5 de novembro de 2015

Capítulo um - Biologia vampírica

Haus der Nacht, Frankfurt, Alemanha, 1085 d.C.
A segunda dentre as dez runas representa a convergência das energias da vida
em um centro, mostrado aqui como uma espiral interna.

Introdução: Muitos novatos têm medo deste capítulo. Vamos começar tentando tranquilizá-lo. Só se pode vencer o medo por meio do conhecimento e da convicção. Este capítulo existe para educá-lo sobre a fisiologia do que está acontecendo com você. Temos nossa deusa Nyx sempre pronta para consolá-lo e lhe dar carinho. Tenha confiança, pois ela entenderá seus medos. Procurar a presença e o conselho da deusa lhe será benéfico ainda por muito tempo depois de sua transformação, ou mesmo depois de se juntar à deusa no Outro Mundo.


Fisiologia: recebendo a Marca
A transformação em vampiro é um complexo evento fisiológico, que começa quando um jovem adulto é Marcado, mais ou menos depois da puberdade, e quando o contorno cor de safira da lua crescente de nossa deusa aparece na sua testa. O surgimento da Marca é sintoma de um evento biológico que se deflagrou dentro do corpo. Se por um lado entendemos que esse evento se origina no DNA durante oscilações desencadeadas pela puberdade, por outro não compreendemos por que apenas uma pequena porcentagem de adolescentes recebem a Marca, nem por que uma porcentagem ainda menor dentre aqueles que são Marcados consegue completar a transformação e se tornar vampiro de fato.
O que podemos lhe dizer, novato, é o que você deve esperar do seu corpo à medida que ele passa pelas metamorfoses que culminarão na transformação em vampiro adulto, ou na sua morte.

House of Night canadense, 2004. A pose desta jovem ilustra bem as mudanças físicas que
um novato pode esperar. Aqui, ela é uma adolescente normal, três dias antes de ser Marcada
por um Rastreador. Sua família a levou para a House of Night tão logo se constatou que ela
fora Marcada; depois, a jovem acabou encontrando esta fotografia em seu celular.


Sintomas iniciais
Você já passou pelo introito da Marcação. Sentiu algo parecido com um resfriado, tendo febre, arrepios e tosse. A esta altura, seu corpo já começou a produzir uma essência invisível em suas glândulas apócrinas, que despertam um hormônio de alarme que só está presente bem no começo desta sequência de reações. Sem auxílio, você poderia morrer dentro de poucos dias. Felizmente, nossa deusa concedeu a alguns dos vampiros, chamados Rastreadores, a habilidade de farejar os feromônios de alarme. Assim que você chegou à presença do Rastreador, o feromônio de preservação, que só ele consegue liberar, começou a agir em seus receptores de células T reguladoras que diminuem a degeneração do seu sistema capilar pulmonar. A evidência externa desta reação fisiológica é a lua crescente que logo aparece em sua testa.

House of Night canadense, 2004. Seis semanas depois de Marcada, ela tirou uma foto parecida.
Repare nas diferenças na cor do olho, no tamanho dos cílios, na grossura das sobrancelhas e
na textura da pele. Os cabelos ficam mais brilhantes, e muitas vezes ganham reflexos em tons diferentes.
A base das unhas mudou de formato. Sua tatuagem é suave e indistinta; ela acompanhará suas mudanças,
pois as tatuagens de lua crescente continuam a se desenvolver ao longo da existência de um vampiro.

Mas, como o novato sabe muito bem, o feromônio de preservação do Rastreador apenas oferece um alívio temporário para a reação potencialmente fatal que começa a ser dar em seu corpo, razão pela qual, qualquer recém-Marcado, sem exceção, deve se dirigir imediatamente a uma House of Night, para que os feromônios de defesa produzidos por todos os vampiros adultos banhem seus sistemas pulmonar e capilar, minimizando o inevitável estrago que se dá em seu interior à medida que seu corpo tenta assimilar as mudanças necessárias para que você se desenvolva e alcance, enfim, a fisiologia superior dos vampiros.

House of Night do Canadá, 2008. Apenas quatro anos mais tarde ela teve sua transformação
finalizada. Sua tatuagem de lua crescente ficou mais definida, seus olhos desenvolveram plenamente
a cor e sua pele “brilha”. (É difícil fotografar vampiros à luz do dia devido à mutação sofrida pelas células
superficiais.) Suas unhas começaram a crescer de um jeito típico, com o centro engrossando mais e mais
rápido, resultando em pontas afiadas. Esta novata em particular tem afinidade com a terra, com forte apoio
de energias do meio ambiente e muito gosto pelos ritmos da vida. Interpretações de tatuagens
em desenvolvimento serão abordados em manuais posteriores.


Sintomas permanentes
Com o passar dos anos na House of Night, e a contínua adaptação de seu corpo à nova fisiologia em constante mutação, você primeiro notará que seus cabelos vão ficando mais grossos e compridos, sua pele, mais lisa e clara, e suas unhas mais duras e longas*. Sua força aumentará, especialmente sendo você um novato, bem como seu vigor e sua tolerância a mudanças de temperatura. Devido à crescente temperatura corporal interna, os novatos ficam estéreis, e as novatas param de menstruar. Você também sentirá uma mudança em seus dentes. Claro que vampiros não têm caninos de predadores, trata-se de um mito ridículo, entretanto, seus dentes ficarão mais retos e mais fortes que os dos seres humanos. Você também perceberá uma mudança na saliva. Muitos novatos relatam que, de repente, sentem um gosto doce ou azedo na boca. Não se deixe abalar por isso. É uma reação perfeitamente normal ao desenvolvimento de coagulantes e anticoagulantes em suas glândulas salivares**. Outro mito conhecido é aquele que diz que vampiros não suportam a luz do sol. A verdade é que nossos corpos se tornam hipersensíveis com a transformação, o que nos faz sentir um desconforto na pele e nos olhos quando recebemos a luz direta do sol. Somos capazes de tolerar a luz do dia, apesar de preferirmos o véu mágico da noite.

*Novato, não somos bárbaros e vocês não são mais adolescentes humanos. Por favor, mantenham as mãos e pés bem cuidados e tratem bem de sua higiene pessoal.
**Ainda não é necessário saber todos os detalhes do uso do sangue humano como alimento. O assunto será abordado em manuais mais avançados e estudos em sala de aula.


Sintomas psicológicos
Para entender plenamente por que você está passando por essas mudanças, é preciso compreender que este tipo de transformação é biologicamente baseado em um sistema de sobrevivência do tipo presa/predador. Mas isso não quer dizer que somos violentos, com impulsos incontroláveis e propósitos maléficos. Significa apenas que nossa evolução se baseia em mudanças que promovem a sobrevivência em um mundo em que os humanos estão em grande vantagem numérica sobre os vampiros. Em termos psicológicos, o resultado é uma criatura intelectualmente mais concentrada. Por isso, não se surpreenda ao notar que, quanto mais sua fisiologia de vampiro se desenvolve, mais facilidade tem para se dedicar ao progresso acadêmico. Muitos novatos descobrem novos talentos e habilidades intelectuais, o que frequentemente inclui aquilo que os humanos chamam de sexto sentido.

House of Night do Canadá, 2008. Uma fotografia à luz de velas e, outra, com a luz apagada.
Os predadores noturnos são dotados da mesma clareza de visão que os vampiros.


Observações especiais

Imprint
Os novatos não têm permissão para se alimentar de sangue humano por via direta. Durante os primeiros anos na House of Night, não será difícil impedir que isto aconteça. Em regra, seu desejo por sangue só aumenta à medida que se aproxima a transformação. Entretanto, admitimos que alguns novatos mantenham contato com humanos, o que pode levar a certas experimentações e, por conseguinte, a um Imprint inadvertido entre calouro e ser humano. Não há como enfatizar suficientemente os perigos que isso implica. Você não está preparado para a responsabilidade de um processo de conexão fisiológica tão intrincado, pois há um fato inevitável: alguns de vocês morrerão.
Quando um vampiro morre, seu consorte* humano sofre gravemente, muitas vezes chegando à morte também. Mais informações sobre Imprint estarão disponíveis para os alunos de classes mais avançadas.

*Consorte é a denominação oficial para o ser humano que tem Imprint com um vampiro.

O laço do guerreiro
Novatas também não têm permissão para aceitar o Juramento Solene de Guerreiro. Você terá acesso a informações mais específicas sobre esse vínculo mágico à medida que for progredindo na House of Night e se aproximando da possibilidade de completar a transformação. Na qualidade de terceiranista, é preciso que você entenda que o laço entre um guerreiro jurado – que tem de ser um vampiro plenamente transformado – e sua Grande Sacerdotisa é mais íntimo que um Imprint, e mais duradouro até mesmo do que o relacionamento com um companheiro. Como esse laço é o resultado de uma jura baseada em proteção, o espírito de um guerreiro jurado estará para sempre entrelaçado ao de sua Grande Sacerdotisa, podendo, inclusive, desenvolver a habilidade de sentir o que ela sente. O juramento Solene do Guerreiro deve ser tratado com grande respeito e formalidade. Jamais deve ser oferecido ou aceito irrefletidamente, pois trata-se de um vínculo de transformação de vida.

França, Gruta de Gargas, 20.000 a.C. Da Caverna das Mãos Mutiladas.
Uma artista e vampira da pré-história expressa o laço com seu guerreiro. Usava-se
muito, como assinatura, os artistas soprarem tinta por um tubo de junco para criar um negativo
das próprias mãos, método bem parecido com o que as crianças usam na escola hoje em dia.
Seu guerreiro não tem o terceiro dedo da mãe esquerda, como era o caso de muitas mãos
nesta caverna. A razão disso permanece um mistério.


Morte
Novato, a verdade inelutável é que nem todos vocês completarão a transformação para vampiro adulto. Entenda que, durante os anos que passar na House of Night, você presenciará a morte de alguns colegas. Prepare-se. Se o corpo de um novato rejeita a transformação, nada pode ser feito para evitar a morte. Mas você pode, contudo, honrar aqueles que não passaram pela transformação ao seguir em frente e não permitir que esse inevitável desgosto influencie seu desenvolvimento. Saiba que Nyx receberá todos os seus filhos de braços abertos em seus prados verdejantes, tenham completado a transformação ou não.
Abaixo você vê um gráfico antigo sobre o nosso adorado pentagrama, que elucida as implicações de ser Marcado. Como já foi dito, os novatos precisam entrar para a House of Night para sobreviver, mas alguns não chegam a tempo e morrem. Sir Richard levantou a hipótese de que outros não se desenvolvem completamente e acabam falecendo. Contudo, os novatos remanescentes que chegam a completar a transformação são envolvidos pelas energias da mistura de elementos e ganham a expectativa de uma vida historicamente longa e abundante. Esta é uma versão simplista de uma complexa fusão entre a biologia e a influência mágica de Nyx.

Gráfico de Sir Richard Bowman Cast de Wales, 1738-1756, biólogo que
reconheceu pela primeira vez o efeito dos feremônios – chamados de “influências” –
necessários para a sobrevivência do novato.


Conclusão
Desde que os vampiros existem, há controvérsia sobre a transformação. Você deve saber que alguns vampiros aderem à filosofia que argumenta que a seleção de novatos que completam a transformação é um fato biológico completamente aleatório. Eles sugerem que você faça exercícios e se alimentem bem para que seu corpo esteja o mais forte possível em termos biológicos. Outros dentre vocês serão encorajados por seus mentores e professores a se concentrarem no aprendizado dos rituais de Nyx e a ficarem o mais perto possível da deusa. Segundo a filosofia desses mentores e professores, é possível que, em razão de Nyx nos conceder o livre arbítrio e a capacidade de escolher nosso caminho na vida, ela tem a liberdade de escolher quais novatos presenteará com a transformação e quais deixará a cargo da natureza, para que os domine e destrua. Além do mais, muitos vampiros preferem não debater o assunto. Seja qual for sua experiência, é importante entender e se concentrar nos fatos que sabemos incontestáveis sobre a transformação.

África do Sul, Western Cape, 1200, 1000 a.C. Esta figura rupestre mostra a
comemoração de novatos se juntando a House of Night, quando suas reações
biológicas, vistas como um espiral os levam a um centro de aceitação de Nyx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!