23 de outubro de 2015

Capítulo dois - Os jogos antigos com vassouras

Os esportes com vassouras surgiram assim que as vassouras se aperfeiçoaram o suficiente para permitir aos pilotos fazerem curvas e variar de altitude e velocidade. Os textos e pinturas mágicos da Antiguidade nos dão uma ideia dos esportes praticados por nossos antepassados. Alguns já não existem; outros sobreviveram e evoluíram até se tornar os esportes que hoje conhecemos.
A famosa Annual Broom Race (Corrida Anual de Vassouras) da Suécia remonta ao século X. Os pilotos faziam o percurso Kopparberg-Arjeplog, uma distância pouco superior a 480 quilômetros. A rota atravessava uma reserva de dragões, e o imenso troféu de prata tem a forma de um Focinho-Curto sueco. Atualmente essa corrida se transformou em um evento internacional, e bruxos de todas as nacionalidades se reúnem em Kopparberg para torcer pelos jogadores à saída e em seguida aparatam até Arjeplog para cumprimentar os sobreviventes.
O famoso quadro Gunther der Gewalttätige ist der Gewinner (Gunther, o violento, é o vencedor) datado de 1105, nos mostra o antigo jogo alemão do Stichstock (Furabexiga). Colocava-se uma bexiga de dragão, cheia de ar, no alto de uma baliza de seis metros de altura. Um jogador montado em uma vassoura tinha a função de proteger a bexiga. O guarda-bexiga era amarrado à baliza com uma corda passada na cintura, de modo que ele ou ela não podia se afastar mais de seis metros de seu posto. Os demais jogadores se revezavam voando até a bexiga e tentando perfurá-la com o cabo especialmente aguçados de suas vassouras. O guarda-bexiga podia usar a varinha para repelir os atacantes. O jogo terminava quando a bexiga era finalmente perfurada ou quando o guarda-bexiga conseguia azarar todos os oponentes, eliminando-os do jogo, ou ainda quando caíam de exaustão. O jogo do Furabexiga desapareceu no século XIV.
Na Irlanda floresceu o jogo do Aingingein (Fogaréu), tema de muitas baladas irlandesas (contam que o lendário bruxo Fingal, o destemido, foi campeão de Fogaréu).
Um a um, os jogadores arrebatavam o Dom ou Bola (na realidade, a vesícula de um bode) e atravessavam uma série de barris em chama erguidos por estacas. O Dom era, então, atirado através do último barril. O jogador que conseguisse atirá-lo em menos tempo, sem ter ele mesmo pego fogo no caminho, era o vencedor.
A Escócia foi o berço do jogo com vassouras provavelmente mais perigoso de todos – Creaothceann (Rachacrânio). O jogo é descrito em um poema trágico gaélico, do século XI, cuja a tradução do primeiro verso é a seguinte:

Juntos, os jogadores, doze homens de força e coragem,
Caldeirões afivelados, aguardavam em posição
Que a trompa soasse para saírem velozes pelo ar
Mas, dentre eles, dez voavam ao encontro da morte.

Cada jogador do Rachacrânio usava um caldeirão afivelado à cabeça. Ao som da trompa ou do tambor, umas cem pedras e pedregulhos enfeitiçados, que pairavam a uns trinta metros de altura, começavam a cair em direção ao solo. Os jogadores voavam para lá e para cá tentando recolher o maior número de pedras em seus caldeirões. Considerados por muitos bruxos escoceses o supremo teste de virilidade e coragem, o Rachacrânio gozou de popularidade na Idade Média, apesar do grande número de fatalidades que causava. O jogo foi proibido em 1762, e embora Magno McDonald, o Cabeça Amassada, liderasse uma campanha para sua reintrodução da década de 1960, o Ministério Da Magia se recusou a revogar a proibição.
Shuntbumps (derrubada) foi um jogo popular em Devon, Inglaterra. Era uma forma rústica de justa com o único objetivo de desmontar da vassoura o maior número de possível de jogadores, saindo vencedor o último combatente a permanecer montado.
Swivenhodge (Malhaporco) começou em Herefordshire. Tal como o Furabexiga, esse jogo envolvia uma vesícula cheia de ar, em geral de um porco. Os jogadores montavam vassoura de trás para a frente e batiam na bexiga para cá e para lá, por cima de uma sebe, com a palha das vassouras. O jogador que errava marcava um ponto para o time adversário. O primeiro a acumular cinquenta pontos era o vencedor.
O Malhaporco é ainda jogado na Inglaterra, embora nunca tivesse alcançado grande popularidade; a Derrubada sobrevive apenas como jogo infantil. Entrementes, no brejo de Queerditch, surgira um jogo que um dia iria se tornar o mais popular no mundo dos bruxos.

4 comentários:

  1. amei ^_^ ....jogos interessantes :)

    ResponderExcluir
  2. Karina, tens que corrigir o nome do condado inglês.
    O correto é "Hertfordshire".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahn... existe Herefordshire também. Está errado mesmo, ou vc pensou que estivesse pq Hertfordshire é mais conhecido? Orgulho e Preconceito, né?

      Excluir
  3. ha ha ha...legal!!

    ResponderExcluir

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Os comentários estão demorando alguns dias para serem aprovados... a situação será normalizada assim que possível. Boa leitura!