17 de fevereiro de 2016

Capítulo 27

PROMOTORIA DO REINO
Aos Cuidados: Diretor da Promotoria Pública
Documento Confidencial
Referência: William John Traynor
9/4/2009
Os detetives já ouviram o depoimento das pessoas envolvidas no caso acima e anexo arquivos com todos os documentos pertinentes.
O cerne da investigação é o Sr. William Traynor, de trinta e cinco anos, ex-sócio da empresa Madingley Lewins, com sede na City de Londres. O Sr. Traynor sofreu uma lesão na coluna, num acidente de trânsito em 2007 e foi diagnosticado como tetraplégico de C5/C6, podendo movimentar com grande limitação apenas um braço, necessitando de cuidados contínuos. Seu histórico médico está anexado.
Os documentos mostram que o Sr. Traynor teve dificuldade para regularizar seus documentos pouco antes de ir para a Suíça. Recebemos um testamento assinado e testemunhado por seu advogado, Sr. Michael Lawler, assim como cópias de todas as informações relevantes sobre as consultas que fez de antemão na clínica.
A família e os amigos do Sr. Traynor foram contrários à decisão dele de dar fim à vida prematuramente, mas, considerando seu histórico médico e tentativas anteriores de suicídio (descritas nos documentos hospitalares anexados), além de seu nível intelectual e sua força de vontade, não conseguiram convencê-lo a desistir, mesmo num longo prazo de seis meses acertado com essa única finalidade.
Note-se que uma das beneficiadas no testamento do Sr. Traynor é sua cuidadora remunerada, Srta. Louisa Clark. Devido ao pequeno período em que ela esteve com o Sr. Traynor, colocam-se algumas questões sobre a generosidade dele para com ela, mas todos os envolvidos acatam os desejos expressados pelo Sr. Traynor, que atendem às normas legais. Foram feitas diversas e demoradas entrevistas e a polícia comprovou os esforços dela para dissuadir o Sr. Traynor de realizar seu intento. (Por favor, consulte o “calendário de aventuras” incluído nas provas.)
É preciso destacar também que a Sra. Camilla Traynor, mãe de Willian Traynor, que é uma respeitada magistrada há anos, se resignou com a situação, em vista do destaque que o caso ganhou. É sabido que ela e o Sr. Traynor se separaram pouco após a morte do filho.
Embora a Promotoria do Reino não incentive o suicídio assistido feito em clínicas no exterior, e a julgar pelas provas coletadas, fica claro que os procedimentos da família e dos cuidadores do Sr. Traynor atendem às atuais diretrizes relativas ao suicídio assistido e ao provável processo das pessoas próximas ao falecido.
1. O Sr. Traynor foi considerado apto e manifestou o desejo “voluntário, claro, definido e informado” de tomar tal decisão.
2. Não há provas de deficiência mental, ou de qualquer tipo de coerção.
3. O Sr. Traynor deu provas inequívocas do desejo de se suicidar.
4. A deficiência física do Sr. Traynor era grave e incurável.
5. Os acompanhantes do Sr. Traynor tiveram pouca participação e influência.
6. Os acompanhantes do Sr. Traynor podem ser considerados relutantes em relação ao desejo determinado da vítima.
7. Todos os envolvidos deram toda a assistência à polícia na investigação do caso.
Sendo assim, considerando a boa reputação de todos os envolvidos e a prova anexa, concluo que não é do interesse público iniciar um processo.
Sugiro que, caso seja feita qualquer declaração pública com essa finalidade, o Diretor da Promotoria deixe claro que o caso Traynor não tem qualquer precedente nos anais, e que a Promotoria do Reino continuará a avaliar cada caso conforme seus méritos e circunstâncias.
Atenciosamente,
Sheilagh Mackinnon
Promotoria do Reino

Epílogo
Eu estava apenas seguindo as instruções.
Sentei-me sob a lona verde-escura do café, olhando a Rue de Francs Bourgeois ao longo de seu comprimento, o sol tépido de um outono parisiense aquecendo um lado do rosto. Em frente a mim, o garçom, com sua eficiência gálica, pôs sobre a mesa um prato de croissants e uma xícara grande de café. Alguns metros distante na rua, dois ciclistas pararam perto do sinal de trânsito e ficaram conversando. Um deles tinha uma mochila azul com duas grandes baguetes enfiadas ali dentro num ângulo estranho. O dia, parado e pesado, cheirava a café, pães e tinha o toque acre do cigarro de alguém.
Terminei a carta para Treena (ela disse que gostaria de telefonar, mas não podia bancar os custos de uma a ligação internacional). Tinha terminado Contabilidade II como a melhor aluna do curso e arranjara um novo namorado, Sundeep, que estava em dúvida se trabalhava na empresa de importação e exportação do pai perto de Heathrow e tinha um gosto ainda pior do que o dela para música. Thomas estava muito animado por passar de ano na escola. Papai continuava bem satisfeito no trabalho e mandava lembranças. Treena estava certa de que mamãe me perdoaria em breve. Recebeu sua cartacom certezaescreveuE leu. Dê um tempo a ela.
Dei um gole no café e por um instante fui transportada para Renfrew Road e um lar que parecia a milhares de quilômetros de distância. Apertei os olhos em direção ao sol baixo, vendo uma mulher de óculos escuros ajeitar os cabelos no espelho de uma vitrine.
Apertou os lábios diante do reflexo, empertigou-se um pouco e então seguiu seu caminho rua abaixo.
Coloquei a xícara sobre o pires, respirei fundo e peguei a outra carta, que eu levava para todos os cantos há quase seis semanas.
Na frente do envelope estava escrito, em letras maiúsculas digitadas, sob o meu nome:

PARA SER LIDO EXCLUSIVAMENTE NO CAFÉ MARQUIS, RUE DES FRANCS BOURGEOIS, COM CROISSANTS E UMA XÍCARA GRANDE DE CAFÉ CRÈME.

Ri até mesmo quando chorei, ao ler o envelope pela primeira vez. Era bem típico de Will – autoritário até o último momento.
O garçom, um homem alto e ágil, com uma dúzia de pedaços de papel saindo do bolso do avental, virou-se e olhou para mim. Tudo certo? Perguntavam suas sobrancelhas levantadas.
— Sim — respondi. Depois, mais segura, repeti: — Oui.
A carta tinha sido impressa. Reconheci a letra por uma carta que ele tinha me mandado há muito tempo. Recostei-me na cadeira e comecei a ler.

Clark,
Quando você ler esta carta, terão se passado algumas semanas (mesmo com a sua recém-adquirida capacidade de organização, não acredito que esteja em Paris antes do início de setembro). Espero que o café esteja saboroso e forte, os croissants frescos e o tempo ainda ensolarado o bastante para que você se sente na calçada numa daquelas cadeiras de ferro que nunca estão bem firmes no chão. O Marquis não é ruim. O filé também é bom, se você quiser voltar no almoço. E se olhar a rua, à esquerda, verá o L’Artisan Parfumeur onde, depois de ler esta carta, você deveria experimentar um perfume que eles chamam de algo como Papillons Extreme (não me lembro direito do nome). Sempre achei que ia ficar ótimo em você.
Certo, as recomendações acabaram. Gostaria de dizer algumas coisas e as teria dito pessoalmente, mas: a) você se emocionaria e b) você não me deixaria dizer tudo. Sempre falou demais.
Portanto, eis aqui: o cheque que você recebeu de Michael Lawler no envelope anterior não é a quantia total, apenas um pequeno presente para ajudá-la nas primeiras semanas desempregada e para ir a Paris.
Quando voltar para a Inglaterra, leve esta carta para Michael, no escritório dele em Londres, e ele vai lhe entregar os documentos necessários para você acessar a conta que foi aberta, a meu pedido, no seu nome. Essa conta tem o suficiente para você comprar um bom lugar para morar, pagar seu curso e as despesas enquanto estiver estudando em tempo integral.
Meus pais serão comunicados de tudo. Espero que isso, e os serviços jurídicos de Michael Lawler, garantam que não haverá a menor dificuldade possível.
Clark, quase consigo ouvir daqui você hiperventilar. Não entre em pânico, nem tente desistir – isso não é o suficiente para você sentar o seu traseiro pelo resto da vida. Mas pode comprar a sua liberdade, tanto daquela claustrofóbica cidadezinha que nós chamamos de lar quanto das escolhas que você foi obrigada a fazer até agora.
Não estou lhe dando dinheiro porque quero que fique saudosa, em dívida em relação a mim ou para que isso seja uma espécie de maldita lembrança.
Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.
Sei que me conhecer lhe causou sofrimento e tristeza e espero que um dia, quando estiver menos zangada e chateada comigo, veja não só que eu só podia ter feito o que fiz, mas também que isso lhe ajudará a ter uma vida realmente boa,melhor do que se não tivesse me conhecido.
Durante algum tempo, você vai se sentir pouco à vontade em seu novo mundo. É sempre estranho ser arrancada de sua zona de conforto. Mas espero que fique animada também. Sua expressão, quando voltou da aula de mergulho naquele dia, me disse tudo: você tem ambição, Clark. É destemida. Mas escondeu essas qualidades, como quase todo mundo.
Não estou lhe dizendo para saltar de prédios altos, nadar com baleias ou algo assim (embora, no fundo, gostaria que você fizesse essas coisas), mas para viver corajosamente. Ir em frente. Não se acomodar. Usar aquelas meias listradas com orgulho. E se quiser mesmo se acomodar com algum sujeito ridículo, garanta que um pouco de tudo isso fique guardado em algum lugar. Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que lhe dei algumas me dá certo alívio.
É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua.
Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem.
Apenas viva.
Com amor,
Will

Uma lágrima caiu sobre a mesa bamba diante de mim. Sequei-a com a mão e pousei a carta na mesa. Levei alguns minutos para enxergar direito.
— Mais um café? — perguntou o garçom que ressurgiu à minha frente.
Pisquei para ele. Era mais jovem do que pensei e tinha perdido o leve ar de altivez. Talvez os garçons parisienses fossem treinados para serem gentis com mulheres chorosas em seus cafés.
— Talvez... um conhaque? — Ele deu uma olhada rápida na carta e sorriu como se compreendesse.
— Não — respondi, retribuindo o sorriso. — Obrigada. Tenho... tenho que fazer umas coisas.
Paguei a conta e enfiei com cuidado a carta no bolso.
Saindo de detrás da mesa, endireitei a bolsa no ombro e segui pela rua na direção da perfumaria e de toda a Paris diante de mim.

161 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu tambem chorei mas as historias de amor com fins tragicos são as que se eternizam.
      Gostaria que os dois personagens tivessem mais tempo. Não aceito o suicidio, a vida é preciosa e nos surpreende.

      Excluir
  2. Apesar dos pesares e de ter chorado litros e litros e de ter me revoltado e depois me conformado, eu simplesmente AMEI esse final. No fim, independente de qualquer coisa, cada um foi tudo o que outro precisava. Amei o livro.

    ResponderExcluir
  3. Inacreditavel. Eu ainda esperava um final feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eutbm T......T

      Excluir
    2. eu tbm... detesto finais em que os protagonistas morrem, mas gostei do livro.

      Excluir
  4. calma ai quer dizer que ele puff morreu ? Num entendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk sim :'(
      Ele morrreu, agora Lou está em Paris... como ela queria, como eele queria que ela aproveitasse

      Excluir
  5. Karina obrigada por postar essa história maravilhosa!!! Confesso que li tudo em uma noite e chorei litros, essa historia é simplesmente surpreendente e foge dos finais 'felizes' ou milagrosos, e nos dá há muito em que pensar,não é?
    Bjos, Taís. ;(

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda estou aqui tentando entender por que estou chorando loucamente enquanto Clark aproveita Paris.
    Livro maravilhoso. Afinal a vida não é um conto de fadas para sempre ter um fim com "Felizes para sempre"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História linda. Nao gostei do funal. Ainda prefiro os finai felizes

      Excluir
  7. Meu pai!!! Eu achando que... ai, sei lá o que eu tava achando. Perdi as estribeiras com esse final. Chorando igual criança. veeem junho, vemm filme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vemmm looogooo...kkkk nao estou mais aguentando esperar

      Excluir
    2. o filme ja saiu ??

      Excluir
    3. Sim, saiu dia 16 ou 18 de junho, não lembro bem

      Excluir
  8. Só eu achei o final tão perfeito que ñ entendo porque fizeram uma continuação.
    Pq mesmo triste este é um final muito bom.
    Karina obrigada por postar. Ñ é meu gênero literário favorito mas no fim, gostei do livro

    ResponderExcluir
  9. ESSE LIVRO É INACREDITAVEL! eu nunca chorei tanto lendo e me revoltei no começo , mas to me conformando ),= chorando aqui!

    ResponderExcluir
  10. Muito egoísta da parte dele u.u

    ResponderExcluir
  11. Ainda não acredito :( tmbm não sei pq ainda estou chorando enquanto Lou está em Paris. Acho q eu amava mais o will do q ela kkkk

    ResponderExcluir
  12. Lindo, emocionante, chorei muito!!!

    ResponderExcluir
  13. Lindo...lindo demais o livro. Tô com medo da continuação. Será que vai estragar tudo? Tô com medo de lê.

    ResponderExcluir
  14. estou lendo os comentários e não acreditando no que aconteceu(me envolvi na história) pra quem ficar é difícil ver ou aceitar a posição do outro, ele poderia pelo menos de dado mais um tempo e viver um pouco a vida com a Louise. só mais algum tempo(daí se ele continuasse não suportando poderia da continuidade a esse fim dele, me coloquei mtas vezes no lugar dele, me emocionei mto... foi como o meu primeiro livro lido, e gostei do livro menos do fim(de Will)

    ResponderExcluir
  15. obrigada Karina (ainda bem que é só um livro)😞

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro ano passado e desde então este é o meu favorito. Não entendi muito bem porque a JoJo Moyes decidiu fazer uma continuação porque para mim só este basta. Eu amo como a história foi feita e construída. Amo como a relação de Lou e Will se desenvolveu desde seu primeiro encontro e, acima de tudo eu amo o final. Eu lembro de ficar encarando a tela do meu celular por uns cinco minutos chorando e soluçando e sentir a dor e a aceitação da Lou nos minutos finais. Uma das partes que eu mais gosto no livro todo é quando Lou e Will estão na praia no ultimo dia da viagem; Will não mudou seu modo de pensar, essa era a decisão dele e ele não a mudou nem mesmo por amor a Lou. Acho que por isso esse é o meu livro preferido. Existem outras coisas, além do amor na vida, e na maioria dos livros os escritores se esquecem disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele não mudou de idéia, não só por ele e o que ele passou, mas também por amá-la e querer que ela aproveitasse a vida de um jeito que ele não poderia mais... Um fim triste e bem revoltante mas compreensível.

      Excluir
  17. Obrigada por compartilhar esse livro!! Ele é lindo!! Linda história nos faz pensar q na vida há mais pra se viver!! Cada um contribuiu pra mudar a vida do outro.. a única diferença foi o tempo!! Mas o que é a vida??! Ela passa tão depressa.. tudo depende do que vc faz pra viver cada minuto intensamente e se for com amor melhor ainda!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por compartilhar esse livro!! Ele é lindo!! Linda história nos faz pensar q na vida há mais pra se viver!! Cada um contribuiu pra mudar a vida do outro.. a única diferença foi o tempo!! Mas o que é a vida??! Ela passa tão depressa.. tudo depende do que vc faz pra viver cada minuto intensamente e se for com amor melhor ainda!!

    ResponderExcluir
  19. Droga!nao acredito esse final me fez chorar ,um pouco de raiva tbm como essa autora nao tem coraçao,ta nem todos finais sao felizes mas agente espera que seja ne,muito muito triste!
    Quando perguntei Karina se vc so postava fantasia aqui,é porque queria ler uma coisa assim mais real como esse livro,mas nao com esse final,o que eh bom da fantasia e que tudo dar certo no final,e nas historias mais realistas nem tudo,assim como a realidade,meu coraçao ta despedaçado com esse final,mesmo sabendo o titulo do proximo livro achei que podia ser diferente,mas nao foi:(

    ResponderExcluir
  20. que livro lindo :( acho que vou demorar umas boas semanas pra me recuperar

    ResponderExcluir
  21. :'( Adimto que chorei muito. Perfeito, apesar do fim triste. Acho que eu amava Will.kkk Karina só leio livros aqui no seu blog, São ótimos. :)

    ResponderExcluir
  22. Chorei litros , fiquei muito triste com o final ,mais isso não significa que o livro foi ruim ,pois o livro é perfeito e ele ensina a gente a viver intensamente ,sem pensar no amanhã , e conhecer o verdeiro sentido da vida .
    Pois nem sempre as melhores historias , estão nos finais felizes.
    Estou ansiosa pelo filme tomara que seja tão perfeito como o livro . E não perdi as esperanças que no segundo livro ele esteja vivo , mesmo que não seja possivel . kkkkk 😂😂😂😂
    Ass:Babi

    ResponderExcluir
  23. Só isso? Quer dizer que ele morreu? Poxa que final triste!
    Ass: Bina.

    ResponderExcluir
  24. Contando os minutos pra sair do trabalho e deixar a emoção rolar kkkkk
    Acalmar o coração um pouquinho. Isso realmente doeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade fiquei muito triste com a história deles eu tinha esperança que eles fossem felizes tô aqui eu chorando por que lembro da minha vida também é muito triste

      Excluir
    2. Verdade fiquei muito triste com a história deles eu tinha esperança que eles fossem felizes tô aqui eu chorando por que lembro da minha vida também é muito triste

      Excluir
  25. Obrigada por compartilhar esse livro, amei do começo ao fim, me envolvi completamente na leitura.

    ResponderExcluir
  26. Amo muito esse livro e gostei muito do seu blog e o melhor, ja li vários livro nele, chorei muiito com esse livro. Amei ele demais😍😍😍

    ResponderExcluir
  27. Eu gostaria de saber o que o Will acha,ou melhor,achava que há após a morte.Será que ele tinha alguma perspectiva de algo melhor ou simplesmente queria acabar com a sua triste existência?Não sei porque acho que é a segunda opção,e acho que o Will foi muito corajoso...

    ResponderExcluir
  28. Livro emocionante. Apesar de ter imaginado um final diferente onde os dois vivessem feliz juntos, adorei o livro, muito bom. Pena que fui ver o trailer do filme e me decepcionei.

    ResponderExcluir
  29. Sinceramente, se eu soubesse que esse era o fim, nem tinha lido! estou arrasada!!!! FIM

    ResponderExcluir
  30. Nao chorei o livro inteiro ! Ai na hora qe eu vi a carta dele ..Chorei horrores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei no fim desse, li o Depois de Voce e chorei tbm.. estou em pedaços, ansiosa pelo filme!!

      Excluir
  31. A estória é emocionante, é um romance real de certa forma, nos mostra como nos acomodamos com amores meia-boca, com vidas sem alegrias e principalmente como encaramos como se tudo isso fosse o certo. é claro que o Will não sabia o que esperar da morte, ninguém sabe, mas ele sabia como iria ser a vida dele e sabia que um grande amor não mudaria isso. A autora deve ser muito especial para contar uma estoria de tanta dor.

    ResponderExcluir
  32. O livro é muito bom !! Sei que cada um tem seu modo de pensar sobre a vida, mas o livro é mais do que uma história de amor ... ele nos leva a refletir sobre até onde vai o amor verdadeiro, o quanto estamos dispostos a deixar alguém que amamos ir para longe. Embora livro, essas histórias são reais, então que possamos nos dedicar ao amor e viver livremente e puramente, assim como a Lou.

    ResponderExcluir
  33. Um dos motivos de eu ter gostado tanto desse livro foi que ele não trás aquela ideia clichê dos "E ELES VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE!" É um livro muito realista, que acredito que podemos dizer que é BASEADO NA VIDA REAL, NÃO NAS HISTÓRIAS DA DISNEY, por não apresentar um "final feliz" para aqueles que pensavamos que virariam um casal foi demais. A Jojo entrou na minha lista de autores preferidos com toda certeza.

    ResponderExcluir
  34. AMEI! não consigo me desconectar da história...

    ResponderExcluir
  35. Ainda não estou acreditando nisso😭💔

    ResponderExcluir
  36. Oi Karina amo seu blog, já li vários livros aqui.
    Mas você não acha melhor esse livro ser postado no blog adulto? Eu até achei interessante esse livro apesar do fim, mas tenho 21 anos e não sou depressiva, mas pode ser mais complicado para uma menina de uns 13 anos meio depressiva ler um livro em que o personagem principal perde a vontade de viver e se suicida, se fosse morte natural ainda vá. Como diz a Tessa “Sempre se deve ter cuidado com os livros, e com o que está dentro dele, pois as palavras têm o poder de nos transformar.”
    Não fique brava comigo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari! Bem, não acho que seja adulto... se for pensar pelas influências, todos os livros aqui podem ser interpretados de maneira errada por quem lê...

      Excluir
  37. Que história mais emocionante, me emocionei do começo ao final,o livro é maravilhoso apesar de não ter o final feliz como a maioria.
    Você Está marcada no meu coração Clark essa com certeza é a frase esse foi a frase mais linda de todas.. Esse livro virou um dos meus preferidos com toda a certeza. <3

    Ass:Ana Carolina

    ResponderExcluir
  38. Ola Karina e pessoal...nunca postei nada pq pelo meu celular era impossivel,mas ja li alguns livros aqui...ainda estou em pedaços com esse q acabo de ler,me fez chorar como criança,nao sei qdo vou superar a morte de Will...ainda nao me conformo q exista esse lugar e q realmente existam pessoas q tenham coragem pra isso,nao estou julgando ngm,mas no lugar da mae de Will,eu preferiria morrer a ter q presenciar um filho meu se suicidando na minha frente...bom,ainda estou em choque com tudo,nos faz repensar varias coisas na vidamq a gente geralmente nao se da conta...amei seu blog e vou partir para o 'Depois de Voce" pq senao eu vou chorar ate o fim do ano..bjos !!

    ResponderExcluir
  39. Triste, porém sincero. Nós sempre esperamos finais felizes, mas na vida real nem tudo acontece como idealizamos. Ele(Will) provavelmente nunca seria realmente feliz, uma vez que ele tinha um apego muito grande a vida anterior ao acidente.
    Parabéns pelo blog Karinna.

    ResponderExcluir
  40. Nunk vou perdoar o Will pelo q ele fez
    Ela jamais devia ter morrido

    ResponderExcluir
  41. Bom terminando de ler mais um livro que por sinal de início não me convenceu, não me encheu os olhos, mas apesar disso li com vontade de entender e consegui .Gostei do livro não pela capa e nem pelo título mas sim pelo contexto pelo conteúdo . parabéns Karina estou amando o seu site cada vez mais! 💛

    ResponderExcluir
  42. Sei q nem sempre nos livros o final é feliz mas mesmo assim eu não me conformo....
    Ass:Gabi

    ResponderExcluir
  43. Então é isso acabou ??? Acho que Will e Lou me fizeram entrar em depreção! Mas de qualquer forma o livro é Lindo!💜
    Ass: Jade

    ResponderExcluir
  44. Acho que a autora disse: "Acho que você não chorou o bastante, então leia agora essa carta para Clark para esgotar o seu estoque de lagrimas!" T-T

    ResponderExcluir
  45. Apesar de torcer pra ele mudar de idéia, pensava que ele fosse morrer por uma causa natural antes de ir pra Suíça.
    Estou curiosa pra saber a continuação, mas por enquanto estou sem estrutura pra ler.
    Não chorei, mas esse livro mexeu muito comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou como você, Jaqueline, sem estrutura para ler a continuação.

      Excluir
  46. Livro viciante. Li em apenas dois dias. Desde a viagem deles, fiquei aguardando uma noite "romântica", que enfim ele se renderia ao amor de Lou. Chorei litros com esse final ❤️

    ResponderExcluir
  47. Ameeei o livro, ri, chorei, amei td td td, o melhor livro q já li em td minha vida, esperando ansiosa pelo filme. Muito obrigado Karina ❤

    Ass. Naty

    ResponderExcluir
  48. Oh Céus ! Como conter as lágrimas :'( . Chorandooo Litros .

    ResponderExcluir
  49. Um dos melhores livros que ja li!

    ResponderExcluir
  50. Um dos melhores livros que ja li!

    ResponderExcluir
  51. chorei muito lendo esse ultimo capitulo,pensando q poderia mudar de ideia com a chegada dela,mas nao mudou, fez o q lhe era melhor, o q temos de fazer na vida é aceitar as escolhas dos outros, mesmo nao concordando. Obrigada Karina por postar este maravilhoso livro que me emocionou muito desde o primeiro capitulo, foi apaixonante, obrigada

    ResponderExcluir
  52. Melhor livro q já li. ri,chorei,pulei,estressei fiz de td mtu obg Karina por ter postado esse livro. Por favos coloque o depois de você. <3

    ResponderExcluir
  53. Okay esse é mais um dos livros q eu vou lembrar pro resto da minha vida, pelo anjo não tenho oq falar, fazer... Tudo pq posso dizer é vou aproveitar cada momento como se fosse o ultimo.. É incrível como um livro tem tanto poder de mexer com nossas emoções msm q as histórias n tenham acontecido de vdd

    ResponderExcluir
  54. Maravilhoso esse final,queria que Will vivesse ,mas esse desfecho lacrou :) <3

    ResponderExcluir
  55. LINDO.... pra se pensar muito

    ResponderExcluir
  56. eu nunca odiei tanto um final , veei nao consigo acreditaaaaa vai toma banho na soda. Will pega esse diheiro e .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei litros e não gostei desse final, não só porque não tiveram um final feliz,mais porque não concordo com o suicídio. Não gosto de finais tristes, a vida já é tão triste e num livro a gente viaja,imagina coisas,sonha e nos faz sair um pouco da realidade. Não gostei do final!! :(

      Excluir
  57. Não estou sabendo lidar com esse final, chorei horrores mas amei essa história 💔👏👏😍😭

    ResponderExcluir
  58. estamos tão acostumados a ler livros com final "felizes para sempre" que quando nos deparamos com uma hitória assim a gente fica sem acreditar q o final possa ser tão triste....porem o livro não deixa de ser emocionante,a história não poderia ser mas perfeita,como eu torci para que Will pudesse mudar de ideia,porém o livro mostra que temos que aceitar as decisoes alheias mesmo não concordando com elas....eu amei o livro chorei mto,chorei mas ainda com a carta que ele deixou pra ela,e choro sempre q lembro do livro....simplesmente apaixonada pelo Will e pela Lou!!

    ResponderExcluir
  59. Gente esse livro mexeu com meu emocional!! Desde ontem que choro...e já comecei a ler a sequencia!

    ResponderExcluir
  60. Simplesmente amei o livro😍Só que durante o final dele,isso acabou comigo😭 Amo vocês Will e Lou💜

    ResponderExcluir
  61. Por mais que seja triste o final, foi uma boa história e chorar não teve como segurar as lágrimas

    ResponderExcluir
  62. lucileide lima/luuh20 de junho de 2016 06:30

    O livro é lindo msm, o escritor me surpreendeu com o final, na maioria das vezes sempre termina com final feliz pra ambas parte dessa vez foi bem diferente, claro que eu preferia que Will não tivesse feito o que ele fez, mais foi a história que eu mais gostei até agora, o amor que ela tinha por ele era lindo♥♥, mais final dele me deixou bastante triste!

    ResponderExcluir
  63. Simplesmente apaixonada...chorei rios de lágrimas.
    Agora estou ansiosa para saber como a Lou está seguindo a vida e se ela relamente se tornou amiga de Ritchie...adoro quando tem continuações...mas temo que o próximo não seja tão bom quanto este.
    Porém, Harry Potter são sete livros e todos um melhor que outro. Amo tanto que já li sete vezes todos...então posso acreditar que o próximo dessa história também será muito bom =)

    ResponderExcluir
  64. Me identifiquei desde o começo do livro .

    ResponderExcluir
  65. Eu to aqui sentada e só agradecendo por não ter comprado um livro, porque uma hora dessas ele não existiria mais de tanto que chorei

    ResponderExcluir
  66. Meeeu Deus, estou de boca aberta, nunca senti tantas emoções de uma só vez, mas de qualquer forma não posso deixar de dizer que realmente amei o livro.

    ResponderExcluir
  67. Eu realmente ja li muitos e muitos livros de romance, de varios tipos de autores, de varios tipos de classificação, mas esse livro simplesmente me tirou o fôlego. A autora conseguiu mostrar um tipo de amor, entre a os dois, um tipo de amor que não vi nos livros utimamente, um amor que cresceu nos pequenos momentos, nas piadas, no riso, no choro, algo realmente mágico, me faz pensar que amar tem que ser simples assim. É muuito real quando se esta lendo. Cara! Surpreendente, como ela coloca a vida real, não que eu conheça, mas uma vida real que as vezes as pessoas não mudam de ideia, não importa o que facam. O companheirismo entre os personagens, o mundo a fora da realidade do Will. Meu surpreendente! Surpreendente. Realmente espero que o filme esteja a altura do livro
    Ass. Carol

    ResponderExcluir
  68. Muito triste.
    Só consigo pensar no que podia te sido e não foi😟.

    ResponderExcluir
  69. Nossa juro q achei que o final seria outro, juro q pensei que ela ia conseguir convenser ele mudar de ideia...
    Nao consigo para de chorar !
    Eu amo o wil sei o quanto deve ser complicado a situacao e tudo...
    Mais achei q ele agiu muito errado apesar de tudo ele tinha dinheiro pra viver muito bem tinha uma familia pra dar apoio e ainda tinhauma pessoa q o amava muito...
    Acho q ele podia tentar mais um pouco pelo menos depois de lou...
    Como ele sabe q n ia conseguir se acustumar, como ele sabia que nao ia ser FELIZ, e como ele sabia q nao ia se recupar ou ao menos melhorar sua condicao...
    Afinal pra Deus nada e impossivel e o AMOR supera tudo !!!
    Mas idependente disso amei o livro muito emocionate agora vou comecar a ler Depois de voc estou com medo devo confessar.

    ResponderExcluir
  70. Achei mesmo que cada palavra,cada página ou até mesmo cada capítulo eles iriam ficar juntos, que ele ia mudar de ideia e serem felizes para sempre como um conto de fadas,mas não foi isso que aconteceu. Mesmo assim amei este livro,chorei muito e estou ansiosa para ver o filme.

    ResponderExcluir
  71. Li até o penultimo capitulo achando que ele mudaria de ideia. Nao acredito!

    ResponderExcluir
  72. Livro perfeito, porém com o final triste...

    ResponderExcluir
  73. Intrigante , triste , cheio de amor e um lindo amor . Porém ele não mudou a opinião dele de forma alguma se quer permitiu mais algum tempo de vida .

    ResponderExcluir

  74. Nossa! um livro muito forte que nos faz pensar em nossas vidas! Temos toda a liberdade de movimentos e ainda nos queixamos da vida! O que adianta ter dinheiro se não se pode aproveitar a vida? A Lou é um exemplo de fortaleza, para mim o título tem a ver com ela e não com o Will. Linda e emocionante história de amor!

    ResponderExcluir
  75. de coração partido. Apesar de tentar compreender will, não tem como não sofrer um pouquinho junto com a Lou. muito triste

    ResponderExcluir
  76. gostei muito mais queria um final feliz. nossa nunca chorei tanto lendo um livro

    ResponderExcluir
  77. Fiquei muito triste.O que faltou a Will foi viver, se os seis meses que passou ao lado dela, porq não viver intensamente até o ultimo suspiro? Não foi o final que esperava. Muito triste!!

    ResponderExcluir
  78. As melhores histórias de amor são trágicas,
    chorei e me apaixonei pelo Will, junto com a Lou.
    Maravilhoso, amei do começo ao fim, <3.

    ResponderExcluir
  79. Minha cabeça dói de tanto chorar...��

    ResponderExcluir
  80. Simplesmente morreu?
    Assim? Ta, que ele iria fazer isso já sabia, mas o final ficou sem noção, a autora podia ter explcado como foi, ter falado como a mãe e a familia dele ficaram depois e tal...

    ResponderExcluir
  81. Chorei ...mais é uma linda história1

    ResponderExcluir
  82. Comecei a ler ontem à tarde e acabei agora. Li arrumando a casa, escovando os dentes, almoçando, trabalhando e por fim, no ônibus, a ponto de perceber tempos depois, que a passageira inicial sentada ao meu lado saiu e outra sentou.
    Muito triste!! Ei já assisti ao filme duas vezes. Vou assisti mais vezes sair de cartaz.

    ResponderExcluir
  83. Tenho certeza que todas que lemos o livro e assistimos ao filme, ficamos com a sensação de ter perdido a batalha, junto com a Lou, ao Will desistir de viver. 😭 #coracaopartido

    ResponderExcluir
  84. MUITO TRISTE ESSE FINAL E REVOLTANTE N GOSTEI

    ResponderExcluir
  85. Dificilmente choro em livros.... Mas com esse chorei MUITO! Eu ainda esperava que o Will iria mudar de ideia!!! Sei la! A Lou fez tanta coisa por ele... Ate terminou o namoro de 7 anos... Eu esperava que o Will fosse reconhecer... Mas mesmo assim ADOREI! Tirando o trágico final, claro!

    ResponderExcluir
  86. Não consigo parar de chorar, que historia linda!!

    ResponderExcluir
  87. Assisti o filme gente chorei de novo,gostei mais do livro.

    ResponderExcluir
  88. Coração apertado, chorando muito... Aiiiii!
    Linda a historia.
    "Apenas viva bem. Apenas viva."

    ResponderExcluir
  89. Estou chocada com o final, não esperava q ele morresse ( pelo menos não agora) achei q eled iam vivem mais tempo juntos, q ela ia ter mais tempo.
    Que triste!
    Chorando litros ����������

    ResponderExcluir
  90. Fascinante a historia com muitas lições de vida. Parabéns ao autor pela bela obra.

    ResponderExcluir
  91. Muito lindo o livro,embora tenha chorado muito,vai ser difícil de ser esquecido.

    ResponderExcluir
  92. Muito lindo o livro,embora tenha chorado muito,vai ser difícil de ser esquecido.

    ResponderExcluir
  93. Só pra agradecer pelo blog mesmo, ajuda muito.

    ResponderExcluir
  94. Sou muito amante de livros de romance. Mas ler esta obra foi um prazer imensurável.
    Histórias como estas nos fazem refletir, até que ponto o amor pode suportar? O que faríamos no lugar do Will? Estamos realmente vivendo a vida intensamente?

    Obrigada Karina por disponibiliza on-line tais obras.

    ResponderExcluir
  95. Sou amante de romances. Ler está obra foi um prazer imensuráveis.
    Lindo texto,muito emocionante.

    Histórias como está nos fazem refletir até que ponto um verdadeiro amor suporta? O que faríamos no lugar do Will (levando em consideração todas as sua limitações e dores)? Será que realmente estamos vivendo a vida intensamente?

    Lhe agradeço Karina por disponibilizar está maravilhosa obra on-line.

    ResponderExcluir
  96. eu não acreditei até o ultimo capitulo que ele ia se suicidar. Que droga! Não queria que o final fosse desse jeito.

    ResponderExcluir
  97. Lindo!
    Estou louca pra ler Depois de Você.

    Cheguei a sonhar com toda essa história.

    ResponderExcluir
  98. Triste...porém muito lindo!

    ResponderExcluir
  99. Eu coloquei na minha cabeça que se a Lou fosse ver will ia dizer que desistiu da sua idéia...Queria q ele tivesse surpreendido ela não que fosse dessa forma. ..
    Tô incorfomadaa :(
    Chorandoo

    ResponderExcluir
  100. Olha é o primeiro comentário que eu faço neste livro...Primeiro queria agradecer mt mt mesmo por vc ter postado e dizer que eu to partindo pro "Depois de você". Chorei litros e litros e mais litros .Chorei mais do que a "trilogia" que eu mais gosto (A seleção).Mt Obrigada msm...Amo seu blog e sou mt grata de vdd!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda, de nada! Emocionante esse livro, né? Espero que goste do próximo volume também :)

      Excluir
  101. Meu Deus meus olhos! Meus olhos! Socorro Jesus!

    ResponderExcluir
  102. Me chamo Tatiane romântica incondicional, adoro filmes e livros de romances, e o filme desse livro é muito bom, o livro e muito melhor.
    Já me emocionei muito.
    Mas mesmo entendendo os motivos que levou a Will a tomar essa decisão. Queria muito que a Lou tivesse feito ele desistir de morrer, e viver esse amor com ela.

    ResponderExcluir
  103. Também não me conformo com este final.
    Para mim, todos devemos ter um final feliz.
    Junto ao grande amor da sua vida.

    ResponderExcluir
  104. Estou em farrapos... pela milionésima vez

    ResponderExcluir
  105. Eu realmente achei q ele fosse desistir. Chorei demais c esse livro ;-;.

    ResponderExcluir
  106. Will... Você vai viver nos nossos corações ❤️😔😭.
    Karina

    ResponderExcluir
  107. Muito triste com o final, chorei muito, mas fiquei maravilhada de como essa estória me prendeu do começo ao fim. Comecei a ler ontem em torno das 23hs30 e só parei agora as 9hs40... Final triste mas também como na vida real, nem sempre as histórias terminam com final feliz...

    ResponderExcluir
  108. Final muito triste... Acabo de ler convergente e começo esse para esquecer o outro e pá mais uma, assim não aguento...

    ResponderExcluir
  109. Amei o livro ,cada um deu o melhor de si a Lou achou q estava ensinando ele e na verdade ele que estava le mostrando a vida extraordinária q ela podia ter depois q ele partice, ele nunca ia mudar de ideia e meio peito dói por isso ,adoia acabar um livro com um nó na garganta , mais eles têm meu respeito e adimiracao , amei❤️ Só faltou ouvi um te amo do Wil

    ResponderExcluir
  110. Obrigada Karina ♡
    É incrível como as pessoas são tão
    egoístas só ele ssabia o que estava sofrendo
    tanto a dor interna como eexterna.
    Preferem ver a pessoa viva e sofrendo do que essa mesma morra e elas que fiquem sofrendo.

    ResponderExcluir
  111. E quem achou que estava ensinando na realidade estava mesmo é aprendendo. Gente, que lindo! Quase chorei em várias partes do livro, porém essa carta que ele deixou pra ela me fez desmanchar em lágrimas no serviço mesmo huashaushaush
    Obrigada mesmo por colocar esse livro aqui, o meu sumiu e não achava um site bom pra poder estar lendo ele, chorei em varios momentos do livro e principalmente no capitulo 24 quando ele diz que já tinha se decidido :(
    E embora ele não tivesse dito que a amava, o "Com amor, Will" já foi o suficiente.
    Me apaixonei pelos dois e muitas vezes lendo o livro me colocava no lugar deles pra tentar entender o que se passava.
    Amei, amei e amei! ♥

    ResponderExcluir
  112. o final é como nos outros livros que li,que tem final feliz..é diferente,emocionante,como se fosse a realidade da vida,que pra um sorri o outro tem que sofrer,gostaria muito de os dois ter vivido juntos, mais talvez pudesse ser mais dolorido pra eles e pra nós leitores..... A escritora conseguiu passou muitas coisas a través dessa historia de vida... Que n temos q nos abater por besteira que existe uma vida lá fora que precisamos conhecer desfrutar, e n ficar conformado com pouco, que podemos fazer mais do que imaginamos. Amei o livro, fiquei com um pouco de raiva por n era o final que esperava, mais gostei muito...... Rumo ao "Depois de Voçê"..... :* :) ;( :) :P
    Ass: Manu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque razão esperava um final que realmente não iria acontecer.Esperamos sempre o melhor, mas nunca nos preparamos para o pior e não aceitamos o que vem inesperadamente.

      Excluir
  113. Eu terminei de ler o livro agora. E sim, eu li ele depois de ter assistido o filme e caraca, mano.
    O livro e tão perfeito e Will? poxa, pq vc fz isso mano?
    Bom e isso. AMEI <3

    ResponderExcluir
  114. Final lindo e triste parece mesmo com a vida. Eu não vejo problema algum com finais do "felizes para sempre", mas eu gostei de Will ter mantido a sua integridade até o fim e ter podido escolher e fiquei feliz pela Clark afinal se é pra ficar triste por perder o grande amor, melhor poder sofrer em Paris, não?

    ResponderExcluir
  115. Essa carta do Will foi uma verdadeira declaração de amor

    ResponderExcluir
  116. ... chorei muito, me contive em todos capítulos anteriores conseguindo controlar minhas emoções (algo que não conseguia antes, de uns tempos pra cá tento ser mais fria, ou ao menos um pouco fria), mas nesse último capítulo chorei...
    Eu verdadeiramente não deveria te lido esse livro. Perdi o total interesse pelo filme.

    Mas Karina o livro é muito bom, e quem o escreveu tem a mente brilhante, com uma riqueza de detalhes e com um jeito estratégico de prender o leitor, que me deixa sem palavras.

    Att, Raphaela

    ResponderExcluir
  117. ... chorei muito, me contive em todos capítulos anteriores conseguindo controlar minhas emoções (algo que não conseguia antes, de uns tempos pra cá tento ser mais fria, ou ao menos um pouco fria), mas nesse último capítulo chorei...
    Eu verdadeiramente não deveria te lido esse livro. Perdi o total interesse pelo filme.

    Mas Karina o livro é muito bom, e quem o escreveu tem a mente brilhante, com uma riqueza de detalhes e com um jeito estratégico de prender o leitor, que me deixa sem palavras.

    Att, Raphaela

    ResponderExcluir
  118. adorei o livro..... apesar de ja ter visto o filme... é simplesmente perfeito<3

    ResponderExcluir
  119. eu tentei mim preparar para o fim e conseguir amei o livro foi muito emocionante

    ResponderExcluir
  120. achei linda a carta do will

    ResponderExcluir
  121. Voce podia colocar mais livros da Jojo aqui,os poucos que li sao incríveis!
    Stéfany Carvalho

    ResponderExcluir
  122. Já li, mais de 110 livros, de drama, de terror, suspense, romance... Eles tinham histórias felizes, e triste. Mas NUNCA chorei por mais de 15 minutos por causa de UM LIVRO! Se há algo que Jojo Moyes poderia fazer que ninguém havia feito até hoje de manhã, essa coisa foi me despedaçar!

    ResponderExcluir
  123. foi lindo, mais pelo menos eles podiam ter ficado juntos uma unica noite, AI Nao gosto de fins tragicos

    ResponderExcluir
  124. Essa carta me matou completamente.

    ASS.:Jorge.

    ResponderExcluir
  125. Me emocionei em algumas partes , mas não tomou o rumo que todos desejavam, um amor supera tudo não? Como desistir da vida se havia amor e cuidados.. o ego,falou mais alto que o amor.
    E certeza que não assistirei ao filme..e muito menos irei ler o próximo.

    ResponderExcluir
  126. Posso não ter chorando,mas agr estou me sentindo uma pessoa totalmente diferente,depois de ler esse livro,So tenho a agradecer William Jonh Traynor por me fazer enxergar o mundo diferente,o final pode ser ate meio trágico,mas com certeza me fez refletir a cada capitulo,como devemos aproveitar a vida,Will a cada capitulo me fez me apaixonar por ele,me sinto completamente feliz e satisfeita por ter lido esse livro,não me arrependo nem um segundo por ter perdido o noites de sono lendo,ele realmente me mudou
    So tenho a agradecer esse blog por ter se dedicado a postar o livro,Muitoo obrigada
    E como Will disse no final da Carta
    . "Apenas Viva Bem"-Wiil Traynor

    ResponderExcluir
  127. Nossa como não chorar com esse livro chorei muito no final principalmente como ele teve coragem de fazer isso com Louise ,ele não deu nenhuma chance p o amor deles.mas o livro é muito bom que venham mais assim a sWill.......will. Ass Ana😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  128. Nossa chorei muito,amei esse livro pq faz a gente pensar nas coisas simples da vida me emocionou muito só q o Will não deu chance ao amor deles poderia ter pelo menos ter tentado .mas apesar de tudo amei amei o Will e Louise q 😭😭😭😭😭Ana

    ResponderExcluir

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!