^
    Amei de qualquer forma

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei bastante. Acho que entendi o que a autora quis passar com esse final tão rápido e essa aceitação tão fácil por parte da Kahlen.
    Eu gostei dessa história mais do que de a seleção. A seleção eu li, mas, ao contrário da maioria, não consegui gostar.
    Estranho, mas fazer o que, né? Gosto não se discute.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, acho que você é a primeira pessoa que vejo dizendo isso, que preferiu A Sereia em relação a A Seleção

      Excluir
    2. Meus Deus,você e um diferentona mesmo?!
      kkkkkk

      Excluir
    3. Todo mundo falando tão bem de A Seleção, queria tanto ler, Karina por acaso você pensa em postar aqui no blog? rsrs

      Aline.

      Excluir
    4. A Seleção está postada aqui no blog, Aline :)
      http://www.bloglivroson-linee.blogspot.com/2015/05/a-selecao-serie.html

      Excluir
  26. Esse final
    Não ficou legal
    Ficou meio sem noção
    Partiu ler A Seleção \o/

    ResponderExcluir
  27. Tanta gente reclamando do livro mas pra mim é percepção. A história em si n é empolgante. O que faz o livro ser bonito é o sentimento. É tentar compreender a Kahlen, a Água, as meninas e o amor dos dois. Que é diferente, é puro e não necessita da "enrolação" dos romances normais

    ResponderExcluir
  28. O final foi muito legal,ela não lembra de nada,mais tudo que agente queria e que ela ficasse com Akinli,E foi isso que aconteceu...Resumindo,AMEI O LIVRO

    ResponderExcluir
  29. Que final estranho, meu Deus. Mas a história é muito fofa, tinha que ser da titia Kiera <3 But, prefiro A Seleção huehue

    ResponderExcluir
  30. A Kiera podia fazer como fez com A Seleção, fazer um livro com os pontos de vista dos outros personagens, como a Água, as irmães dela, do Ben, da Julie ou do próprio Akinli. Ficaria ótimo.

    ResponderExcluir
  31. Por se tratar de um romance, eu acho que tinha que ter mais interação entre a Kahlen e o Akinli.. Sei lá.. Parece até uma história de amor entre a Kahlen e a Água, pq qualquer coisinha, qualquer dor de cotovelo, ela corria pra Água.. Rs
    Na seleção a América e o Maxon se viam sempre? Não! Mas dava pra ver o sentimento florescer e se fortalecer.. Enfim, pelo menos não foi um desperdício total, pq gostei um pouco da história.. =)

    ResponderExcluir
  32. KARINAAAAAAAAA,só vim pra te arretar mesmo ;) kkkkkk


    Ass: A Comadre Biscanha da LiLy!!!!

    ResponderExcluir
  33. Achei legal,o final ficou estranho mas realmente não vejo outra maneira deles conseguirem ficar juntos.Exagerado, mas legal só que não chega aos pés de A Seleção, claro que a temática é diferente mas mesmo assim Hahaha

    ResponderExcluir
  34. Não sei vocês mas esse final ta meio sem graça se ao menos ela lenbrasse seria mais emocionante

    ResponderExcluir
  35. Talvez o choque inicial seja esperar tanto o momento deles se reencontrarem e toda aquela loucura.
    Mas desde o início do livro sabíamos que ela perderia a memória.
    Tipo não me agradou 100% ... Mas achei lindinho. Um universo diferente.
    Esses livros são assim mesmo deixa a gente numa expectativa louca pra deixar o final água com açúcar.
    Daria uma nota 8 :)
    Me empolgou mais que a coroa.

    ResponderExcluir
  36. Gente o final é maravilhoso qual é o problema? Eu amei ♥ livro bom é assim mesmo deixa a gente com um gostinho de quero mais ! Quem sabe ela não faz uma continuação pra nos surpreender ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade 💜😍 Maravilhosissimo
      AMEI DE MAIS
      As pessoas comparando com seleção 😒
      Entendam
      Sao livros diferentes. !

      Excluir
  37. Achei o final estranho (meio que sem graça) achei esse final nada parecido com a cara da Kiera. Queria um final mais Kiera mais seleção kkkkkkk :)

    ResponderExcluir
  38. Eu sinceramente Gostei muito do final.A autora deu espaço para nossa imaginação fazer o resto.

    Carol Araújo

    ResponderExcluir
  39. Chocada com esse final...., esperava mais.., sei lá.., eles se beijando e de repente a memoria dela voltando.., lembrando das meninas..., algo mais emocionante do esse final tão bizarro.
    Andreza

    ResponderExcluir
  40. Eu simplesmente AMEI esse livro (apesar de ainda preferir a Seleção), e gostei ate do final... Depois de ler a Rainha Vermelha e a Espada de Vidro eu passei a dar menos importância ao final, eu acho que não deveríamos nos apegar ao fim, afinal se o livro todo foi perfeito e o final não foi o esperado, não tem problema (apesar de eu ser uma grande adepta do clássico "felizes para sempre") uma vez que o fim do livro não significa o fim da história, você já se perguntou o que aconteceu depois que a Cinderela se casou com o príncipe, ou depois que a Bela Adormecida despertou do seu sono profundo graças ao príncipe encantado? E se depois do casamento a Branca de Neve descobriu que seu verdadeiro amor era o caçador ou um dos sete anões? Mas isso não significa que a vida ao lado do príncipe tenha sido ruim, foi bom enquanto durou. Mas o fim da história não é necessariamente o fim do livro, afinal, às vezes, o fim é um novo começo, então não devemos nos apegar muito a ele. A história vai muito além do simples FIM

    ResponderExcluir
  41. queria que ela recuperasse a memoria!! mas amei o livro mesmo assim!!!
    obrigada karina!
    valeu tia kiera!
    *keyce

    ResponderExcluir
  42. não aceito, como assim já acabou ah mds <3

    ResponderExcluir
  43. eu não consigo imaginar um fim diferente pra eles dois, foi simplesmente único não tinha como deixar os dois juntos enquanto ela era um sereia afinal de contas ele ia morrer.PERFEITO

    ResponderExcluir
  44. Achei lindo 😍, mesmo que ela tenha ficado sem a memória dos anos ela se lembrava da parte essencial dele, a voz que iria cura-la, a voz dele. Chorei, mas o que me deixou mais emotiva foi ela ter ficado com a Água no final, mesmo que só um pouquinho, obviamente, a garrafa de água era um pouco da essência da "mulher" que foi a segunda mãe dela, e mesmo ela não se lembrando disso, ela sentia um carinho enorme.

    (Pelo menos foi o que eu entendi)

    ResponderExcluir
  45. Aliás, esqueci de comentar que, apesar de tudo, gostaria que houvesse um fim concreto/escrito para as outras meninas, tipo: Kahlen começou a se deitar durante o canto depois que a Asling (não sei se escrevi certo) foi embora, então acho que, para finalizar deveria haver um canto das sereias já existentes com uma nova, com a Miaka deitada, a Elizabeth de joelhos atrás dela e a Padma com a novata, do jeito que ficavam antes, a mais velha deitada de lado, a segunda de joelho e as maos novas juntas. Gostaria muito que a escritora tivesse observado isso e pensado em fazer!

    ResponderExcluir
  46. Esse final acabou com toda a magia. tipo ....so isso .ela poderia ter explorado bem mais esse cap , ela poderia ter feito aquilo de xxanos depois ,poderia mostrar o ponto de vista das meninas e da agua,ela poderia encontrar as meninas e ser suas amigas poderia haver uma infinidade de coisas ai ela só fala que eles se recuperaram e que recebeu uma garrafa com água e ama o cara ....fiquei completamente decepcionada com esse final,já li a seleção e amei,eu estava com tanta expectativa e acaba assim.Mesmo assim obrigada karina por ter postado o livro aq ,tirando esse final foi um livro muito bom.ass> camila

    ResponderExcluir
  47. Desde o começo achei esse sentimento todo da Khalen pelo Akilni meio sem nexo e repentino,mas eu pensei que apesar disso o livro seria super interessante e eu TAVA super curiosa pra saber sobre tudo mas acho que faltou a exploracao do ambiente da historia e dos personagens.Tipo acho que ela podia ter explorado muito a Água,a vida passada da Khalen (queria muito descobrir alguma coisa sobre a mãe dela) e tipo mano o mar deve ser enorme,em 81 anos como sereia dava pra descobrir muitas coisas legais ampliando o ambiente da história e tudo mais.Enfim,eu não gostei do final mas achei os personagens bem legais e o contexto em geral é interessante

    ResponderExcluir
  48. Meu Deus! Acabei de ler em 5 horas. Ri tanto e chorei tanto, foi o primeiro livro que me fez chorar. Agora vou ler em inglês.

    ResponderExcluir
  49. Lindoooo! Super poético e emocionante! Prefiro esse do q os de A Seleçao.
    Gi

    ResponderExcluir
  50. Amei o livro!!! História intrigante e romântica, como eu gosto. Porém, fiquei decepcionada com o final. Poxa! Que final é este? Li todos os livros da saga a seleção e vi o mesmo problema: o final! Amo os livros da autora, sei que este final abrupto é a marca registrada dela, mas na minha humilde opinião, ela deveria mudar a forma como termina os seus livros. É decepcionante!
    Ass: Caroline.

    ResponderExcluir
  51. NÃO TEM AGARRAÇÃO!!!!!!!!
    Como assim???? Estou chateada; eu esperava altas pegações...
    Prefiro A Seleção!

    ~S.T.

    ResponderExcluir
  52. Amei, simplesmente isso, eu acredito que ela aceitou tudo o que lhe falaram,pq almas gêmeas se encontram não importa as dificuldades, mesmo sem memoria, tudo oq ela sentia jamais poderia ser apagado completamente, eles foram destinados. e ela cuidou e amou a garrafa dAgua, pois pode sentir o amor que a Água sentia por ela, e que um dia ela sentiu pela Água.

    obrigada Karina

    ASS:Yasmin Strotkamp

    ResponderExcluir
  53. AMEEEEEEEI! *---------------------------* FOI PERFEITO... APESAR DE EU TER FICADO COM DÓ DA ÁGUA E DAS MENINAS!!

    ResponderExcluir
  54. Sempre quando leio um livro, ou amo ou odeio, interessante mas esse achei "meio bom", difícil explicar, Me deixou com uma sensação estranha Karina haha

    ResponderExcluir
  55. Bom vamos dizer que eu simplesmente amei essa história de verdade... Agora é 03:39 e eu terminei de ler. Essa historia depois que eu comecei a ler não consegui parar mais. Bom só tenho á dizer q eu amei de verdade. Ass: Vitoria Santos

    ResponderExcluir
  56. LIVROO BOM MAIS COM UM FINAL CHATOO KK
    MAIS AMEIIII
    ESPERO DE CORAÇAO UM DIA TER UM AMOOOR ASSIM♡♡♡♡♡♡♡♡♡··♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  57. Eu Nn gostei mt do final, eu gostava das irmãs dela, queira q ela recuperasse a memória!

    ResponderExcluir
  58. O que foi muito fofo foi que mesmo humana ela continuou amando a água como prometeu(:

    ResponderExcluir
  59. Assim gente, gostei muito do livro, mas em minha humilde concepção de uma leitora apaixona, gostaria de me atrever a acrescentar um final aí. Então aqui vai meus créditos para um final feliz:
    "Aos poucos Akinli e eu estávamos nos sentindo cada vez melhores e mais saudáveis. Eu ainda não conseguia me lembrar de nada ao meu respeito a não ser o que Akinli me contava. Julie e Ben também se mostravam tão gentis em me ajudar a recuperar o pouco que conheciam ao meu respeito que não tinha como eu me sentir melhor
    Certa tarde Akinli me levou pela mão até uma praia perto da casa dele e ali com seus braços ao meu redor ele me disse como me encontrou pela segunda vez e como eu havia mudado a vida dele para sempre. Eu não precisava fazer esforços para acreditar em suas palavras. Suas mãos envolveram meu rosto e me perdi em seus olhos azuis, mesmo que não me lembrasse totalmente dele antes de ter sido deixada em frente a sua porta, eu sentia que ele era o motivo da minha existência, seus lábios tocaram os meus no mesmo instante em que uma leve onda molhou meus pés. O beijo foi doce, carinhoso e cheio de verdade, suas mãos acariciavam minha pele me dando a sensação de que seu toque era minha vitalidade e naquele instante eu sabia, não importava se eu não me lembrasse quem eu era, de onde vim ou porque havia chegado até ali, mas eu sentia que aquele momento, aquele garoto, aquele lugar, era onde eu deveria estar, era onde eu queria estar para o resto de minha existência."
    Dayane Bonifácio

    ResponderExcluir
  60. Ah! Só pra completar, gostei do final, só acrescentaria aquilo que escrevi devido a falta que senti de um beijo e da explicação dela em aceitar a vida sem memória, mas sentindo que estava com quem ela deveria estar.
    E só mais uma coisa, eu tbm prefiro A Seleção!
    E outra coisa, seria bom um e-book com as três sereias recrutando uma nova integrante. Mas sinceramente, amo os livros da Kiera, obrigada Karina por compartilhar conosco. :*
    Dayane Bonifácio

    ResponderExcluir
  61. Eu li e amei este livro.
    É diferente de Seleção, que li toda a série. Não dá pra comparar. O final é perfeito. Não tinha como ser diferente. A coerência da escritora é uma de suas maiores qualidades, pois consegue criar situações incríveis sem perde-la. A parte dela ter as informações escritas nos pulsos...foi maravilhoso. Ela só precisava dela.

    ResponderExcluir
  62. De sábado para domingo eu zerei o livro shshshs Mas esse final me deixou bem decepcionada. Eu realmente acho que a escritora tinha um cenário com potencial suficiente para escrever algo bem melhor do que isso ;c Também senti que o romance da Kahlen com o Akinli foi algo mais idealizado na cabeça dos dois do que uma coisa real.

    Anyway, foi uma leitura bem prazerosa pra mim u3u Agora vou dar uma olhadinha em A Seleção, já que todos falam tão bem dessa série. Não acho que essa coisa de princesas lutando por um príncipe que vai escolhê-las como produtos seja meu tipo de livro, mas nunca se sabe hueheue

    ~Essie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, num dia só? Hauehaue
      Espero que goste de A Seleção, apesar de ser romance, a protagonista é superdivertida e engraçada!

      Excluir
  63. Não gostei muito do final, esperava mais, ela aceitou tudo de uma forma tão especial!

    ResponderExcluir

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!