4 de agosto de 2015

A menina que roubava livros



Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História.

Epílogo

Revisão: Mikaelly Andrade

29 comentários:

  1. "Ela amava e odiava seu melhor amigo, Rudy Steiner, o que era perfeitamente normal."
    Amo este livro, indico para todos!
    "Uma última nota de sua narradora: Os seres humanos me assombram"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Jorge, vc está dando Spoiler grátis :) Para os outros, pq eu já li 3 vezes! Amo muuuuito esse livro <3
      P.S.: Potterhead tbm <3 :) ;)

      Excluir
    2. Ah, não é um spoiler tão grande assim... ela vira amiga dele logo no começo, não é?

      Excluir
    3. Aaah >< mas eu queria ter visto, gostei do "seres humanos me assustam"! Ainda vou ler o livro :/

      Excluir
  2. Não sei Karina, pq só vou ler depois q a minha internet voltar
    Isso é triste 😞

    ResponderExcluir
  3. li o livro ameiiii e vi o filme tbm chorei quando vi

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro estou muito apaixonada!!
    Obrigada Karina pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Karina a lista de seu projeto para 2016 está super legal........estou super ansiosa para poder ler

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme achei super triste. Vou ler o livro que com certeza é bem mais detalhado

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme. Só achei o livro meio doido,sei lá. Mas é otimo. Tá de parabéns kkk

    ResponderExcluir
  8. CHOREI DO COMEÇO AO FIM

    ResponderExcluir
  9. Hoje me despeço da menina que roubava livros com a certeza que ela, Max, Rosa, Rudy e principalmente Max terão um lugar muito especial em mim... Livro espetacular, uma verdadeira obra de arte

    ResponderExcluir
  10. Gennteee *--*
    Dez de pequeno AMO Ler,Sempre comprava aquelas maletinhas tenho uma caixinha de livros.

    Mais Amanhã 2:13 (Biblioteca) Eu e Mais 4 Amigas iremos ler Esse Livro (tentamos hoje mais infeslimente havia crianças por perto).

    E La Tem Crepúsculo Amanhercer,Eclipse entre outros muito interessantes,Amei a Pagina :D

    E Acho que essa será minha rotina Diaría destrair a mente.
    Me destrair um pouco pelo oque passo ao dia a dia, E Sim,Irei ver um pouco de outros livros na Página c;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menina que atravessou o Espelho14 de agosto de 2016 15:53

      E livro de Português? Pq neh

      Excluir
  11. Já vi o filme agora vou ler o livro! Socorro, pode trazer um rolo de papel vou chorar horrores, mas vou começar a ler agora sem perder tempo!!!
    AMOOOOOOOOO LERRRRRRRRR!!!!!!
    ♥♥♥♥
    Karina te amo♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Já vi o filme agora vou ler o livro! Socorro, pode trazer um rolo de papel vou chorar horrores, mas vou começar a ler agora sem perder tempo!!!
    AMOOOOOOOOO LERRRRRRRRR!!!!!!
    ♥♥♥♥
    Karina te amo♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  13. O livro é top ja li e reli e é top de mais

    ResponderExcluir
  14. Amei adoro todos livros de romance
    e o meu amigo vinicios tambem

    ResponderExcluir

  15. A pergunta é: e quando o outro é muito mais do que um?
    Não compreendi essa parte dos guardas.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo blog, parabéns!!! Estou lendo a menina que roubava livros e é muito bom. Tbm tenho um blog sobre livros dê uma olhada.
    https://www.blogger.com/profile/05482104363625190197

    ResponderExcluir
  17. Hmm vou ler o livro e bom?

    Sou devoradora de paginas karina pode me dizer qual o blog adulto e infantil queria ler livros pra minha irmã de 3 anos e uns livros adultos pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole, é bom sim! Apesar de eu ter achado a primeira metade bem maçante quando li...
      Então, este é o infanto-juvenil, não chega a ter livros pra idade da sua irmã... E o adulto é o www.bloglivroson-line2.blogspot.com

      Excluir

• Não dê SPOILER!
• Para comentar sem conta, escolha a opção Nome/URL. Escreva seu nome/apelido e deixe URL em branco

Boa leitura :)